Noitada faz Tchéquia expulsar jogadores de convocação na véspera de decisão por vaga na Eurocopa
Coufal e outros dois jogadores da Seleção Tcheca foram dispensados após passarem a madrugada em casa noturna na cidade de Olomouc
Vladimír Coufal foi dispensado da concentração da Seleção Tcheca neste domingo (19). O motivo? O lateral-direito do West Ham, junto dos companheiros Jakub Brabec e Jan Kuchta, foi flagrado na boate Belmondo, localizada na cidade de Olomouc, na noite do último sábado (18). O chefe da federação tcheca, Tomas Neumann, também esteve presente no local. A informação foi divulgada pelo jornal “iSport”.
De acordo com a imprensa tcheca, a saída foi prolongada até altas horas da madrugada, e Jakub Brabec foi filmado atravessando uma rua nas imediações da casa noturna completamente alcoolizado.
Ao tomar ciência dos fatos, a Federação Tcheca de Futebol agiu rapidamente e expulsou o trio da concentração do plantel, que se prepara para enfrentar a Moldávia, nesta segunda-feira (20), em jogo decisivo pelas Eliminatórias da Euro 2024. Em nota divulgada nas redes sociais, a entidade disse que os atletas violaram as regras internas da seleção nacional.
– Três jogadores violaram fundamentalmente as regras internas da seleção nacional na noite de sábado. Jakub Brabec, Vladimir Coufal e Jan Kuchta deixaram a reunião da seleção nacional com efeito imediato por decisão da administração -, afirmou a Federação Tcheca em comunicado.
West Ham defender Vladimir Coufal and two other players have been sent home from the Czech Republic camp in disgrace.
It follows reports Coufal, Jakub Brabec and Jan Kuchta were pictured in a nightclub prior to a home Euro 2024 qualifier against Moldova on Monday.
The Czech… pic.twitter.com/OtmBVPpBAv— West Ham Football (@westhamfootball) November 19, 2023
Ato de indisciplina do trio ocorre em meio a uma decisão para a Seleção Tcheca
O episódio envolvendo Vladimír Coufal, Jakub Brabec e Jan Kuchta aconteceu um dia depois da República Tcheca arrancar empate valioso diante da Polônia (1 a 1), fora de casa, em partida válida pela penúltima rodada do Grupo E das Eliminatórias da Euro 2024. O resultado manteve os tchecos na vice-liderança da chave e em posição confortável para alcançarem a classificação. Mas ainda há uma tarefa a ser feita.
Como citado, nesta segunda-feira (20), a República Tcheca recebe a Moldávia, a partir das 16h45 (horário de Brasília), no Andrův stadion, em partida válida pela oitava e última rodada das Eliminatórias. Para avançarem rumo à segunda competição de seleções mais importante do mundo, os tchecos precisam apenas de um empate. Em caso de derrota, os moldávios garantem a vaga.
Como fica a situação de Coufal
Jogador de maior destaque entre os envolvidos no episódio da balada em Olomouc, Coufal retornará a Londres antes da viagem do West Ham a Burnley. Os Hammers visitam a equipe de Vicent Kompany no próximo sábado (25), pela 13ª rodada da Premier League, e a tendência é que o lateral-direito esteja disponível. Vale destacar que o clube londrino ainda não se manifestou sobre o ocorrido até o momento.
Caso a República Tcheca confirme a classificação para a Euro 2024 diante da Moldávia, é provável que Coufal tenha que se desculpar se quiser reconquistar seu espaço no plantel do técnico Jaroslav Šilhavý.
Números de Coufal pelo West Ham (2023/2024)
- 15 jogos (todos como titular)
- 0 gols
- 4 assistências
- 1 cartão amarelo