Champions League

Savinho vai de jejum inacreditável a gol que salva o Manchester City na Champions

Savinho saiu do banco de reservas para mudar o jogo entre Manchester City x Club Brugge, garantindo vaga nos playoffs da Champions League

O Manchester City brincou com o perigo, mas conseguiu se classificar aos playoffs da Champions League. Contudo, não faltou emoção para os Citizens, que viram Savinho sair do banco de reservas para evitar o maior vexame da era Pep Guardiola.

Nesta quarta-feira (29), o Manchester City venceu o Club Brugge por 3 a 1, de virada, no Etihad Stadium, pela última rodada da primeira fase da Liga dos Campeões. E o atacante brasileiro foi um dos destaques da partida.

No 1º tempo, os Citizens mostraram muito nervosismo. Com a necessidade de um triunfo para entrar no grupo dos playoffs, o Manchester City apresentou muitas dificuldades para entrar na defesa dos belgas, que apostaram no contra-ataque para levar perigo.

Foi assim que o Brugge abriu o placar. Após uma perda de bola no ataque, os Citizens demoraram muito para voltar e viram suas redes serem balançadas. Na ida para o intervalo, o técnico espanhol percebeu que precisaria fazer mudanças para alterar o roteiro da partida.

Savinho foi a campo com personalidade, buscando o jogo a todo momento e apostando nas jogadas individuais. Foi assim que ele deu o passe para Gvardiol cruzar a bola e ver a defesa belga desviar contra o próprio gol para fazer o 2 a 1.

Contudo, o jogo ainda estava complicado para o Manchester City, que quase levou o empate do Club Brugge. Já nos momentos finais, o atacante de 20 anos marcou o gol que trouxe tranquilidade aos Citizens. Essa foi a primeira vez que o brasileiro balançou as redes na Champions na sua carreira.

A redenção de Savinho no Manchester City

Savinho viveu seu arco de redenção no Manchester City Foto: (Imago)
Savinho viveu seu arco de redenção no Manchester City Foto: (Imago)

Após uma temporada de destaque no Girona, Savinho desembarcou na Inglaterra no início de 2024/25 sob grandes expectativas. Entretanto, o atacante brasileiro não conseguiu o repetir o mesmo futebol dos tempos de LaLiga em seu início no Manchester City.

Mesmo como titular com Guardiola, Savinho demorou meses para marcar seu primeiro gol com a camisa dos Citizens. À época, o atacante vinha apresentando bom futebol, inclusive dando assistências, porém, a seca rendeu críticas por parte da torcida.

Antes do primeiro gol, o brasileiro tinha tentado 28 finalizações, sendo 11 delas no alvo. Nenhum outro jogador da Premier League tinha chutado tantas vezes sem balançar a rede. Ao todo, Savinho ficou 23 jogos consecutivos sem fazer gols.

Só que tudo mudou no dia 29 de dezembro, quando o atacante brasileiro participou ativamente da vitória do Manchester City sobre o Leicester por 2 a 0, fora de casa, pela Premier League. Ele balançou as redes e também deu assistência.

Em coletiva pós-jogo, o técnico dos Citizens encheu Savinho de elogios pelo fim do jejum. O comandante espanhol fez questão de exaltar o perfil do atacante nos bastidores do Manchester City, reforçando seu compromisso com a excelência:

— Ele foi brilhante! Ele tem esse frescor, esse vislumbre de brilhantismo, e estou muito feliz pela ética de trabalho dele – é inacreditável para todos nós.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo