Barcelona pode lucrar com os jogadores “emprestados” para a Eurocopa
Uefa pagará 10 mil euros por dia aos clubes para cada um de seus jogadores que participam da Euro; Veja os valores do clube catalão

A Eurocopa 2024 será uma fonte de renda extra para o Barcelona, principalmente se a seleção espanhola avançar para a final, no dia 14 de julho, em Berlim.
Até momento, o clube catalão já embolsou mais de 2,5 milhões de euros (cerca de 14,8 milhões de reais) com o empréstimo dos seus nove jogadores às diferentes equipes que participaram da competição. A informação é do jornal MARCA.
Isso porque a Uefa pagará aos clubes 10 mil euros por dia (59.356 mil reais) por cada um dos seus jogadores que participam na Eurocopa. O cálculo começa 10 dias antes da primeira partida que seu time irá disputar e termina no dia seguinte à eliminação.
Mas esses 10 mil euros, em média, são atribuídos se o jogador tiver permanecido no mesmo clube durante os dois anos da fase de qualificação.
Esta é apenas uma das variáveis levadas em consideração para quantificar os números. O valor que o clube recebe pode ser menor, caso o jogador tenha pertencido a outro time na temporada anterior. Para jogadores que não são mais do clube e atendem aos requisitos, o time receberá igualmente uma porcentagem.
Neste caso, por exemplo, estariam Gündogan (que tem apenas uma temporada no Barça) e Dembélé (que esteve no Barça na temporada passada).
?? Gündoğan y Ter Stegen abandonan la #EURO2024 tras la derrota de Alemania por 2-1 ante España.
? ¡Orgullosos de vosotros! ❤️
? UEFA via Getty Images pic.twitter.com/mQwArG7y0n
— FC Barcelona (@FCBarcelona_es) July 5, 2024
Quanto o Barcelona pode lucrar nessa Eurocopa?
De qualquer forma, o Barça teria 220 mil euros (1,3 milhões de reais) por Lewandowski; 260 mil (1,5 milhões de reais) para Christensen e 330 mil euros (1,9 milhões reais) para Ter Stegen, Gündogan e Koundé.
Quanto aos jogadores da Espanha, o valor que acumula hoje é de 32 mil euros (190 mil reais). Caso a Espanha chegue à final em Berlim, no dia 14 de julho, cada jogador espanhol acrescentaria 100 mil euros (594 mil reais). Ou seja, o Barcelona poderá receber quase 3,2 milhões de euros (18,9 milhões de reais) no final da competição.
Além deste valor, o Barça ainda deve receber pela lesão de Pedri, sofrida no último sábado, contra a Alemanha, no início da partida. Em um cenário hipotético, se o jogador ficar afastado durante cinco semanas e tiver alta antes do jogo da La Liga entre Valência e Barcelona no dia 17 de agosto, o valor poderá chegar a cerca de 300 mil euros (178 mil reais).

O Barcelona ainda tem outros dois jogadores na Euro, João Cancelo e João Félix, mas não receberá nada por ambos. Isso porque os atletas jogaram por empréstimo, e nesse caso, quem recebe são os times de cada um. Para o lateral, o Manchester City, e para o avançado, o Atlético de Madrid.