Eliminatórias da Eurocopa

Portugal vence Islândia, e mantém 100% e melhor campanha das Eliminatórias da Eurocopa

Em grande atuação, Portugal quebra próprios recordes e fecha campanha perfeita nas Eliminatórias da Eurocopa com vitória sobre a Islândia

Após oito anos com o criticado, mas vencedor Fernando Santos no comando, Portugal enfim consegue aliar resultado e desempenho. A seleção portuguesa venceu a Islândia por 2 a 0, em José Alvalade, em Lisboa, e manteve 100% de aproveitamento até aqui sob a batuta de Roberto Martínez. Bruno Fernandes e Ricardo Horta marcaram os gols da vitória pelas Eliminatórias da Eurocopa-2024.

Portugal tem primeiro tempo avassalador em Alvalade

Quem se atrasou nos autocarros ou no metro — em Lisboa sem acento, mas geralmente com assentos livres — para as estações Campo Grande e Telheiras perdeu minutos importantes de uma atuação avassaladora de Portugal em José Alvalade.

O estádio do Sporting, inclusive, estava lotado e com as “claques” dos grandes portugueses unidas e às armas, como diz o hino nacional, fazendo muito barulho.

Com Palhinha à frente da zaga e quatro meias mudando de posição em João Félix, Bernardo Silva, Bruno Fernandes e o brasileiro naturalizado português Otávio, a seleção de Roberto Martínez dominou completamente a posse de bola e a Islândia. Coube ao pernambucano do Al Nassr-SAU a melhor chance do início do jogo, logo aos seis, em uma bomba no travessão de Valdimarsson.

Foram muitas finalizações do forte ataque português até que aos 36, Bruno Fernandes, também cria dos Leões, recebeu de calcanhar de Bernardo Silva, ajeitou e bateu forte para balançar as redes e com certeza fez uma festa portuguesa em Alvalade. O time foi para o intervalo com o 1 a 0 que saiu barato para os islandeses.

Sem esforço, Portugal aumenta e bate Islândia

O segundo tempo foi um verdadeiro monólogo. Com mais de 70% de posse de bola, Portugal envolvia a Islândia e trocava passes com tranquilidade até achar brechas na defesa. Ao todo, foram 25 finalizações contra apenas seis islandesas, que não levaram perigo.

As constantes trocas de posição, passes e dribles dos portugueses encontravam finalizações para Cristiano Ronaldo e companhia. Mas dessa vez, não foi o filho da Ilha da Madeira quem balançou as redes. No segundo tempo, já sem Bernardo Silva em campo, foi seu substituto que marcou.

Aos 20, Ricardo Horta, do Braga, aproveitou rebote após grande jogada de João Félix e finalização de CR7, e tocou para ampliar a vantagem. A partida passou a ser como de costume quando Portugal está a frente do placar e não é ameaçado: os companheiros começam a procurar Cristiano Ronaldo para que ele também deixasse o seu. Dessa vez, ele não conseguiu. Mas o dia foi de festa para o craque.

Cristiano Ronaldo recebe homenagem do Sporting em Alvalade

Criado em Alcochete, sede das divisões de base do Sporting, Cristiano Ronaldo teve um dia especial em José Alvalade. O maior jogador português de todos os tempos recebeu do clube que o formou uma camisa especial feita em sua homenagem. O terceiro uniforme dos Leões para 2023/2024 é inspirado na “camisola” em que estreou como profissional, e agora, está nas mãos do craque.

O lado verde de Lisboa espera há tempos o retorno de CR7. Houve até certa grita quando o Gajo decidiu jogar na Arábia Saudita em um momento que o Sporting estava na Champions League e poderia tê-lo. Mas o carinho pelo ídolo ainda fala mais alto, e o jogador foi ovacionado mais uma vez em José Alvalade.

Portugal mantém 100% e é melhor das Eliminatórias da Euro

O “selecionado” português ainda não perdeu com o treinador espanhol e tem a melhor campanha das eliminatórias da Eurocopa. Ao todo, são 30 pontos em 10 jogos e 10 vitórias, além de um futebol vistoso e leve em campo sob o comando de Roberto Martínez. Portugal bateu seus próprios recordes da ofensivos e de saldo na competição, que eram de 2006, e marcou 36 gols e sofreu apenas dois no período.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portugal (@portugal)

 

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo