O insaciável Haaland abre a Champions com dois gols e o City goleia um cambaleante Sevilla na Espanha
O Manchester City teve uma jornada bastante fácil no Ramón Sánchez-Pizjuán e não precisou de tanto esforço na goleada por 4 a 0
O Manchester City inicia a temporada com alguns empates, mas a força da equipe está expressa na Premier League, sobretudo pelo desempenho arrasador de Haaland. Enquanto isso, o Sevilla começa La Liga de maneira cambaleante e o trabalho de Julen Lopetegui está em xeque. O resultado dentro do Estádio Ramón Sánchez-Pizjuán, na rodada de abertura da Champions League, não seria nada surpreendente diante desse cenário, com uma vitória incontestável dos Citizens fora de casa. Haaland, obviamente, liderou a goleada de 4 a 0. Foram dois gols do artilheiro, chegando já a 12 tentos nesse começo de temporada incrível com o City. O fenômeno soma 25 tentos em 20 aparições pela Champions.
Julen Lopetegui escalou o Sevilla com um time mais leve. Isco atuava como falso 9, enquanto a trinca de meias incluía Ivan Rakitic, Papu Gómez e Alex Telles. Tanguy Nianzou era outra novidade da temporada, na zaga ao lado de José Ángel Carmona. Já o Manchester City tinha a estreia de Manuel Akanji na zaga e Sergio Gómez como titular na lateral esquerda. O meio reunia Rodri, Kevin de Bruyne e Bernardo Silva. O ataque liderado por Erling Braut Haaland tinha o apoio de Phil Foden e Jack Grealish nas pontas.
A presença massiva do Manchester City no campo de ataque se confirmou. O time se impunha ao redor da área do Sevilla e rodava os passes. Faltou um pouco mais de precisão nas primeiras chegadas, sem que Haaland e Grealish acertassem o alvo. De qualquer maneira, pouco se via da estratégia ofensiva dos sevillistas. A bola nem ficava com a equipe. O gol dos ingleses era questão de tempo, e aconteceu aos 20. Foden abriu com De Bruyne, que invadiu a área. O capitão cruzou à meia altura e Haaland se esticou para completar de primeira na pequena área. O centroavante inaugurava sua contagem também nesta Champions, com números assombrosos.
O gol não mudava muito a postura do Manchester City. A equipe sitiava o campo de ataque e mal deixava o Sevilla responder. De Bruyne esteve próximo do segundo, numa cobrança de falta que passou bem perto do alvo. A primeira finalização dos andaluzes aconteceu apenas aos 32, sem a melhor direção de Marcos Acuña. Haaland nem precisava ser tão acionado, mas deu trabalho a Bono num chute rasteiro aos 37, num contra-ataque gerado por um lançamento interceptado pelo centroavante. Os sevillistas passaram a ter mais a bola na reta final da primeira etapa, o que não significava tanta penetração. Papu Gómez poderia ter feito melhor aos 40, mas isolou o chute livre na área.
O Sevilla voltou para o segundo tempo com duas mudanças. Apostou em Joan Jordán e Rafa Mir, nos lugares de Ivan Rakitic e Thomas Delaney. Nada que desse muito certo. O City voltou a ditar o ritmo e poderia ter ampliado cedo, quando uma recuperação permitiu que De Bruyne ficasse no mano a mano com Bono, mas o goleiro salvou. Haaland também tentaria um chute acrobático para fora. A bola era toda dos Citizens e outra mudança sevillista ocorreu aos 12, com Kasper Dolberg na vaga do improvisado Alex Telles. A resposta dos ingleses? O segundo gol. Foi uma jogadaça de Phil Foden, que limpou a marcação de Milan Gudelj com uma sequência de dribles curtos, até tirar do alcance de Bono aos 13.
As esperanças do Sevilla pareciam ter ido para o ralo a esta altura. O Manchester City se sentia à vontade para administrar sua vantagem e a equipe teria inclusive um gol corretamente anulado por impedimento. Nenhum problema, já que Haaland assinalou mais um aos 22. Foden bateu, Bono espalmou e o centroavante estava pronto para definir com o arqueiro caído. Foi quando Pep Guardiola começou a poupar forças, inclusive com Haaland dando lugar a Julián Álvarez. Mesmo assim, os Citizens faziam o que queriam e uma pancada de Rodri seria espalmada com dificuldades por Bono. Durante os minutos finais, o bombardeio se seguiu sem nem precisar de suor dos celestes. Bono realizou mais algumas intervenções vitais e a zaga salvou em cima da linha uma batida de Julián Álvarez. O placar esteve completo nos acréscimos, em cruzamento rasteiro de João Cancelo e chute desimpedido de Rúben Dias. A goleada era mais digna à diferença entre as equipes.
O Manchester City é favoritíssimo para terminar na liderança do grupo e também renova suas credenciais ao título continental. Haaland continuará impressionando por mais um tempo e mostra como gosta ainda mais da Champions. Já o Sevilla não deve levar esta noite como parâmetro, mas é fato que o momento atravessado pelo time preocupa. Lopetegui escalou mal e tornou sua equipe presa ainda mais fácil.



