Eurocopa 2024

Jogadores da Geórgia recebem bicho milionário após vencerem Portugal de CR7 na Eurocopa

Equipe de Kvaratskhelia bateu Portugal por 2 a 0 pela última rodada da fase de grupos da competição

A primeira vitória da Geórgia em Eurocopa, diante de Portugal por 2 a 0, rendeu um prêmio para lá de valioso para todos os jogadores da seleção.

Bidzina Ivanishvili, milionário que foi primeiro-ministro do país entre 2012 e 2013, presenteou os atletas da Geórgia com 10 milhões de euros (quase R$ 60 milhões de reais).

Em sua primeira participação na principal competição de seleções da Europa, a Geórgia conquistou o feito histórico de vencer seu primeiro jogo, avançando para as oitavas de final.

A equipe do craque Kvaratskhelia ficou na terceira colocação do Grupo F com quatro pontos. Após perder para a Turquia por 3 a 1 e empatar diante da República Tcheca por 1 a 1, a equipe da Geórgia fez o que parecia mais difícil: venceu Portugal.

Nas oitavas de final da competição, a Geórgia terá um desafio complicado diante da Espanha, melhor seleção da primeira fase da Eurocopa.

Ivanishvili tem uma fortuna avaliada em mais de cinco bilhões de euros, e promete mais uma recompensa avantajada aos jogadores em caso de classificação às quartas de final.

Vitória sobre Portugal foi o maior resultado do país no futebol

Imagine sair da repescagem da Eurocopa após uma dramática vitória diante da Grécia, campeã da Euro em 2004, e de cara cair em um grupo com seleções tradicionais do cenário europeu.

Talvez nem o mais otimista torcedor da Geórgia imaginasse que seu país pudesse fazer frente para turcos, tchecos e portugueses.

No entanto, mesmo após a derrota para a Turquia, o time treinado pelo ex-lateral da seleção francesa, Willy Sagnol demonstrou disciplina e resiliência para conseguir virar sua situação no Grupo F da Eurocopa.

O empate contra a República Tcheca demonstrou um avanço significativo do time georgiano, nem tanto pela parte ofensiva, mas pela organização que a equipe teve para conter os ataques do time do atacante Patrik Schick.

Contra Portugal, a Geórgia conquistou um gol no começo, e isso contribuiu para a equipe ganhar confiança no restante do duelo contra Cristiano Ronaldo e companhia.

Os gols de Kvaratskhelia e Mikautadze, este de pênalti, constituíram o maior resultado do país no futebol, que pode abrir caminhos para o futuro.

Geórgia
Geórgia conquistou maior resultado no futebol após vitória diante de Portugal. Foto: Icon Sport

Geórgia reencontra algoz cruel nas oitavas da Eurocopa

Enfrentar a Espanha talvez seja o pior cenário para o sonho da Geórgia, principalmente no que diz respeito aos dois últimos jogos entre as seleções.

Curiosamente, os dois países caíram na mesma chave durante as eliminatórias, e os espanhóis mão demonstraram nenhuma piedade pela equipe georgiana.

Em Tbilisi, uma sonora goleada de 7 a 1 para a Fúria mostrou a diferença entre os times em jogo disputado em setembro de 2023.

Mais dois meses se passaram até o jogo do segundo turno do grupo, quando desta vez, a Espanha foi mais contida, e venceu apenas por 3 a 1.

No placar agregado, 10 a 2 em favor dos espanhóis. Porém, o momento é diferente, o que não reduz em nada a distância técnica entre os times. Ainda assim, um sentimento de revanche pode aflorar na Geórgia, que ganhou novo ânimo após sua primeira vitória na Euro.

Espanha e Geórgia se enfrentam no próximo domingo (30), às 16h (horário de Brasília), no gramado RheinEnergieStadion, em Colônia.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo