Eliminatórias da Eurocopa

Suíça sofre mais um ‘apagão’, mas empate com o Kosovo é o suficiente para vaga na Eurocopa

Seleção suíça relaxou depois de marcar o gol e deu espaço para o adversário empatar a partida em 1 a 1; resultado coloca suíços na Eurocopa da Alemanha

Após ver a possível classificação adiantada escapar com o empate diante de Israel, por 1 a 1, a Suíça só dependia dela para conseguir o placar e os pontos necessários para carimbar de uma vez a vaga na Eurocopa, que terá a Alemanha em 2024. E debaixo de bastante chuva, foi o que ela fez: a Suíça abriu o placar e deu espaço para o Kosovo crescer e empatar por 1 a 1, mas o ponto foi o suficiente para garantir a seleção no torneio continental.

Apesar de um primeiro tempo de um jogo de paciência e pouco espaço, a Suíça voltou com uma postura diferente para a segunda etapa, o que resultou no gol de Ruben Vargas logo no início da volta do intervalo, em uma jogada pela esquerda de Ulisses Garcia, que fez um cruzou na área, e Vargas apareceu sozinho, sem marcação, para colocar a bola dentro do gol.

O empate do Kosovo veio já na parte final da partida do jogo, em uma das poucas chegadas que teve. Muhamet Hyseni recebeu livre a bola, e não perdeu a chance e empatou a partida. Com o empate, o Kosovo continua sem perder para a Suíça nas Eliminatórias da Eurocopa, já que empatou as duas partidas.

Com esse placar, a seleção suíça conseguiu a vaga para Euro, ficando com o segundo lugar do grupo com 17 pontos. Já o Kosovo fica de fora da competição de 2024, com o quarto lugar no grupo.

Suíça dominou toda a partida precisando atuar com paciência, mas acabou relaxando na segunda etapa

A seleção da Suíça dominou a partida desde o minuto inicial, e precisou ter muita paciência para conseguir quebrar o posicionamento defensivo do Kosovo, que tentou bloquear todas as possíveis jogadas de perigo feitas pelos suíços. Apesar das tentativas em balançar a rede, principalmente de Uilisses Garcia e Ruben Vargas, a defesa bem posta do adversário conseguia neutralizar qualquer possível chance.

Mesmo assim, as boas jogadas foram se acumulando e a Suíça percebeu qual seria o melhor caminho para conseguir se infiltrar no campo defensivo da seleção kosovari: pelo lado esquerdo do campo. E foi assim que saiu o primeiro gol da partida, aos sete minutos do segundo tempo, Ulisses Garcia carregou a bola se infiltrando pela esquerda, e o cruzamento sobrou na cabeça de Ruben Vargas, que não deixou a oportunidade escapar.

Mas apesar de ter mais a bola no pé, e ter uma superioridade tática dentro do campo, a seleção suíça acabou cometendo o mesmo erro das últimas partidas: relaxou demais após abrir o placar e deu espaço para o adversário crescer e buscar o empate.

Apesar da classificação para a Euro, o baixo desempenho da equipe nas partidas gera bastante críticas sobre o trabalho do treinador Murat Yakın, que vive uma pressão no cargo desde que assumiu o comando da equipe. A Suíça termina a campanha nas Eliminatórias da Eurocopa com quatro vitórias, cinco empates e nenhuma derrota.

Seleção do Kosovo segurou tudo que pode, e conseguiu o empate no final

Apesar de não conseguir a vaga para disputar a Eurocopa 2024, a seleção kosovari conseguiu um bom resultado diante da partida defensiva que precisou desempenhar diante da Suíça, e conseguiu segurar ao máximo o adversário, que não teve chances de atacar no primeiro tempo. Negativamente, uma falha tática que acontecia desde a primeira etapa no lado esquerdo acabou causando o gol, mas foi inteligente o bastante para esperar que os erros da seleção suíça acontecessem.

Já no final da partida, os adversários relaxaram e foi a oportunidade do Kosovo criar jogadas de perigo, uma dela resultando no gol de empate aos 40 minutos do segundo tempo, com o camisa 14, Muhamet Hyseni recebendo livre e garantindo um ponto para o Kosovo.

O Kosovo encerra sua partição nas eliminatórias no quarto lugar, com duas vitórias, cinco empates e duas derrotas.

Foto de Jade Gimenez

Jade GimenezSetorista

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo