Eurocopa 2024

Sérvia x Inglaterra: polícia alemã espera interceptar grupo de hooligans sérvios

Autoridades organizam força-tarefa e buscam evitar embate entre torcedores na Veltins-Arena

No próximo domingo (16), a partir das 16h (horário de Brasília), Sérvia x Inglaterra se enfrentam na Veltins-Arena, em jogo válido pela primeira rodada do Grupo C da Eurocopa. A partida é considerada de alto risco pela Uefa, após consulta com a polícia alemã, sérvia e britânica.

Autoridades policiais da Alemanha acreditam que um grupo de até 500 hooligans sérvios tentará provocar baderna e violência nos arredores do estádio. A informação é do jornal britânico The Guardian, publicada nesta segunda-feira (10).

Sérvia
16/06/24 - 16:00

Finalizado

0

-

1

Inglaterra

Sérvia - Inglaterra

Euro 2024 - Arena AufSchalke

1° Turno

Peter Both, chefe da polícia de Gelsenkirchen, disse que o objetivo da força-tarefa será interceptar o grupo antes do possível embate com os ingleses.

Porém, não se trata de uma missão fácil distinguir torcedores pacíficos daqueles que buscam confusão e violência.

— Acho que o maior desafio para nós será identificar grupos violentos e perturbadores numa fase inicial, para separá-los dos fãs pacíficos e cumpridores da lei, esse será o nosso maior desafio — disse Both.

Efetivo policial e quantidade de torcedores

Mais de 1.000 policiais alemães estarão em serviço no domingo (16), apoiados por observadores de hooligans e uma unidade de choque. A estimativa é que 40 mil torcedores ingleses viajem para o jogo. Sobre os sérvios, um montante que varia entre 5 mil e 8 mil adeptos é esperado na Veltins-Arena.

Vale destacar que mais de 1.600 torcedores ingleses com ordens de proibição de adentrarem a estádios foram forçados a entregar seus passaportes à polícia de 4 de junho até a final da Euro, marcada para 14 de julho. O intuito, obviamente, é garantir que não assistam aos jogos in loco na Alemanha.

A cooperação da polícia alemã com as autoridades britânicas é considerada um sucesso, e muitos hooligans conhecidos na Inglaterra serão impedidos de viajar.

Por outro lado, o mesmo não se pode dizer da polícia sérvia. “Não é tão bom como a cooperação com a Inglaterra, mas está tudo bem”, disse Peter Both.

Veltins-Arena, estádio do Schalke 04, receberá o jogo entre Sérvia x Inglaterra (Foto: Icon Sport)

Ameaça terrorista

Os organizadores da Euro 2024 também estão preocupados com o risco de um ataque terrorista ou de uma possível tentativa da Rússia de incitar a violência durante o torneio.

Dito isso, o uso de drones em Gelsenkirchen nos dias de jogos será proibido. A polícia local possui um sistema capaz de derrubar qualquer veículo aéreo.

— É claro que existe uma ameaça terrorista em toda a Europa e também em toda a Alemanha, e para o próximo torneio. Mas não temos inteligência concreta, informações concretas, por isso, é uma ameaça terrorista potencial — afirmou Both, antes de completar:

— Os terroristas querem gerar medo. Dizemos a todos os nossos hóspedes: não deixem que isso aconteça. Aproveite a sua estadia na Alemanha e as autoridades alemãs estão bem preparadas.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo