Eurocopa 2024

Ucrânia vence Eslováquia em duelo que vai além das quatro linhas na Euro 2024

Shaparenko e Yaremchuk comandaram a virada de 2 a 1 em Dusseldorf

Após derrubar uma invencibilidade de quase 2 anos da Bélgica, a Eslováquia poderia se aproximar da vaga às oitavas de final da Eurocopa nesta sexta-feira (21). Mas a Ucrânia não deixou.

Em um jogo movimentado pelo Grupo E, melhor para o time comandado por Serhiy Rebrov. No segundo tempo, os ucranianos demonstraram superação e garra em uma virada emblemática.

Além dos três pontos e da vaga às oitavas mais próxima às oitavas da Euro, os ucranianos também puderam comemorar em um contexto que não fica apenas nas quatro linhas do campo.

Resumo: Schranz abre o placar, mas Ucrânia de Shaparenko reage no 2º tempo

Eslováquia saiu na frete com Schranz, mas sofreu virada no segundo tempo. Foto: Icon Sport
Eslováquia saiu na frete com Schranz, mas sofreu virada no segundo tempo. Foto: Icon Sport

O primeiro tempo foi intenso em Dusseldorf, e o gol poderia sair para qualquer lado. Melhor para os eslovacos, que viram Schranz aproveitar a desatenção de Zinchenko e abrir o placar aos 16 minutos.

Na volta do vestiário, os ucranianos não demoraram para reagir. Afinal, o gol de empate – e primeiro da Ucrânia na Euro – veio no início da etapa complementar, aos 8 minutos, quando Shaparenko aproveitou um lindo passe para, dentro da área, deixar tudo igual.

A Ucrânia seguiu melhor no jogo, criando boas oportunidades. Até que Yaremchuk aproveitou o lançamento de Shaparenko e tirou o goleiro Dúbravka da jogada, virando o placar e confirmando os três primeiros pontos para os ucranianos nesta Euro.

Como fica o Grupo E da Eurocopa 2024

Grupo E
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 Romênia

Romênia

3 1 1 1 1 4
2 Bélgica

Bélgica

3 1 1 1 1 4
3 Eslováquia

Eslováquia

3 1 1 1 0 4
4 Ucrânia

Ucrânia

3 1 1 1 -2 4

Bélgica e Romênia se encontram neste sábado (22) e fecham a segunda rodada do Grupo E da Euro 2024. A depender do resultado, as quatro equipes podem se classificar às oitavas na última rodada.

Em Frankfurt, quarta (26) às 13h (Brasília), os ucranianos buscam carimbar a vaga às oitavas diante de uma Bélgica pressionada. Ao mesmo tempo, Eslováquia e Romênia definem os seus futuros na competição.

Ucrânia é pauta entre os eslovacos antes mesmo da Euro 2024

Seleção da Ucrânia. Foto: Icon Sport
Seleção da Ucrânia. Foto: Icon Sport

Fora das quatro linhas, Eslováquia e Ucrânia se aproximaram recentemente. Essa relação diplomática, aliás, foi um catalisador para a ebulição interna entre os eslovacos.

Em abril de 2022, a então presidente do país, Zuzana Caputová, declarou apoio aos ucranianos, que entraram em uma guerra ainda sem solução.

Durante meses, a Eslováquia foi uma das principais aliadas da Ucrânia, tanto no fornecimento de mantimentos básicos, quanto no apoio militar.

Em 2023, quando Robert Fico venceu as eleições e tornou-se o primeiro-ministro da Eslováquia, o jogo mudou, e o país logo cessou o apoio oferecido aos ucranianos.

Aliado de Putin, Robert Fico foi baleado em maio deste ano em uma via pública. Após semanas na UTI, ele afirmou ter sido vítima de um atentado em virtude da sua posição quanto à situação da Ucrânia.

No país, há uma ampla base de apoio pró-Kremlin, liderada pelo primeiro-ministro, e uma oposição pró-Ocidente bem consolidada. 

Em abril deste ano, Peter Pellegrini foi eleito o novo presidente eslovaco. Em seu discurso, ele prega a unificação em um país que, hoje, vive as consequências de uma polarização consolidada.

Foto de Lucas Gervazio

Lucas GervazioRedator de esportes

Jornalista pela Unesp. Antes da Trivela, também contribuiu para portais como Guia do Boleiro, Quinto Quarto e FNV Sports.
Botão Voltar ao topo