Eurocopa

Guia da Euro 2020: Dinamarca

A Dinamarca conta com a criatividade de Christian Eriksen para tentar surpreender na Eurocopa

Este texto faz parte do Guia da Euro 2020.

Como foi o ciclo desde a Copa de 2018

A Dinamarca saiu como vencedora de seu grupo na segunda divisão da Liga das Nações 2018/19, contra País de Gales e Irlanda, com duas vitórias e dois empates, garantindo participação na Liga A em 2020/21. No Grupo D das eliminatórias da Euro 2020, terminou invicta, com quatro vitórias e quatro empates, e se classificou em segundo lugar, com um ponto a menos que a Suíça.

No complicado grupo que encontrou na Liga das Nações 2020/21, com Bélgica, Inglaterra e Islândia, os dinamarqueses não fizeram feio, conquistando os mesmos dez pontos que os ingleses em seis jogos e saindo invictos dos confrontos, com um empate sem gols e uma vitória por 1 a 0.

Artigos relacionados

O início nas eliminatórias da Copa de 2022 foi empolgante, com três vitórias em três jogos, contra Israel, Moldávia e Áustria, 14 gols marcados e nenhum sofrido. Nos amistosos de preparação para a Euro neste início de junho, segurou a Alemanha com um empate em 1 a 1 e bateu a Bósnia e Herzegovina por 2 a 0.

Como joga

A Dinamarca costuma jogar em variações entre o 4-2-3-1 e o 4-3-3, naturalmente se transformando em um 4-5-1 na fase defensiva. A dupla de meias centrais formada por Thomas Delaney e Pierre-Emile Hojbjerg fica à frente da defesa, dando segurança com sua marcação forte e bastante física e liberando Christian Eriksen para seu papel de criação, entre as linhas adversárias.

Os pontas Yussuf Poulsen e Martin Braithwaite são constantemente acionados em bolas diretas e gostam de cortar para dentro, seja para a finalização ou para combinar com Eriksen, que por vezes também encosta no centroavante para dar mais opções dentro da área. Existe uma certa dependência no poder de criação de Eriksen, e a produção ofensiva da equipe pode sofrer se o adversário souber bloquear o armador.

O craque

Christian Eriksen

Eriksen, da Dinamarca (Foto: Ritzau Scanpin e Liselotte Sabroe/Imago/One Football)

Em seu último ano no Tottenham, já mais de olho na porta de saída do que dentro das quatro linhas, Christian Eriksen caiu de rendimento, e o seu início complicado na Internazionale aumentou a impressão de que o meio-campista já não poderia mais render tanto quanto antes. Entretanto, sobretudo na segunda metade da temporada 2020/21, encontrou seu espaço no time de Antonio Conte, teve regularidade e virou uma peça constante na reta final que garantiu o scudetto aos nerazzurri. Na seleção dinamarquesa, segue como o jogador mais técnico e capaz de desequilibrar, e os comandados de Kasper Hjulmand contarão com seus passes precisos para cortar as defesas adversárias.

Bom coadjuvante

Kasper Schmeichel

Kasper Schmeichel, da Dinamarca (Foto: Ulrik Pedersen/Imago/One Football)

Carregar às costas o nome de um ícone do futebol mundial traz consigo uma pressão enorme, difícil de suportar, mas Kasper Schmeichel provou ao longo dos anos no Leicester que é um herdeiro formidável ao legado do pai, Peter Schmeichel. Além das conquistas a nível de clube, o arqueiro escreveu um breve capítulo também na história da seleção dinamarquesa ao ultrapassar o pai e se tornar o goleiro com mais tempo em campo sem ser vazado. Na Copa de 2018, teve uma atuação de melhor em campo contra a Croácia nas oitavas de final, defendendo um pênalti de Luka Modric no tempo regulamentar e parando dois chutes nas cobranças de pênalti. Para seu azar, do outro lado Danijel Subasic pegou três e levou os croatas à frente, chegando até a decisão contra a França.

A promessa

Mikkel Damsgaard

Mikkel Damsgaard, da Dinamarca (Foto: Bo Amstrup/Imago/One Football)

Precoce, Mikkel Damsgaard conquistou seu espaço na equipe principal do Nordsjaelland ainda com 17 anos e teve três temporadas de sucesso no futebol dinamarquês. Com apenas 20 anos, acaba de vir de uma campanha boa pela Sampdoria. Em seu primeiro ano no clube italiano, já se destacou como uma das revelações da Serie A com sua versatilidade ofensiva, tendo atuado como ponta, meia-atacante e segundo atacante. Sua estreia na seleção principal aconteceu em novembro de 2020, e o jogador fez mais dois jogos desde então pela equipe nacional, brilhando sobretudo no 8 a 0 contra a Moldávia, com dois gols e duas assistências. Com sua capacidade de atuar em diferentes posições e sua dedicação ao jogo coletivo demonstrada sob o comando de Claudio Ranieri na Samp, é uma opção interessante ao técnico Kasper Hjulmand saindo do banco.

O veterano

Simon Kjaer

Kjaer, da Dinamarca (Foto: Imago/One Football)

O currículo extenso de clubes sugere que Simon Kjaer é mais velho do que realmente é. Aos 32 anos, acumulando passagens por nove clubes, o jogador teve um desenvolvimento relativamente tardio e foi depois dos 30 anos que chegou a seu melhor nível, algo destacado pelo técnico da seleção dinamarquesa. Um dos mais experientes do elenco, o zagueiro do Milan, que cresceu de rendimento sobretudo a partir de sua passagem pelo Sevilla, é capitão da Dinamarca e peça-chave na equipe de Kasper Hjulmand.

Técnico

Kasper Hjulmand

Kasper Hjulmand, técnico da Dinamarca (Foto: Ritzau Scanpin e Liselotte Sabroe/Imago/One Football)

Kasper Hjulmand começou cedo sua carreira como treinador. Forçado a se aposentar como jogador com apenas 26 anos, devido a uma lesão no joelho, assumiu no mesmo ano de 1998 o comando da equipe sub-18 do Lyngby, da Dinamarca. Com exceção de uma temporada à frente Mainz 05, na Bundesliga, passou toda sua carreira como técnico em seu país natal, ganhando a chance de comandar a seleção em 2020. Inicialmente previsto para assumir a equipe depois da Euro 2020, terá o desafio em mãos graças ao adiamento da competição devido ao coronavírus.

Retrospecto na Eurocopa

Participações: oito (1964, 1984, 1988, 1992, 1996, 2000, 2004 e 2012)
Melhor campanha: campeã (1992)

Tem um retrospecto bem razoável, com semifinais em suas duas primeiras participações, embora não consiga uma campanha de impacto há muito tempo. Desde aquele verão de 1992.

O elenco

Nº. POS Jogador IDADE Jogos Gols CLUBE
1 G Kasper Schmeichel 34 anos 65 0 England Leicester City
2 D Joachim Andersen 25 anos 5 0 England Fulham
3 D Jannik Vestergaard 28 anos 22 1 England Southampton
4 D Simon Kjær (capitão) 32 anos 107 3 Italy Milan
5 D Joakim Mæhle 24 anos 10 2 Italy Atalanta
6 D Andreas Christensen 25 anos 41 1 England Chelsea
7 M Robert Skov 25 anos 10 5 Germany Hoffenheim
8 M Thomas Delaney 29 anos 54 5 Germany Borussia Dortmund
9 A Martin Braithwaite 30 anos 50 9 Spain Barcelona
10 M Christian Eriksen 29 anos 108 36 Italy Internazionale
11 A Andreas Skov Olsen 21 anos 6 3 Italy Bologna
12 A Kasper Dolberg 23 anos 26 7 France Nice
13 D Mathias Jørgensen 31 anos 35 2 Denmark Copenhague
14 A Mikkel Damsgaard 20 anos 3 2 Italy Sampdoria
15 M Christian Nørgaard 27 anos 4 0 England Brentford
16 G Jonas Lössl 23 anos 1 0 Denmark Midtjylland
17 D Jens Stryger Larsen 30 anos 36 2 Italy Udinese
18 M Daniel Wass 32 anos 30 0 Spain Valencia
19 A Jonas Wind 22 anos 7 3 Denmark Copenhague
20 A Yussuf Poulsen 26 anos 54 8 Germany RB Leipzig
21 A Andreas Cornelius 28 anos 28 6 Italy Parma
22 G Frederik Rønnow 28 anos 8 0 Germany Schalke 04
23 M Pierre-Emile Højbjerg 25 anos 41 4 England Tottenham Hotspur
24 M Mathias Jensen 25 anos 6 1 England Brentford
25 M Anders Christiansen 31 anos 4 0 Sweden Malmö
26 D Nicolai Boilesen 29 anos 20 1 Denmark Copenhagen

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Artigos relacionados

Veja também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!