Eurocopa 2024

A incrível coincidência que joga a favor da Holanda na semifinal da Eurocopa

Desde 2004, país do árbitro da final da competição está presente na decisão da edição seguinte

Uma coincidência interessante pode ajudar a Holanda a se tornar finalista da Eurocopa pela segunda vez em sua história.

A equipe treinada por Ronald Koeman encara a Inglaterra na próxima quarta-feira (10), às 16h (horário de Brasília), no gramado do Signal Iduna Park, em Dortmund.

A tradição que pode colocar a Holanda na final da Eurocopa

Desde 2004, ano em que a Grécia venceu Portugal em pleno Estádio da Luz, em Lisboa, o país do árbitro que apitou a final se classifica para a decisão da edição seguinte.

A tradição iniciou quando o alemão Markus Merk apitou o histórico duelo entre gregos e portugueses. Na edição seguinte, em 2008, a Alemanha fez a final contra a Espanha.

O árbitro daquela final foi o italiano Roberto Rosetti. Por consequência, a Itália disputou a final da Euro 2012, diante dos espanhóis, que foram bi-campeões consecutivos.

Pedro Proença foi o responsável pelo apito na final da Euro de 2012, e quem estava na final em 2016? Portugal, que bateu a França por 1 a 0, e consagrou-se campeão europeu pela primeira vez.

Markus Clattenburg, árbitro inglês, apitou a final da Eurocopa de 2016, e foi justamente a Inglaterra uma das finalistas da última Euro, vencida pela Itália.

Curiosamente, foi um holandês o juiz responsável pelo apito na decisão da última Euro. Bjorn Kuipers era o árbitro naquela ocasião. Seria o prenúncio para a classificação holandesa a mais uma final da competição continental?

Van Basten levanta o título do último título europeu da Holanda, em 1988
Van Basten levanta o título do último título europeu da Holanda, em 1988. Foto: Icon Sport

Desde 1988, ano em que venceu a Eurocopa, a Holanda não disputa uma final. A Laranja Mecânica voltará a disputa de uma semifinal da competição após 20 anos.

Em 2004, a geração de Robben, Van Nistelrooy, Van der Sar entre outros craques, acabou perdendo para Portugal Por 2 a 1.

Para os mais supersticiosos, este é um sinal claro de que a Holanda vencerá a Inglaterra nesta quarta-feira, enfrentando França, ou Espanha em uma possível final.

Inglaterra tenta igualar retrospecto contra holandeses

Apesar do peso das duas camisas e de suas forças no cenário internacional, Inglaterra e Holanda se enfrentaram em apenas 22 jogos na história.

A distância é apertada, com sete vitórias da Laranja Mecânica, seis do English Team, e outros nove empates. A última vez em que se enfrentaram pela Eurocopa foi em 1996, em competição disputada na própria Inglaterra.

Naquela ocasião, o time inglês, embalado pela sua torcida, não deu chances ao bom time holandês, vencendo pelo placar de 4 a 1 em jogo disputado no dia 18 de junho, em Wembley.

Alan Shearer, e Teddy Sheringham, cada um marcando duas vezes, abriram 4 a 0 de vantagem aos donos da casa. Patrick Kluivert ainda descontou.

Portanto, mais do que acreditar na superstição apresentada, o sentimento de revanche por parte dos holandeses está aflorado.

Nos últimos quatro confrontos, a Inglaterra perdeu três, e venceu apenas um, o que é mais um motivo para o torcedor da Laranja Mecânica acreditar na classificação de seu país para a final da Eurocopa deste ano.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo