Guardiola sobre pressão de ganhar a Champions League: “Se eu perco, perco. Não sou perfeito”
Técnico falou sobre a expectativa para o confronto do Manchester City com o Bayern de Munique, nesta terça-feira; Guardiola tenta o seu terceiro título no torneio

As quartas de final da Champions League começam nesta terça-feira e teremos um duelo pesado: o jogo entre Manchester City e o Bayern de Munique, dois dos maiores candidatos ao título. Pep Guardiola, técnico do Manchester City, comentou sobre a pressão que existe sobre ele e sobre o time para conquistar o título europeu, inédito para o clube, e valorizou o fato de estar sempre chegando às fases decisivas.
O Manchester City chegou às quartas de final pela sexta temporada consecutiva, mas ainda não conseguiram conquistar o título. O melhor resultado do time até hoje foi quando chegou à decisão, na temporada 2020/21, mas perdeu a final para o Chelsea por 1 a 0, em um jogo realizado no Estádio do Dragão, no Porto, em Portugal. Curiosamente, o técnico do time adversário era Thomas Tuchel, que agora comanda o Bayern, adversário nestas quartas de final.
Guardiola teve um início de carreira fantástico, com a conquista de dois títulos da Champions League pelo Barcelona. Depois disso, ele não conseguiu repetir o feito nem no Bayern, nem no Manchester City. Ao menos até agora. Mesmo assim, o técnico sabe que a expectativa é normal e lida com isso.
“Queremos tentar. É uma honra estar aqui, contra um clube de elite como o Bayern de Munique. Estamos felizes por estar aqui. Você tem que merecer. Seis, sete anos atrás, quando eu cheguei aqui, ‘você está aqui para vencer a Champions League’. Acontece toda temporada. Tentamos toda temporada, mas há times que você enfrenta que também são bons e eles querem vencer também”, afirmou Guardiola.
“Queremos tentar, mas não significa que iremos vencer. Jack Nicklaus, quantos grandes torneios ele jogou na sua carreira? 120? Quantos ele ganhou? 18. Wow. Ele perdeu mais do que ganhou. Michael Jordan, o melhor atleta, ganhou seis títulos de NBA. Quantos anos ele jogou? 16? Ele perdeu mais do que ganhou. Esses jogos são muito difíceis. O mais importante é estar aqui, competir bem e fazer o nosso melhor. Se eu perco, perco. Não sou perfeito”, disse o treinador.
O duelo com o Bayern de Tuchel
O adversário do Manchester City, o Bayern de Munique, trocou de técnico recentemente. Demitiu Julian Nagelsmann e anunciou Thomas Tuchel. Já sob o novo comando, o time retomou a liderança da Bundesliga ao derrotar o rival Borussia Dortmund, mas foi eliminado da Copa da Alemanha em derrota parta o Freiburg. Comentando sobre o novo treinador, Guardiola afirmou que irá focar no seu time, porque é difícil prever o que o Bayern fará sob o comando de Tuchel, justamente por ser um novo técnico no comando.
“Os dois são muito criativos com a forma dos seus esquemas táticos e a forma como jogam”, afirmou Guardiola sobre Nagelsmann e Tuchel, respondendo uma pergunta sobre as diferenças entre os dois técnicos. “Vimos a forma como o Bayern de Munique que Tuchel colocou para jogar, mas talvez amanhã ele faça algo novo. Sempre tentamos prever. Eles têm qualidades em todos os departamentos. Seria difícil com Nagelsmann e será difícil com Tuchel. Mas ao mesmo tempo, não presto muita atenção a eles e tento focar no nosso time”.
O primeiro jogo entre os dois será no Etihad Stadium, em Manchester, com o segundo jogo na Allianz Arena, em Munique. Apesar de ter a vantagem de decidir em casa, Guardiola não acredita que o Bayern virá a campo com um plano de jogo defensivo.
“O Bayern não é um time construído para pensar no que irá acontecer na segunda partida. Eles virão para vencer. Da minha experiência quando estive lá, não importa onde você jogue, você tem que ser o Bayern de Munique e tentar vencer. Se eles defenderem mais do que o habitual nós estamos jogando bem, não porque a abordagem deles é vir aqui e ficar se defendendo”, disse Guardiola.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
“Haaland está no nível de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi”
Após o jogo contra o Southampton, o treinador fez um grande elogio ao número de gols que Haaland tem feito nesta temporada. São impressionantes 44 gols em 38 jogos até aqui, contando todas as temporadas, algo que fez o seu técnico o comparar com dois gênios.
“Incrível. Não é fácil pegar a bola no ar e colocar na grama. O primeiro tempo não foi no nosso melhor nível, mas ele mudou o jogo. Como um artilheiro, vivemos duas décadas incríveis com Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, mas ele está nesse nível”, afirmou Guardiola.
O jogo
Manchester City x Bayern de Munique
Terça-feira, 11 de abril, 17h (TNT, HBO Max, SBT, SBT Youtube)