Champions League

Gol de Vinicius Júnior contra o Bayern começou a ser preparado há nove meses

Real Madrid ficou no 2 a 2 com o Bayern de Munique pelo brilho de Vinicius Júnior, autor de dois gols

O primeiro gol do Real Madrid contra o Bayern de Munique na última terça-feira (30), pela ida da semifinal da Champions League, foi um espetáculo. Toni Kroos com espaço no meio-campo, Vinicius Júnior atraindo Kim Min-Jae e depois atacando as costas do zagueiro sul-coreano para receber um passe perfeito do alemão antes de marcar na saída de Manuel Neuer. Lindo, mas o que tem sido preparado há meses pelo clube espanhol, na verdade, foi o segundo tento, o de pênalti responsável por fechar o placar em 2 a 2.

Com a saída de Karim Benzema ao término da última temporada, o Madrid ficou sem cobrador de pênaltis. Por quase uma década essa função foi de Cristiano Ronaldo, depois Sergio Ramos assumiu com a saída do português até que o francês ganhou o posto. Para suceder o antigo camisa 9, a comissão técnica iniciou uma preparação com Vini Jr já na pré-temporada, especificamente com o assistente Francesco Mauri, como contou o jornal espanhol Marca.

Os treinos do brasileiro na marca da cal começaram contra o goleiro juvenil Fran González. Inicialmente, o ex-Flamengo apostava muito em cobranças de segurança, à direita do arqueiro, mas com o passar do tempo ganhou mais repertório para tentar em outros locais. Por exemplo, contra o Neuer, esperou o alemão tomar uma decisão e cobrou no meio do gol um pouco à esquerda.

No tempo normal, Vini nunca tinha batido pênaltis pelo Real. A primeira cobrança veio nesse momento de preparação, no amistoso contra o Barcelona na pré-temporada em julho do ano passado, quando o camisa 7 mandou a penalidade no travessão e ainda viu o time perder por 3 a 0 – nove meses depois, parece que aprendeu bem com esse erro.

Depois, em jogos oficiais, ganhou a responsabilidade, apenas, em dois El Clásicos, além do confronto com o Bayern. Primeiro, na decisão da Supercopa, superou Iñaki Peña com um chute rasteiro rasante à direita do goleiro. A outra, dessa vez contra Marc Ter-Stegen, mais um goleiraço, ele mandou no outro canto, novamente convicto e cravou na vitória por 3 a 2 pela La Liga que praticamente sacramentou o título madrilenho.

Já vice-artilheiro nas duas últimas temporadas (22 e 23 gols, respectivamente), o jogador da Seleção Brasileira lidera os gols em 2023/24 ao lado de Jude Bellingham, ambos com 21.

Vinicius Júnior atrás de Ronaldo na artilharia histórica do Real Madrid

Com 81 gols em seis anos com a camisa blanca, Vinicius Júnior é o segundo maior artilheiro brasileiro da história do clube, atrás apenas de Ronaldo Fenômeno, com 104. No entanto, no recorte de Champions, competição favorita do Real, já é o maior goleador verde e amarelo ao lado de Rodrygo, dupla de 20 gols cada.

– É uma honra [alcançar esses números pelo Real], pois de onde eu vim é extremamente difícil chegar até aqui. Por isso, sempre digo que já me considero um vencedor por estar neste ambiente, jogando com os melhores do mundo e cercado de pessoas boas. E estou muito contente por marcar gols com a camisa do Real Madrid, jogar partidas e alcançar objetivos, especialmente os de Ronaldo, que é um ídolo para mim. Antes eu só o via na televisão, e agora ele me dá muitos conselhos. Isso me deixa muito feliz, pois ele é um verdadeiro fenômeno. Portanto, se estou me aproximando dele, estou evoluindo e caminhando para construir uma grande história neste clube – afirmou Vini à TNT Sports.

A partida de volta da semi da Champions será na próxima quarta (8), no Santiago Bernabéu, onde os 90 minutos costumam ser “muito longos”.

– Estou muito feliz por continuar progredindo e marcando gols importantes com esta camisa, que é a maior do mundo. Preciso continuar trabalhando passo a passo, pois estou apenas no início. Quero marcar muitos mais gols por este clube. Com o Real Madrid, tudo é possível, e vamos ao Bernabéu, sabendo que os 90 minutos lá são muito longos. – completou o jovem.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de eSports no The Clutch. Além disso, atuou como assessor de imprensa no setor público e privado.
Botão Voltar ao topo