Eurocopa 2024

Gol polêmico de Mbappé em decisão recente deve incendiar duelo entre França e Espanha

Franceses levaram o título inédito da Nations League em 2021, mas espanhóis não aceitaram muito bem as decisões da arbitragem

As semifinais da Euro 2024 começam nesta terça-feira (09) e, na Allianz Arena, em Munique, França e Espanha disputam uma vaga rumo à decisão do torneio continental.

Historicamente, as equipes se duelam desde os anos 1920 e, apesar da vantagem espanhola no retrospecto geral (16 vitórias, 7 empates e 13 derrotas), os franceses costumam ser dar melhor em jogos decisivos.

O último encontro entre França e Espanha, inclusive, marcou a briga pelo título da Nations League. Embora o título tenha ficado com os franceses, muitos espanhóis contestam até hoje aquela partida.

Em 2021, França e Espanha disputaram o troféu da Nations League

Em outubro de 2021, França e Espanha se encontraram no Estádio Giuseppe Meazza, em Milão, para a disputa da final da Nations League daquela temporada.

França e Espanha
França e Espanha, final da Nations League de 2021. Foto: Icon Sport

Após um primeiro tempo truncado, os gols vieram na etapa complementar. Oyarzabal abriu o placar para os espanhóis com um lindo chute cruzado, sem chances para Lloris. Mas não deu nem tempo de comemorar.

Na saída de jogo, Benzema empatou com um gol de cinema. De fora da área, o camisa 9 acertou a gaveta com uma bola cruzada. Ao final daquela temporada, o atacante seria coroado com o prêmio Bola de Ouro.

A partir de então, os franceses pressionaram em busca da virada. E ela veio, com Kylian Mbappé, que recebeu um passe de Theo Hernández em posição ilegal. O gol, porém, foi validado pela arbitragem.

Na interpretação do inglês Anthony Taylor, Eric Garcia tentou interceptar o passe de Hernández, configurando-se em uma nova jogada e anulando o impedimento de Mbappé.

Mbappé em posição ilegal - França e Espanha, Nations League, 2021
Embora tenha recebido o passe de Theo Hernández em posição ilegal, Mbappé teve seu gol valido por ação de Eric Garcia na jogada. Foto: Reprodução UEFA

Quase 3 anos depois, Espanha tem a chance de uma revanche

Apesar de ficarem na bronca, os espanhóis não tiveram muito o que fazer. Hoje, quase três anos depois daquela final polêmica, o time de Luis de la Fuente tem a oportunidade de uma revanche dentro de campo

Aquele time da Espanha, então comandado por Luis Enrique, mudou bastante. Hoje, chega como um dos grandes adversários desta Euro. No entanto, do outro lado, a qualidade francesa é indiscutível.

Dentro de campo, França e Espanha testam novamente as suas forças em um duelo que vale uma vaga na final do principal torneio entre seleções do futebol europeu.

Foto de Lucas Gervazio

Lucas Gervazio

Jornalista pela Unesp. Antes da Trivela, também contribuiu para portais como Guia do Boleiro, Quinto Quarto e FNV Sports.
Botão Voltar ao topo