Champions League

Em meio a especulações sobre Haaland, Guardiola exalta norueguês: “Excepcional”

Às vésperas de enfrentar o norueguês em confronto entre City e Dortmund pela Champions, técnico evitou fechar portas para contratação recorde

Para quem há uma semana descartava que o Manchester City pudesse fazer uma contratação de mais de £ 100 milhões, quebrando o recorde do clube, Pep Guardiola basicamente deixou a porta entreaberta para um possível investimento pesado no queridinho do futebol mundial do momento, Erling Haaland. Destacando o atacante, que descreveu como “excepcional”, o técnico do City evitou rechaçar um possível investimento pesado no futuro próximo e, assim, abriu margem para interpretações sobre uma potencial abordagem pela contratação do norueguês.

A possível saída de Haaland do Dortmund ao fim da temporada tem sido alvo de rumores frequentes. Entre os supostos pretendentes estariam Real Madrid, Barcelona, Chelsea, Manchester United, Liverpool e Manchester City. As especulações dão conta de que a compra do centroavante na próxima janela de transferências custaria ao interessado algo em torno de £ 150 milhões.

Com o City sendo um dos possíveis destinos mais citados, Guardiola havia afirmado na semana passada que era “impossível” que o clube quebrasse seu recorde de transferências quando o mercado abrisse – Rúben Dias se tornou a contratação mais cara da história do clube inglês ao se transferir do Benfica por £ 64 milhões em setembro de 2020. Agora, no entanto, o técnico catalão parece ceder.

“Até agora, o clube decidiu não gastar quase £ 100 milhões por um jogador ou mais do que isso. Talvez no futuro isso aconteça, caso eles decidam que é necessário para melhorar a equipe pelos próximos cinco, dez anos, por muitas razões. Mas, até agora, o clube, a organização, o CEO e o diretor esportivo decidiram não fazer isso e, por isso, não fizeram. Mas talvez no futuro, não sei”, afirmou Guardiola nesta segunda-feira (5), em entrevista coletiva.

O treinador do City encheu de elogios Haaland, por ora apenas adversário de quartas de final do City na Champions League, dizendo que não é preciso ser um especialista para ver que se trata de alguém impressionante.

“Marcar este número de gols nesta idade não é fácil. Ele tem 20 anos, e os números falam por si só. Quando isso acontece, é porque ele pode marcar de direita, de esquerda, em contra-ataques, dentro da área… É um atacante fantástico, todos sabem disso”, avaliou.

Questionado de maneira pouco sutil se Haaland poderia se transferir do Dortmund por mais de £ 100 milhões, Guardiola desconversou, apesar de compreender o falatório em torno do goleador.

“Não sei (se seu valor de transferência será de mais de £100 milhões), é uma pergunta para o Dortmund, para seu empresário (Mino Raiola), então não sei. Entendo perfeitamente que as pessoas perguntem do Haaland, porque é claro que é um atacante excepcional. Mas não é apropriado para mim falar de um jogador de outro clube. O que eu posso dizer é que ele é um atacante excepcional. Com sua idade, é um atacante excepcional. Um jogador fantástico, isso é tudo (que vou dizer).”

Na atual temporada, Haaland soma 33 gols em 32 partidas pelo Borussia Dortmund. Seus números são ainda mais impressionantes na Champions League, sua competição preferida: dez gols em seis jogos. Contra o City, o norueguês travará um interessante duelo, visto que se trata da melhor defesa na competição: apenas um gol sofrido em oito jogos.

Manchester City e Borussia Dortmund se enfrentam nesta terça-feira, no Etihad Stadium, às 16h (horário de Brasília), com transmissão de TNT, Facebook TNT Sports e Estádio TNT Sports. Fique ligado na Programação de TV para atualização completa sobre isso.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo