Eurocopa 2024

Bellingham pode ser suspenso na Eurocopa por piada com gesto obsceno

Após comandar o milagre da Inglaterra sobre a Eslováquia, Bellingham corre o risco de ser punido na Eurocopa

Após comandar a classificação milagrosa da Inglaterra sobre a Eslováquia nas oitavas de final da Eurocopa, Jude Bellingham pode ser suspenso pela Uefa devido a uma piada com gesto obsceno.

O camisa 10 do English Team marcou um gol de bicicleta aos 50 minutos do 2º tempo, o que garantiu o empate com os eslovacos e levou a decisão do torneio para a prorrogação. Harry Kane marcou o gol da vitória por 2 a 1.

Após balançar as redes e comemorar com sua marca registrada, Bellingham foi filmado fazendo um gesto obsceno – na região genital – supostamente em direção ao banco de reservas dos rivais. Veja o lance no vídeo abaixo.

Em suas redes sociais, o meia inglês fez questão de afastar qualquer tipo de polêmica ao dizer que o sinal era uma “piada interna” entre seus amigos que estavam assistindo ao jogo da Euro, e não uma provocação à Eslováquia:

– Um gesto de piada interna para alguns amigos próximos que estavam no jogo. Nada além de respeito pela forma como o time da Eslováquia jogou -, escreveu Jude Bellingham no X, antigo Twitter.

Contudo, segundo o The Athletic, o craque do Real Madrid ainda pode estar sujeito a ações disciplinares por parte da Uefa e ser suspenso na Eurocopa 2024.

Nas regras do órgão que rege o torneio, qualquer “gesto obsceno” e “ação ofensiva ou insultuosa” é passível de punição com cartão vermelho. Ou seja, o meia perderia as quartas de final contra a Suíça.

O comitê disciplinar da Uefa aguarda os relatórios da equipe de arbitragem da decisão entre Inglaterra x Eslováquia e de outros oficiais da partida antes de decidir sobre qualquer ação punitiva a Jude Bellingham.

Bellingham já foi punido por seu comportamento no Real Madrid

Antes da Euro, o meia de 21 anos já foi punido por seu comportamento no Real Madrid. O caso ocorreu em março deste ano, em partida contra Valencia, no Mestalla, por La Liga.

O jogo estava empatado por 2 a 2, quando Bellingham marcou um gol de cabeça que daria a vitória aos Merengues. Contudo, o árbitro da partida, Jesús Gil Manzano, encerrou o jogo antes da rede balançar.

Revoltado, o craque inglês demonstrou uma “atitude agressiva” e gritou repetidamente “é um maldito gol”, conforme escrito pela arbitragem na súmula. Jude Bellingham recebeu o cartão vermelho dentro de campo.

Apesar do Real Madrid ter tentado recorrer, o meia ainda recebeu uma suspensão adicional de dois jogos de La Liga por sua “atitude de desprezo ou desrespeito para com o árbitro”.

Histórico pode favorecer meia da Inglaterra

Mesmo com a possibilidade de ser suspenso das quartas de final da Eurocopa, Jude Bellingham conta com um histórico favorável para evitar uma punição da Uefa.

Em 2019, Cristiano Ronaldo – então na Juventus – evitou uma suspensão do órgão por comemorar um hat-trick com um gesto obsceno no jogo contra o Atlético de Madrid. À época, o astro português apontou para sua região genital.

Acusado de conduta imprópria, CR7 foi apenas multado em € 20 mil (cerca de R$ 120 mil na cotação atual). Vale lembrar que, na situação envolvendo o atacante português, a comemoração foi uma resposta a Diego Simeone.

Na ida daquelas oitavas de final da Liga dos Campeões, o técnico dos Colchoneros fez o mesmo gesto obsceno após um dos gols sobre a Juve. Simeone também recebeu uma multa da Uefa no mesmo valor de Cristiano Ronaldo.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo