Champions League

Um mês depois da final, é hora de Champions League de novo: veja confrontos da 1ª e 2ª fase preliminar

Ah, a Champions League… Você já pode estar com saudade do torneio, que terminou no último dia 28 de maio com a vitória do Real Madrid sobre o Atlético de Madrid nos pênaltis. Falta muito para que ela volte, certo? Bem, não muito. A fase de grupos só recomeça em setembro, mas as fases preliminares, que selecionam os times dos países mais fracos do ranking da Uefa, inicia no próximo dia 28 de junho. Um mês depois do final da competição. E antes mesmo da final da Eurocopa, que será no dia 10 de julho, veja só.

LEIA TAMBÉM: [Galeria] As imagens mais fantásticas da decisão da Champions League 2015/16

O sorteio que definiu os confrontos foi nesta segunda-feira, em Nyon, Suíça, na sede da Uefa. A primeira fase preliminar é, de fato, bem pouco atraente. São times de países como Gibraltar, San Marino, Estônia, Malta, Gales, Armênia, Ilhas Faroe e Andorra. Os confrontos definem os primeiros eliminados.

Na segunda fase preliminar, já vemos alguns times bastante conhecidos. Os dois maiores são o Estrela Vermelha, da Sérvia, campeão em 1991, e o Celtic, da Escócia, um time que tantas vezes já esteve na fase de grupos. Eles terão um caminho longo se quiserem novamente estar entre os 32 times que irão disputar a lucrativa fase de grupos.

O Estrela Vermelha terá pela frente o vencedor do duelo entre Valletta, de Malta, e Torshavn, das Ilhas Faroe. Seja conta quem for, os sérvios são favoritos. O Celtic tem adversário também bastante acessível: o vencedor do duelo entre Flora Tallinn, da Estônia, e Lincoln, de Gibraltar.

Entre os times conhecidos, temos também o Bate Borisov, de Belarus, que enfrentará o Seinajoki, da Finlândia. Outro time que já frequentou a fase de grupos com alguma frequência é o Rosenborg, da Noruega, que terá como adversário o Norrkoping, da Suécia.

Há ainda mais duas fases antes da fase de grupos. Na terceira fase preliminar, os times se separam em dois caminhos: o caminho dos campeões e o caminho da liga. O caminho dos campeões é aquele que envolve apenas os clubes que são campeões doas seus países, de ligas menores que não têm vaga garantida na fase de grupos. Todos os participantes da primeira e segunda fase preliminar são campeões dos seus países. São três times previamente classificados para esta terceira fase como campeões, Olympiacos (GRE), Viktoria Plzen (CZE) e Astra Giurgiu (ROM), que se unem aos 17 classificados da segunda fase.

O caminho da liga são os times que se classificaram sem serem campeões, como segundos, terceiros ou quartos colocados. São dez times que entram já nesta fase da competição: Shakhtar Donetsk (UKR), Ajax (HOL), Anderlecht (BEL), Fenerbahçe (TUR), Sparta Praga (CZE), PAOK (GRE), Steaua Bucareste (ROM), Monaco (FRA), Young Boys (SUI) e Rostov (RUS).  O sorteio para a terceira fase preliminar acontece no dia 15 de julho.

Depois da terceira fase, ainda há a fase playoffs, a última antes da fase de grupos. O sorteio desta fase é no dia 5 de agosto. Reúne 10 times que vêm da terceira fase pelo caminho dos campeões, que se enfrentarão entre si. Há ainda cinco times dos países mais fortes do ranking, os quatro primeiros, que são: Manchester CIty (ING), Porto (POR), Villarreal (ESP), Borussia Monchengladbach (ALE) e Roma. Cinco times da rota da liga se juntam a estes para os confrontos.

O sorteio da tão esperada fase de grupos da Champions League acontece no dia 25 de agosto, em Mônaco. A final desta temporada será no dia 3 de junho, no estádio nacional de Cardiff, em Gales.

Veja os confrontos da primeira e segunda fase preliminar:

Primeira fase preliminar (28/29 de junho e 5/6 de julho)
Flora Tallinn (EST) x Lincoln (GIB)
The New Saints (GAL) x Tre Penne (SMR)
Valletta (MLT) x Tórshavn (FRO)
Santa Coloma (AND) x Alashkert (ARM)

Segunda fase preliminar (12/13 e 19/20 de julho)
Qarabag (AZE) x Dudelange (LUX)
Hapoel Beer-Sheva (ISR) x Sheriff (MDA)
Olimpija Ljubljana (SVN) x Trencín (SVK)
Red Bull Salzburg (AUT) x Liepaja (LVA)
Vardar (MKD) x Dinamo (CRO)

The New Saints (GAL)/Tre Penne (SMR) x APOEL (CHP)
Zrinjski (BIH) x Legia Warszawa (POL)
Ludogorets Razgrad (BUL) x Mladost Podgorica (MNE)
Dinamo Tbilisi (GEO) x Santa Coloma (AND)/Alashkert (ARM)
Zalgiris Vilnius (LTU) x Astana (KAZ)
Skenderbeu* (ALB) x Ferencváros (HUN)

Bate Borisov (BLR) x Seinajoki (FIN)
Valletta (MLT)/Torshavn (FRO) x Estrela Vermelha (SRB)
Rosenborg (NOR) x Norrköping (SWE)
Dundalk (IRL) x Hafnarfjördur (ISL)
Flora Tallinn (EST)/Lincoln (GIB) x Celtic (SCO)
Crusaders (NIR) x Kobenhavn (DEN)

*Skenderbeu será julgada em uma questão no TAS. A audiência está marcada para os dias 5 e 6 de julho de 2016.

Sorteio da primeira e segunda fase da Champions League
Sorteio da primeira e segunda fase da Champions League

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo