Europa

Exposição na Áustria transformou gramado de estádio da Euro 2008 em floresta surreal

O Estádio Wörthersee, na cidade austríaca de Klagenfurt, não costuma ser utilizado apenas para os jogos da segunda divisão local, onde figura o Austria Klagenfurt. A praça esportiva também sedia amistosos de clubes e seleções pela Europa. Já neste mês de setembro, a arena para 32 mil pessoas, utilizada na Euro 2008, transformou-se em uma grande instalação artística. O gramado virou cenário de uma mostra que visa a conscientização ambiental.

Cerca de 300 árvores foram plantadas temporariamente no Wörthersee. A exibição “Pela floresta: a interminável atração da natureza”, é assinada pelo artista suíço Klaus Littmann. A intenção foi criar um “memorial como parte da discussão da mudança climática”, inspirado a partir de um desenho distópico de Max Peintner na década de 1970. Há 40 anos, o artista teve a visão surreal e imaginou a torcida ao redor de uma floresta bem no meio do estádio, como se a natureza tivesse se limitado um objeto de exibição. Littmann conseguiu transformar a ideia em realidade.

A mostra durará quase dois meses, de 8 de setembro a 27 de outubro. Neste intervalo, o Austria Klagenfurt mandará os seus jogos pela segunda divisão austríaca no Estádio Karawankenblick, que fica exatamente ao lado do Wörthersee. A instalação artística tem entrada gratuita e, ao seu término, as árvores (típicas da Europa Central) serão replantadas em locais próximos na cidade de Klagenfurt.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo