Noruega atropela o Chipre com dois de Haaland e se enche de moral para confronto contra a Espanha
Craque do Manchester City, Haaland marcou duas vezes no confronto do Grupo A das Eliminatórias da Euro
Erling Haaland era o grande nome do confronto entre Noruega e Chipre, pela 7ª rodada das Eliminatórias para a Eurocopa de 2024. Todos os holofotes estavam direcionados à estrela do Manchester City, aguardando que o atacante pudesse deixar sua marca diante de uma das piores seleções do Grupo A da qualificatória. E no jogo desta quinta-feira (12), o que se viu foi uma seleção norueguesa inspirada, principalmente no segundo tempo, e com dois gols do astro, conseguiu um bom resultado de 4 x 0, fora de casa, em confronto disputado na AEK Arena, em Larnaca.
Sorloth, na marca dos 33 minutos da etapa inicial, marcou o primeiro gol do jogo, e ainda contou com a sorte ao ter seu chute desviado para vencer o goleiro Mall. No segundo tempo foi a vez de Haaland balançar o barbante aos 19 minutos, após cobrança de escanteio. Aos 27 minutos, o astro do Manchester City teve tempo de fazer o seu segundo gol no jogo, aproveitando assistência de Nusa.
Ainda no segundo tempo, o volante Aursnes marcolu seu primeiro gol com a camisa da seleção da Boruega, aos 33 minutos da etapa complementar, aproveitar confusão na área, e assim dar números finais ao jogo, consolidando a vitória dos Vikings, que manteve o time nórdico na luta pela classificação à próxima edição da principal competição de seleções do Velho Continente. Restou ao Chipre amargar mais uma derrota na chave. Em seis jogos, os cipriotas perderam todos os seus confrontos, sofreram 18 gols, e marcaram somente dois.
Haaland foi o protagonista que todos aguardavam, e além dele, outros nomes se destacaram na partida desta quinta-feira, como o ponta direita Sorloth, do Villarreal da Espanha. Além do gol marcado, o camisa 19 da seleção da Noruega foi bem participativo no ataque, e teve a chance de marcar pelo menos duas vezes na etapa inicial. Odegaard, do Arsenal, também teve boa atuação. Com bons passes, e movimentação intensa, o camisa dez deu muito trabalho à defesa cipriota.
Noruega domina o primeiro tempo, Haaland passa em branco, mas Sorloth se encarrega de marcar
O primeiro tempo na AEK Arena foi de total domínio do time norueguês, como era de se imaginar. Com muita posse de bola, e tentando construir por meio de triangulações, e infiltrações pelos lados do campo, os Vikings tinham dificuldade em finalizar as suas jogadas, muito por conta do bom trabalho defensivo promovido pelo Chipre, que fechado em um 5-4-1, negava espaços pelo meio, e acompanhavam bem as jogadas pelos lados do campo.
A primeira boa chance do jogo surgiu apenas aos 19 minutos, com Sorloth. O ponta esquerda do Villarreal aproveitou cruzamento na área, vindo do lado esquerdo do ataque, dominou, e de perna esquerda, carimbou a defesa do Chipre. No lance seguinte, Aursnes, outro destaque da Noruega no duelo de hoje, cruzou da direita, e encontrou a cabeça de Haaland. O centroavante do Manchester City cabeceou como manda o manual, com força e para o chão, mas parou em defesa brilhante do goleiro Mall.
Aos 20, Sorloth teve mais uma boa participação no ataque da Noruega, e por pouco não abriu o marcador. Em mais um cruzamento, o camisa 19 subiu bem, e venceu a marcação do Chipre, porém cabeceou fora do alvo, fazendo a bola passar perto da trave esquerda de Mall, que nem chegou a pular, e testou seu golpe de vista. O Chipre se limitou a defender e criou apenas uma chance de ataque na primeira etapa, com o atacante Kastanos. O camisa 20 dos cipriotas bateu firme de perna esquerda, mas mandou a bola pela linha de fundo.
Aos 33, finalmente a Noruega conseguiu abrir o marcador em Larnaca com Sorloth. Após passe de Odegaard no comando de ataque, Haaland fez belo pivô, chamou a tabela com Aursnes, que errou a devolução para o atacante. A bola foi rebatida, e sobrou à feição para Sorloth, que de perna canhota mandou uma bomba, que desviou na defesa do Chipre antes de ir para o fundo do barbante, sem chances de defesa para Mall.
Aos 35, Haaland teve mais uma chance de aumentar o marcador em favor da Noruega. O astro do City recebeu em velocidade, mas acabou bloqueado na hora do chute. Os últimos dez minutos da etapa inicial foram de domínio territorial dos noruegueses, que não conseguiram mais infiltrar na forte defensiva do Chipre.”
“Cometa Haaland” baila no segundo tempo, e ajuda Noruega em goleada
O segundo tempo da Noruega foi bem melhor que o primeiro. Com mais velocidade no ataque, e mais movimentação do seu setor ofensivo, os Vikings aproveitaram o cansaço do sistema defensivo cipriota para empilhar chances, e consequentemente gols na etapa complementar. Logo aos oito minutos, Berger acertou um lindo chute de fora da área, e obrigou Mall a fazer uma defsa maravilhosa.
Mas 11 minutos depois começaria o show de Haaland. Aos 19 minutos, ao seu melhor estilo, o atacante aproveitou falha da defesa cipriota e de perna esquerda, chutou forte, no canto alto, sem chances de defesa para o goleiro Mall, aumentando o marcador na AEK Arena, em Larnaca. Aos 27 minutos, Haaland mais uma vez se utilizou de seu oportunismo fora de série para marcar seu segundo gol no jogo, o sexto em quatro jogos pela seleção da Noruega, e o terceiro dos nórdicos diante do Chipre após passe de Antonio Nusa.
A partir do 3º gol da Noruega, o Chipre sucumbiu mentalmente, e abriu espaços em sua defesa. Aos 36 minutos Fredrick Aursnes aproveitou da fragilidade dos cipriotas para marcar o quarto gol dos nórdicos no jogo. Após confusão na área, o camisa sete saiu frente a frente com o goleiro Mall, e tocou com muita categoria para fazer o seu primeiro gol com a camisa da seleção da Noruega.
Resultado mais do que justo para uma equipe que buscou o gol desde o começo do jogo, encontrou algumas dificuldades para superar a defesa do Chipre no primeiro tempo, mas contou com a qualidade de seu principal atacante para conquistar um resultado importante, e elevar a moral para o confronto direto diante da Espanha, que pode fazer os Viking tomarem a vice-liderança do Grupo A, e assim voltarem à Eurocopa em 2024.