Eurocopa 2024

Foden deixa concentração da Inglaterra e vira dúvida para oitavas da Euro

Jogador voltou ao Reino Unido para acompanhar o nascimento do seu terceiro filho e deve voltar até domingo

Apesar da classificação para as oitavas de final da Eurocopa, a situação da seleção da Inglaterra não é nada promissora. As atuações ruins da equipe nos três primeiros jogos da competição internacional deixaram torcedores e ex-jogadores na bronca.

E, nesta quarta-feira (26), o técnico Gareth Southgate recebeu uma notícia que pode gerar mais um problema – e dos grandes – para resolver. O meio-campista Phil Foden deixou a concentração da seleção inglesa e voltou ao Reino Unido para o nascimento do seu terceiro filho.

A Associação de Futebol (FA) da Inglaterra confirmou a informação, mas a expectativa é que o jogador esteja disponível no plantel do técnico Southgate no domingo (30), data do duelo pelas oitavas de final da Euro.

A Inglaterra aguarda a definição dos últimos jogos da primeira fase da Euro, para saber qual será o seu adversário. Holanda, Bélgica, Eslováquia e Ucrânia estão entre as possibilidades.

Baixo desempenho de Foden na Eurocopa preocupa Inglaterra

Depois da ótima temporada pelo Manchester City, com 19 gols e oito assistências na Premier League, Phil Foden recebeu o prêmio de melhor jogador da Premier League. Na seleção, chegou como a principal esperança da seleção inglesa na Eurocopa, ao lado de Harry Kane.

Mas os três primeiros jogos dos Três Leões na competição não deixaram torcedores e ex-jogadores animados com o desempenho da seleção e de Phil Foden. O camisa 11 tem decepcionado.

Na verdade, não apenas os minutos de Foden deixaram a desejar na Eurocopa. Além do meia, alguns dos principais jogadores têm sido cobrados. Nesta edição da Euro, a Inglaterra, que chegou como uma das principais favoritas, marcou apenas dois gols nos três primeiros jogos e sofreu para empatar sem gols contra a Eslovênia, na última terça-feira (25).

Foden mal na seleção não é novidade

Desde a primeira vez que vestiu a camisa da Inglaterra, em 2020, Foden esteve em campo 36 vezes com apenas quatro gols marcados, uma média de 0,11 gols por jogo.

Comparando com os números da sua última temporada pelo Manchester City, o jogador atuou 53 jogos em 2023-24, com 27 gols marcados, uma média de 0,50 gols por jogo.

Próximo jogo da Inglaterra na Euro

  • Inglaterra x A definir – 30/06 – 13h – Veltins-Arena
Foto de Márcio Júnior

Márcio Júnior

Baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Passou pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto antes de se tornar repórter na Trivela.
Botão Voltar ao topo