Europa

Galatasaray x Fenerbahçe: Supercopa da Turquia promete clássico quente, tabu e até mesmo Cristiano Ronaldo

O clássico entre Galatasaray x Fenerbahçe vale o título da Supercopa da Turquia e será disputado na Arábia Saudita - e Cristiano Ronaldo estará lá

Nesta sexta-feira (29), às 14h45 (horário de Brasília), Galatasaray x Fenerbahçe se enfrentam no estádio Mrsool Park, em Riade, na Arábia Saudia, pela final da Supercopa da Turquia. Essa será a segunda vez que as equipes se enfrentam em um intervalo de menos de sete dias, já que o clássico do último domingo (24) terminou empatado por 0 x 0 pela 18ª rodada do Campeonato Turco.

Contudo, se engana quem pensa que o último dérbi foi sem graça. Como de costume, a partida entre Fenerbahçe e Galatasaray foi quente, com direito a uma ‘treta' entre Dzeko e Icardi, goleadores de suas respectivas equipes. Ao todo, o clássico na Super Lig teve 45 faltas e sete cartões amarelos. E a tendência é que o clima de tensão se repita na Supercopa da Turquia.

Mais do que um título em jogo, o Galatasaray defende um tabu contra o Fenerbahçe, que quer quebrar a sina em grande estilo. Como a decisão será realizada na Arábia Saudita, até mesmo Cristiano Ronaldo estará presente para assistir ao clássico na final da Supercopa da Turquia. E o craque português do Al-Nassr declarou para quem irá torcer no dérbi.

Galatasaray x Fenerbahçe na Supercopa da Turquia tem tudo para ser bom

Rivais diretos na briga pelo título do Campeonato Turco, o Fenerbahçe está empatado em pontos com o Galatasaray na liderança, ambos com 44, mas está à frente na tabela por conta do critério de desempate. Já na Supercopa da Turquia, os Canários Amarelos precisam quebrar um paradigma caso queiram levantar o título em cima dos Leões.

Em 2023, o Fenerbahçe não conseguiu ganhar nenhum clássico contra o Galatasaray, que venceu duas vezes por 3 x 0, além do empate sem gols mencionado anteriormente. O último triunfo dos Canários Amarelos sobre os Leões aconteceu no dia 22 de abril de 2022, por 2 x 0, pela 32ª rodada da Superlig daquela temporada. Aliás, a expectativa é de um dérbi explosivo.

Dos últimos cinco duelos entre Leões e Canários Amarelos, três deles tiveram expulsões. Rodrigo Becao e Miha Zajc são desfalques certos no Fenerbahçe por conta de lesão. Serdar Aziz, que está gripado, é dúvida. Por outro lado, a tendência é que Fred esteja em campo. Do lado do Galatasaray, Sergio Oliveira e Davinson Sanchez também são baixas, barrados pelo departamento médico.

Essa é a 7ª vez que as equipes fazem o clássico valendo o título da Supercopa da Turquia, que está em sua edição de número 50. Os Leões já foram campeões do torneio seis vezes, enquanto os Canários Amarelos levantaram a taça em três oportunidades. Por fim, nos últimos 10 dérbis, o Galatasaray saiu vitorioso quatro vezes, enquanto o Fenerbahçe conseguiu apenas dois triunfos.

Mais do que isso, os Leões ficaram sem sofrer gols dos Canários Amarelos em seis desses clássicos. Em meio a esse cenário desigual, Cristiano Ronaldo não escondeu quem é seu favorito na Supercopa da Turquia. Segundo o jornal áraba Sabah, CR7 estará nas arquibancadas do Mrsool Park e, inclusive, assistiu a um dos treinos de um dos finalistas: o Galatasaray.

O atacante do Al-Nassr declarou que seu “favorito é o Galatasaray”, e vai “torcer” para eles na decisão contra o Fenerbahçe. Agora, resta saber se Cristiano Ronaldo deixará o estádio em Riade feliz ou triste com a definição do campeão da Supercopa da Turquia.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo