Eurocopa 2024

Sem titulares na defesa, Espanha precisa de ‘plano especial’ contra Mbappé

Técnico De la Fuente não contará com dois defensores, ambos suspensos, e terá que escalar lado direito reserva contra craque francês

A Eurocopa 2024 entra em sua reta final com as duas semifinais definidas, disputadas nas próximas terça (9) e quarta-feira (10). Primeiro, jogam as favoritas Espanha e França, para depois acontecer Inglaterra x Holanda.

No duelo inicial, que reúne as duas melhores seleções entre as semifinalistas, teremos gigantes embates. Individualmente, os franceses são melhores. Mas, coletivamente, a Furia deu show nesta Euro e é de longe o time mais entrosado e com mais mecanismos.

Será um grande jogo e é importante acompanhar o embate que acontecerá no lado direita da defesa espanhola, esquerda do ataque da França, seja pela presença de Kylian Mbappé/Theo Hernández atacando ou a ausência de dois titulares no selecionado de Luis De la Fuente.

Sem Carvajal e Le Normand, como a Espanha pode parar Mbappé?

Robin Le Normand, da Espanha, sofre cartão amarelo na Euro 2024
Robin Le Normand, da Espanha, sofre cartão amarelo na Euro 2024 (Foto: Icon Sport)

O dono da lateral direita espanhola, Dani Carvajal, estava pendurado contra a Alemanha e, além de ter sofrido um cartão amarelo, ainda terminou expulso na prorrogação.

O zagueiro Robin Le Normand, também com um cartão na conta nas quartas, foi amarelado e desfalcará a Espanha no jogaço contra os Bleus.

O mais simples seria projetar que o zagueiro Nacho Fernández, titular no primeiro jogo da Euro, e o lateral-direito Jesús Navas entrassem nas vagas dos lesionados.

Porém, é mais complexo do que isso. No auge dos 38 anos, o ala pela direita não é conhecido por ser um grande marcador e pode ficar sobrecarregado com os avanços de Mbappé e Hernández por aquele setor.

Ainda não se sabe se ele teria condições de jogar os 90 minutos e uma possível prorrogação, já que pela última temporada pelo Sevilla só atuou em jogos inteiros sete vezes (de 36 no total).

De La Fuente não possui outros laterais por aquele setor e para compensar uma substituição de Navas ou até iniciar o jogo sem o experiente lateral, teria que improvisar, algo que já afirmou não ser o ideal.

Não gosto de tirar os jogadores da sua posição, da zona onde jogam nas suas equipes. – respondeu o técnico espanhol, em coletiva, sobre como poderia parar Mbappé.

Apesar de zagueiro de origem, Nacho já atuou pelos lados da defesa no Real e não veria problema. Neste caso, o centro da defesa poderia ter o defensor reserva Dani Vivian ou improvisar os volantes Martín Zubimendi ou Rodri – este, muito improvável, devido ao impacto que tem no meio-campo.

Até Marc Cucurella, lateral-esquerdo, jogou quatro vezes pela direita durante a última temporada do Chelsea e poderia ser uma solução situacional na partida, o que daria espaço para Alejandro Grimaldo entrar na esquerda.

– Qualquer um dos 26 jogadores está pronto. Cada um tem o seu papel no momento certo. Estou muito orgulhoso destes jogadores. Vamos recuperar e tentar ter o maior número possível de jogadores. – afirmou.

Serão questões a serem resolvidas por De la Fuente, antes e durante a partida, que deverá ser decidida no detalhe tamanho à qualidade das duas seleções.

O outro desfalque pesado do técnico espanhol

Por uma forte entrada de Toni Kroos, o meio-campista Pedri sofreu uma entorse no joelho esquerdo e está fora da Euro.

Diferente da defesa, o substituto do meia do Barça não tem dúvidas e será Dani Olmo, que inclusive marcou um gol e deu a assistência para o outro na vitória de 2 a 1 sobre os alemães.

O jogador do RB Leipzig era o titular da Espanha até começar a competição e não terá nenhum problema em começar entre os 11, prometendo ser um dos destaques individuais ao lado de Lamine Yamal e Nico Williams.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo