Eurocopa 2024

Gary Lineker e Rio Ferdinand sugerem mudança radical no futebol

Depois da partida entre França e Portugal nas quartas da Euro, os ex-jogadores sugeriram acabar com a prorrogação

Gary Lineker e Rio Ferdinand sugeriram que a prorrogação deveria ser extinta devido ao crescente número de jogos enfrentados pelos jogadores e elite no futebol.

Durante a transmissão da BBC de Portugal x França nas quartas de final da Eurocopa, Ferdinand disse que os jogadores podem chegar a exaustão, a menos que os dirigentes das entidades intervenham.

“Devo dizer, porém, que hoje em dia me pergunto sobre a prorrogação, com os jogadores. Estamos no final de uma temporada de futebol incrivelmente difícil”, observou o ex-jogador inglês.

Eles são convidados a jogar tantas partidas de futebol. ‘Acho que talvez seja uma das razões pelas quais neste torneio vimos alguns jogadores de futebol com aparência cansada, completou.

Prorrogação na Euro, penalidades na Copa América

O confronto entre França e Portugal nas quartas de final da Euro 2024 chegou à disputa de pênaltis, após uma prorrogação sendo praticamente monótona, já que era visível o cansaço das equipes e isso se refletiu no placar, que permaneceu no 0 a 0.

Após o jogo, Gary Lineker então sugeriu cancelar a prorrogação: “Se eles estão pedindo para jogarem mais partidas de futebol, Rio, talvez eles possam retribuir tirando a prorrogação. Porque todo mundo em casa quer ver os pênaltis assim que terminar. “Vai para a prorrogação de qualquer maneira!”

Ferdinand concordou e afirmou que os jogadores vão chegar em ponto quase de ebulição em que os atletas vão quebrar.

Vai haver um ponto de ruptura. Os jogadores vão quebrar. Se produzirmos mais competições e mais jogos, os jogadores vão quebrar, não acho que seja justo com os jogadores — afirmou.

O cansaço dos jogadores foi visto especialmente em Mbappé. O astro do Real Madrid foi substituído no fim do tempo normal e não entrou na prorrogação. Quem acompanhava o jogo com certeza não entendeu o motivo. O capitão da França, então, explicou depois.

“Pedi para sair. No intervalo da prorrogação, eu disse a ele (Deschamps, técnico da França) que não sentia mais nada, que estava muito cansado”, afirmou o jogador em entrevista.

Kylian Mbappé pediu para ser substituído, pois estava cansado.
Kylian Mbappé pediu para ser substituído, pois estava cansado. (Foto: Icon Spor)

Já na Copa América, nos Estados Unidos, o regulamento diz que em caso de empate nas quartas e nas semis, os times vão direto para os pênaltis. A regra muda apenas para a final, que terá prorrogação e depois os pênaltis caso o placar permaneça igual.

No mesmo dia em que França e Portugal passaram por prorrogação e pênaltis, Canadá e Venezuela também empataram, mas foram direto para as penalidades.

Foto de Gabriella Telles

Gabriella TellesRedatora de esportes

Gabriella Telles é jornalista formada pela UFRJ, faz pós-graduação em Gestão Estratégica de Marketing. Já trabalhou na TNT Sports na cobertura da Rio 2016, futebol internacional e eSports. Nascida e criada no subúrbio do Rio de Janeiro.
Botão Voltar ao topo