Eurocopa 2024

Sem margem para equívocos, Southgate tenta recuperar o favoritismo da Inglaterra na Euro 2024

Após campanha ruim na fase de grupos, ingleses enfrentam a Eslováquia neste domingo (30)

A primeira fase não foi como imaginado, e agora Southgate tenta recuperar a esperança dos ingleses nas oitavas de final da Euro 2024.

Apesar de garantir a primeira colocação no Grupo C, o time capitaneado por Harry Kane não empolgou nos jogos contra Dinamarca, Eslovênia e Sérvia. 

Pelas oitavas, o objetivo é superar a Eslováquia em campo. Fora dele, nas arquibancadas, a pressão da Arena Schalke pode se tornar um novo adversário.

Da expectativa à decadência de ideias: a trajetória de Southgate na Inglaterra

Southgate está à frente da Inglaterra desde setembro de 2016, quando assumiu o comando após a saída conturbada de Sam Allardyce, envolvido em escândalos no futebol inglês. 

Com anos de trabalho nas categorias de base da FA, onde esteve entre 2011 e 2016, ele foi a escolha para uma reformulação necessária no time profissional. E o trabalho veio com uma nova geração e bons frutos.

Harry Kane e Gareth Southgate
Kane é um dos principais nomes da Inglaterra de Southgate. Foto: Icon Sport

Menos de 2 anos após assumir o cargo, a Inglaterra voltava às semifinais de uma Copa do Mundo após 28 anos, jogando na Rússia. À época, nem o inglês mais fanático poderia imaginar tal campanha.

Em 2021, a esperança já era o combustível dos torcedores, que viam na 16ª edição da Eurocopa a chance de tirar uma zica que incomoda gerações.

O grupo confirmou seu favoritismo e chegou à final daquela Euro. Mas em pleno Wembley, viu a Itália levantar o troféu após vitória nos pênaltis.

Em 2022, no Catar, o time de Southgate tinha uma nova oportunidade, mas não contava com a França nas quartas-de-final. Mais uma eliminação, e as dúvidas sobre a permanência de Southgate ganharam corpo.

Números e resultados de Southgate pela Seleção Inglesa

  • 98 jogos 
  • 61 vitórias 
  • 20 empates 
  • 17 derrotas 
  • 219 gols marcados 
  • 78 gols sofridos 
  • 69.05% de aproveitamento
Copa do Mundo de 2018 Semifinal (derrota para a Croácia por 2 a 1 na prorrogação)
Eurocopa de 2020 (2021) Vice-campeão (derrota para a Itália nos pênaltis)
Copa do Mundo de 2022 Quartas-de-final (derrota para a França por 2 a 1)
Nations League 3º lugar em 2019, 9º lugar em 2021 e 15º lugar em 2023

Inglaterra e Eslováquia medem forças nas oitavas da Euro

Após o empate de 0 a 0 contra a Eslovênia, copos de cerveja foram arremessados em direção ao técnico inglês, e quem não tinha relação com a história também foi alvo.

Alguns familiares do zagueiro Ezri Konsa, do Aston Villa, foram atingidos. Apesar do incidente, Konsa optou por não se pronunciar publicamente sobre o ocorrido.

Sem margem de erro agora em diante, Southgate tenta recuperar a esperança dos torcedores neste domingo (30), diante da Eslováquia, às 13h (horário de Brasília).

Foto de Lucas Gervazio

Lucas Gervazio

Jornalista pela Unesp. Antes da Trivela, também contribuiu para portais como Guia do Boleiro, Quinto Quarto e FNV Sports.
Botão Voltar ao topo