Eliminatórias da Eurocopa

Romênia joga com regulamento debaixo do braço para superar Suíça e garantir vantagem na Eurocopa

Romênia supera Suíça nas Eliminatórias da Eurocopa em resultado fundamental para divisão dos portes da competição

Nesta terça-feira (21), a Romênia venceu a Suíça por 1 a 0, no Estádio Nacional de Bucareste, pela 10ª rodada das Eliminatórias para a Eurocopa 2024. Ambas as seleções já estavam classificadas no Grupo I, mas os Tricolores jogaram com o regulamento debaixo do braço para superar a Cruz Vermelha e garantir uma vantagem no sorteio do torneio que será disputado na Alemanha.

A equipe de Edward Iordanescu entrou em campo na liderança de seu grupo nas Eliminatórias da Euro, precisando apenas de um empate para manter os comandados de Murat Yakin. Mesmo assim, os romenos não foram abalados pelo ímpeto dos suíços e garantiu mais três pontos no Grupo I, terminando a campanha com 22 pontos.

Com isso, a Romênia se deu melhor do que a Suíça pensando no sorteio da próxima Eurocopa. Isso porque os Tricolores ficaram no pote 2, enquanto a Cruz Vermelha ficou no 4. Ou seja, o time de Iordanescu vai evitar adversários mais difíceis na fase de grupos do torneio da Alemanha, enquanto a seleção de Yakin deve enfrentar pedreiras.

Os romenos farão sua sexta participação na Euro. Vale lembrar que eles não se classificaram para a competição de 2021. A melhor campanha dos Tricolores no torneio aconteceu em 2000, quando deixou Alemanha e Inglaterra para trás na fase de grupos. Contudo, não passaram pela Itália nas quartas de final.

Já os suíços também disputarão a Eurocopa pela sexta vez em sua história. Na última edição do torneio, a Cruz Vermelha fez história ao chegar às quartas de final de maneira inédita, sendo eliminada pela Espanha nos pênaltis. Agora, a expectativa é pelo menos repetir o feito de 2021.

Como foi a partida entre Romênia x Suíça

Precisando de uma vitória para assumir a liderança do Grupo I das Eliminatórias para a Eurocopa 2024, a Suíça começou dominando o jogo mesmo fora de casa. Só que a posse de bola não significou perigo para a Romênia, já que nenhuma chance real de gol foi construída.

Aos 16 minutos do 1º tempo, a seleção romena disparou bem pela esquerda, acertando um cruzamento para o outro lado da grande área. A tentativa de voleio parou na zaga suíça. A equipe de Murat Yakin respondeu logo em seguida, quando Noah Okafor recebeu de costas para o gol, perto da meia lua. O camisa 9 girou e bateu de esquerda, obrigando o goleiro Horatiu Moldovan a fazer boa defesa.

A Cruz Vermelha pecou pela lentidão na transição ofensiva, enquanto os Tricolores pareciam ter mais velocidade e objetividade nos poucos momentos com a bola. Mesmo assim, as seleções foram para os vestiários com uma etapa inicial morna, do jeito que o time de Edward Iordanescu queria.

Denis Alibec decide para os romenos nas Eliminatórias da Euro

Na volta do intervalo, os romenos surpreenderam os suíços e balançaram as redes logo aos quatro minutos do 2º tempo. Um cruzamento vindo da esquerda encontrou Olimpiu Morutan, que (livre) só teve o trabalho de ajeitar de cabeça para Denis Alibec. O camisa 7 dos Tricolores empurrou de pé direito de primeira para superar o goleiro Yvon Mvogo.

Oito minutos depois, a Romênia tornou a assustar após cobrança de falta perto da intermediária. A finalização dentro da grande área obrigou a Suíça a fazer grande defesa. Em desvantagem no placar, a Cruz Vermelha foi para o tudo ou nada na esperança de virar a partida.

Aos 14 minutos da etapa final, Okafor recebeu passe açucarado pelo meio e saiu cara a cara com Moldovan. O camisa 9 suíço tentou a finalização, mas foi travado pela zaga romena. No minuto seguinte, Ruben Vargas foi presenteado com um belo passe da intermediária para o lado esquerdo da grande área. O camisa 17 até tentou bater colocado, mas viu o goleiro fazer um milagre.

Ainda pressionando, a Suíça causou perigo novamente depois de cruzamento rasteiro de Dan Ndoye quase na linha de fundo do lado direito. A bola encontrou Renato Steffen quase na pequena área, mas a finalização foi para fora após boa intervenção da zaga da Romênia.

Já no último lance da partida, Filip Ugrinic mandou um verdadeiro petardo da meia lua em direção ao gol romeno. Mais uma vez, o arqueiro impediu o gol suíço. Após o apito final, os Tricolores comemoram o 1º lugar nas Eliminatórias para a Eurocopa 2024, enquanto a Cruz Vermelha se contentou com a vice-liderança.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo