Eurocopa 2024

Estrela de Füllkrug garante liderança do grupo para a Alemanha contra a Suíça

Seleção anfitriã não fez um bom jogo e viu a Suíça marcar forte, mas achou gol de empate nos acréscimos

Já classificada para as oitavas, a Alemanha viu a Suíça quase roubar a liderança do grupo A da Eurocopa. Em um pré-jogo, poderia se dizer que seria praticamente impossível a Alemanha perder esse jogo. E isso não é nenhum desrespeito com a Suíça, mas em termos de tradição e camisa, a seleção anfitriã tem vantagem.

Porém, o que se viu foi uma Alemanha salva praticamente no apagar das luzes. E nem foi por vitória. Em uma partida em que os alemães dominaram na posse de bola, a seleção adversária mostrou, com uma defesa sólida, que era capaz de segurar um dos maiores campeões da Euro. Um grande contraste com o que se viu no primeiro jogo dessa Euro. 

Com o empate em 1 a 1, a seleção de Nagelsmann passa em 1º no grupo A. E a Suíça se classifica em segundo, com 5 pontos.

As duas seleções, porém, vão ter desfalques nas oitavas. Do lado alemão, Jonathan Tah, suspenso pelo segundo cartão amarelo. Do lado da Suíça, Widmer, suspenso pelo mesmo motivo.

Um destaque da partida com certeza foi a torcida da Suíça, que cantou alto e empurrou o time o tempo todo. A empolgação, porém, passou um pouco do limite. Copos e outros objetos foram arremessados em direção aos jogadores da Alemanha. Em determinado momento do primeiro tempo, Kroos teve que afastar copos para bater um escanteio.

Torcida da Suíça é destaque na partida.
Torcida da Suíça é destaque na partida. (Foto: Icon Sport)

Um chute é o suficiente para a Suíça

O jogo começou pegado, muito por conta do que a Suiça se propôs fazer no primeiro tempo. Com uma abordagem mais defensiva, marcando forte.

Já os donos da casa tiveram dificuldades para levar perigo ao gol adversário. Com 70% de posse de bola em diversos momentos do jogo, a Alemanha não conseguiu transformar esse número em mais finalizações perigosas.

No melhor momento da Alemanha, um gol anulado. Em uma jogada na esquerda, Aebischer tenta cortar um cruzamento e Andrich, na sobra, chuta de fora da área no canto direito do gol. O VAR entrou em ação e o gol foi anulado por falta da Musiala em Aebischer.

Se faltavam finalizações para a Alemanha, para a Suíça mais ainda. Mas o que importa é bola na rede. E na primeira finalização da Suíça no jogo, Freluer cruzou e Ndoye superou a marcação de Tah para empurrar para o gol. Este foi, inclusive, o primeiro gol de Ndoye com a camisa da Suíça.

Pouco depois, ele queria mais. O atacante venceu Rüdiger na esquerda e chuta cruzado, mas a bola passa rente à trave de Neuer. E esses foram os dois chutes da Suíça em todo o primeiro tempo.

Sinal de alerta para as oitavas

No segundo tempo, após alterações do Julian Nagelsmann, Alemanha ficou mais ofensiva. A posse de bola seguiu a favor dos donos da casa, mas a marcação da Suíça também seguia firme.

Murat Yakın, técnico da Suíça, falou no dia anterior ao jogo que esperava uma batalha técnica no jogo — e foi isso o que foi visto na Arena de Frankfurt: ataque da Alemanha e defesa da Suíça.

Esperava-se até que a forte marcação da Suíça não aguentasse também os 45 minutos da segunda metade, mas aguentou. E foi além. Em uma saída em velocidade, a Suíça ampliou o placar com Vargas, mas o bandeirinha deu impedimento.

Já nos acréscimos, a Alemanha mostrou porque a camisa pesa e a estrela de Füllkrug. Raum recebe na esquerda e cruza para o camisa 9 cabecear no canto direito de Sommer. 1 a 1 na Arena.

Excelente oportunidade para os donos da casa, que definitivamente não fizeram a sua melhor partida, mas miraram o jogo todo a rede adversária.

Com o empate, a Alemanha passa em primeiro no grupo, mas liga um sinal de alerta para as oitavas. Assim como para a Suíça, fica claro seu poder de jogo para a próxima fase.

Foto de Gabriella Telles

Gabriella TellesRedatora de esportes

Gabriella Telles é jornalista formada pela UFRJ, faz pós-graduação em Gestão Estratégica de Marketing. Já trabalhou na TNT Sports na cobertura da Rio 2016, futebol internacional e eSports. Nascida e criada no subúrbio do Rio de Janeiro.
Botão Voltar ao topo