A Áustria venceu, destruiu o sonho da Estônia e ainda virou líder do grupo
Em partida tranquila, a Áustria confirmou o favoritismo contra o último colocado do Grupo F e assumiu a liderança da chave
A Áustria confirmou o favoritismo e bateu a Estônia por 2 a 0, pela 9ª rodada das Eliminatórias da Eurocopa 2024, e assumiu a liderança do Grupo F, ultrapassando a Bélgica no momento. Konrad Laimer e Philipp Lienhart marcaram os gols da vitória austríaca na Le Coq Arena, em Tallinn, capital do país báltico.
Já classificada para a Euro, a Áustria entrou em campo com total tranquilidade enquanto a Estônia precisava de um triunfo para seguir sonhando com vaga na semifinal de repescagem das Eliminatórias. Faltando duas rodadas para o encerramento da fase de grupos, os Camisas Azuis teriam que buscar dois resultados positivos e ainda esperar um empate no confronto simultâneo de Suécia x Azerbaijão. No entanto, os azerbaijanos venceram por 3 a 0 e igualaram a pontuação dos suecos – 7 pontos.
Assim, a Estônia permaneceu na última colocação da chave e agora não tem mais chances nem de ir para a repescagem.
Áustria domina e confirma eliminação da Estônia
Os austríacos dominaram a partida e deixaram a defesa da Estônia em choque com a bola aérea. A equipe comandada pelo alemão Ralf Rangnick, cujo último trabalho antes da seleção foi o Manchester United, apostou nos cruzamentos e bolas longas, uma vez que seu elenco é recheado de jogadores altos e bons cabeceadores.
A primeira oportunidade de balançar as redes foi em um cruzamento, aos 7 minutos, mas o bandeira anotou impedimento no ataque austríaco. Até que, aos 26 minutos, Xaver Schlager encontrou um belo passe dentro da área para Konrad Laimer. O atacante limpou a jogada e ficou de frente para o gol para mandar um chute rasteiro e abrir o placar. O VAR precisou entrar em ação, porque havia a dúvida se mais um impedimento poderia ter acontecido no lance. No entanto, a arbitragem de vídeo validou a jogada da Áustria.
Já aos 40 minutos, a Áustria ampliou o marcador em sua especialidade: a bola parada. Em cobrança de escanteio David Alaba, pelo lado direito, o zagueiro Philipp Lienhart mostrou faro de gol para subir bem mais que a defesa estoniana e cabecear no chão, no canto direito, sem chances de defesa para o goleiro Karl Hein.
Na segunda etapa, a equipe visitante envolveu mais uma ver a adversária e teve pelo menos duas boas chances de deixar o resultado ainda mais elástico. A primeira aconteceu logo aos 8 minutos, com Michael Gregoritsch. O atacante dominou dentro da área e teve liberdade para concluir, mas desperdiçou a finalização, que passou ao lado esquerdo do gol.
Nos acréscimos, já no penúltimo minuto de bola rolando, Lienhart teve mais uma oportunidade cara a cara com Hein. O defensor ficou com a sobra após uma cobrança de falta perto da área, mas pegou errado na bola. O chute passou passou raspando do lado esquerdo. Certamente uma finalização à moda zagueiro.