De Jong pode ser a arma secreta do Barcelona para eliminar PSG da Champions
Holandês deve ocupar a posição de primeiro volante ao lado de Pedri e Gundogan no meio-campo
Frenkie de Jong, holandês de 26 anos, deve ser o primeiro volante do Barcelona no confronto de volta das quartas de final da Champions League, em confronto diante do PSG (onde assistir). O time catalão está em vantagem após vitória por 3 a 2 na ida, em pleno Parque dos Príncipes, em Paris. Segundo informações do portal Sport, De Jong, ao lado de Pedri e Gundogan no meio de campo, pode ser o fator surpresa da equipe de Xavi no duelo de volta.
A expectativa é de que o Barcelona seja ofensivo e não tente segurar a vantagem construída no jogo da ida. Vale lembrar que a equipe comandada por Xavi pode empatar o segundo jogo que ainda vai conquistar a vaga para a semifinal da competição.
Ainda segundo o portal espanhol, ideia era que o dinamarquês Christensen ocupasse a posição à frente da zaga catalã. Contudo, o cartão amarelo recebido no jogo da ida, impedirá o jogador de entrar em campo, caindo nos braços de De Jong, a responsabilidade de qualificar a saída de bola do Barcelona.
Apesar de estar jogando de modo mais avançado desde que chegou ao clube espanhol, Frenkie conhece bem a posição de “pivô”, como é conhecida a função de primeiro volante na Espanha. Durante sua boa passagem pelo Ajax, o jogador cumpriu a função de meio-campo mais defensivo sob o comando de Eric Ten Hag, e não deve sentir dificuldades para se adaptar a função nesta terça-feira (16).
Além disso, a presença de Pedri e Gundogan ao seu lado pode fazer com que o holandês, vez ou outra, saia um pouco de sua função e pise mais na área, principalmente se o Barcelona precisar correr atrás do resultado.
Crescimento nos últimos jogos é outro fator importante ao Barcelona
Além da presença de De Jong qualificando a saída de bola do Barcelona, o crescimento individual de algumas peças da equipe tem ajudado o time catalão a recuperar uma temporada que parecia perdida. A última derrota da equipe ocorreu no dia 27 de janeiro, goleada de 5 a 3 sofrida em casa diante do Villarreal. De lá para cá são 13 jogos disputados, com dez vitórias e três empates, contando todas as competições.
As boas exibições de Cubarsí na zaga, Koundé na lateral-direita, Cancelo na esquerda e do trio de ataque, formado por Raphinha, Yamal e Lewandovski, dão esperanças ao torcedor do Barcelona, que pode voltar a uma semifinal de Champions League após cinco anos. Na temporada 2018/2019, os espanhóis foram eliminados pelo Liverpool após vencer o jogo de ida em casa por 3 a 0, mas perder a volta sofrendo uma goleada por 4 a 0.
Por que De Jong pode ser importante diante do PSG?
- Dono de boa qualidade no passe, o holandês de 26 anos pode dar a dinâmica e a velocidade necessária para o Barcelona controlar o jogo de volta contra o PSG, e garantir sua vaga na semifinal da Champions League;
- De Jong terá a companhia de Pedri e Gundogan no meio-campo do Barcelona, o que pode indicar um time ofensivo, que não vai administrar a vantagem conquistada no jogo de ida, em Paris;
- O holandês já atuou na função de primeiro volante em sua passagem pelo Ajax, quando foi treinado por Erik ten Hag, atualmente no Manchester United.