Eurocopa

França na Eurocopa 2024: convocados, grupo e horários dos jogos

Mbappé e companhia tentam quebrar tabu de 24 anos e coroar geração vencedora com um troféu continental

Só o título importa para a França na Eurocopa de 2024. Com todos os olhares sobre Mbappé, novo reforço do Real Madrid para 2024/2025, a equipe de Didier Deschamps busca o tricampeonato continental.

A base do time que disputou a Copa do Mundo de 2022 segue a mesma, mas os azuis chegam com mudanças pontuais para apagarem o trauma recente diante da Argentina, no Catar.

Jovens como Barcola, Zaire-Emery e Saliba integram um elenco experiente e campeão, que tem tudo para colocar água no chopp de outros favoritos pelo torneio.

A lista de convocados da França na Eurocopa 2024

Didier Deschamps anunciou a lista de convocados para a Eurocopa de 2024 no dia 16 de maio. Entre os nomes já conhecidos, chamou a atenção a volta de N’Golo Kanté, que não era convocado há praticamente dois anos.

Jogando no Al-Ittihad, da Arábia Saudita, o volante de 33 anos ganhou uma nova oportunidade na seleção. Tchouaméni conviveu com lesões na temporada, e o técnico francês sabe que Kanté pode ser útil na Euro.

Além da volta de Kanté, Deschamps garantiu espaço aos jovens Barcola e Zaire-Emery, revelações do PSG, para o calendário de jogos da Eurocopa. Confira abaixo a lista completa com os 25 nomes:

  • Goleiros: Aréola (West Ham), Maignan (Milan), Samba (Lens)
  • Defensores: Koundé (Barcelona), Clauss (Olympique de Marselha), Pavard (Inter de Milão), Konaté (Liverpool), Upamecano (Bayern de Munique), Saliba (Arsenal), Theo Hernandez (Milan), Mendy (Real Madrid)
  • Meio-Campistas: Camavinga (Real Madrid), Youssouf Fofana (Monaco), Kanté (Al-Ittihad), Rabiot (Juventus), Zäire-Emery (PSG), Tchouaméni (Real Madrid), Griezmann (Atlético de Madrid)
  • Atacantes: Dembélé (PSG), Giroud (Los Angeles FC), Kolo Muani (PSG), Mbappé (PSG), Thuram (Inter de Milão), Coman (Bayern de Munique), Barcola (PSG).

Provável escalação titular da França

Provável escalação da França para a Eurocopa 2024. Foto: Reprodução Trivela
Provável escalação da França para a Eurocopa 2024. Foto: Reprodução Trivela

Deschamps ainda não cravou o time titular da França na Euro 2024, e ele tem opções para mudar não apenas o esquema tático em campo, mas também a forma do time atuar.

A tendência é de que a equipe jogue em um 4-2-3-1, com Griezmann sendo o ponto de criatividade no meio-campo e Mbappé com liberdade para explorar tanto o lado esquerdo, quanto o o centro do ataque. Confira a possível escalação títular de Deschamps:

Mike Maignan; Koundé, Konaté, Upamecano (Saliba) e Theo Hernández; Rabiot, Tchouaméni (Kanté); Griezmann, Mbappé e Dembélé; Thuram (Giroud).
Embora a nova contratação do Real Madrid seja a principal estrela da equipe, é importante notar o papel importante de Griezmann, com e sem a bola.
Mbappé e Griezmann são peças-chave na França de Deschamps. Foto: Icon Sport
Mbappé e Griezmann são peças-chave na França de Deschamps. Foto: Icon Sport
Mesmo sendo um time respeitado em campo, a França deixa jogar. O jogo de posicionamento é o grande triunfo da equipe que, com a bola nos pés, é capaz de superar qualquer adversário.

Grupo da França: duelos contra Áustria, Holanda e Polônia

Grupo D
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 Áustria

Áustria

0 0 0 0 0 0
1 França

França

0 0 0 0 0 0
1 Holanda

Holanda

0 0 0 0 0 0
1 Polônia

Polônia

0 0 0 0 0 0

A França está no Grupo D da Eurocopa de 2024 e a sua briga direta é contra a Seleção Holandesa. Mesmo com o favoritismo em campo, a equipe de Deschamps tem um desafio complicado logo na primeira fase do torneio.

Nos jogos contra Áustria e Polônia, os azuis devem buscar os 6 pontos e, em confronto direto contra os holandeses, definem uma vaga às oitavas de final como primeiros colocados da chave.

Eurocopa 2024: jogos e horários da França

A França abre a sua participação no Grupo D diante da Áustria, segunda-feira (17), na Arena Düsseldorf, às 16h (horário de Brasília). Confira abaixo datas, horários e onde assistir os jogos da França na Eurocopa.

Áustria x França

  • Data: 17/06
  • Horário: 16h (horário de Brasília)
  • Local: Esprit Arena, Düsseldorf, Alemanha
  • Transmissão: CazeTV
Áustria
17/06/24 - 16:00
França

Áustria - França

Euro 2024 - Mercedes-Benz Arena

1° Turno

Holanda x França

  • Data: 21/06
  • Horário: 16h (horário de Brasília)
  • Local: Arena Leipzig, Leipzig, Alemanha
  • Transmissão: CazeTV
Holanda
21/06/24 - 16:00
França

Holanda - França

Euro 2024 - Allianz Arena

2° Turno

França x Polônia

  • Data: 25/06
  • Horário: 13h (horário de Brasília)
  • Local: Signal Iduna Park, Dortmund, Alemanha
  • Transmissão: A definir (Globo, SporTV, Globoplay ou CazeTV)
França
25/06/24 - 13:00
Polônia

França - Polônia

Euro 2024 - Allianz Arena

3rd Turno

Quantos títulos da Eurocopa a França tem?

Com 2 títulos, conquistados em 1984 e 2000, a França é a segunda maior vencedora da Eurocopa. Na 17ª edição do torneio continental, a seleção busca o tricampeonato para cororar uma geração que já conquistou o mundo em 2018, na Rússia. Relembre os dois títulos europeus dos azuis:

Ano Partida Resultado da final
1894 França x Espanha 2 x 0
2000 França x Itália 2 x 1

 

Foto de Lucas Gervazio

Lucas Gervazio

Jornalista pela Unesp. Antes do Trivela, também contribuiu para portais como Guia do Boleiro, Quinto Quarto e FNV Sports.
Botão Voltar ao topo