Champions League

De Jong pode ser a arma secreta do Barcelona para eliminar PSG da Champions

Holandês deve ocupar a posição de primeiro volante ao lado de Pedri e Gundogan no meio-campo

Frenkie de Jong, holandês de 26 anos, deve ser o primeiro volante do Barcelona no confronto de volta das quartas de final da Champions League, em confronto diante do PSG (onde assistir). O time catalão está em vantagem após vitória por 3 a 2 na ida, em pleno Parque dos Príncipes, em Paris. Segundo informações do portal Sport, De Jong, ao lado de Pedri e Gundogan no meio de campo, pode ser o fator surpresa da equipe de Xavi no duelo de volta.  

A expectativa é de que o Barcelona seja ofensivo e não tente segurar a vantagem construída no jogo da ida. Vale lembrar que a equipe comandada por Xavi pode empatar o segundo jogo que ainda vai conquistar a vaga para a semifinal da competição.  

Ainda segundo o portal espanhol, ideia era que o dinamarquês Christensen ocupasse a posição à frente da zaga catalã. Contudo, o cartão amarelo recebido no jogo da ida, impedirá o jogador de entrar em campo, caindo nos braços de De Jong, a responsabilidade de qualificar a saída de bola do Barcelona.  

Apesar de estar jogando de modo mais avançado desde que chegou ao clube espanhol, Frenkie conhece bem a posição de “pivô”, como é conhecida a função de primeiro volante na Espanha. Durante sua boa passagem pelo Ajax, o jogador cumpriu a função de meio-campo mais defensivo sob o comando de Eric Ten Hag, e não deve sentir dificuldades para se adaptar a função nesta terça-feira (16).  

Além disso, a presença de Pedri e Gundogan ao seu lado pode fazer com que o holandês, vez ou outra, saia um pouco de sua função e pise mais na área, principalmente se o Barcelona precisar correr atrás do resultado.  

Crescimento nos últimos jogos é outro fator importante ao Barcelona 

Além da presença de De Jong qualificando a saída de bola do Barcelona, o crescimento individual de algumas peças da equipe tem ajudado o time catalão a recuperar uma temporada que parecia perdida. A última derrota da equipe ocorreu no dia 27 de janeiro, goleada de 5 a 3 sofrida em casa diante do Villarreal. De lá para cá são 13 jogos disputados, com dez vitórias e três empates, contando todas as competições. 

As boas exibições de Cubarsí na zaga, Koundé na lateral-direita, Cancelo na esquerda e do trio de ataque, formado por Raphinha, Yamal e Lewandovski, dão esperanças ao torcedor do Barcelona, que pode voltar a uma semifinal de Champions League após cinco anos. Na temporada 2018/2019, os espanhóis foram eliminados pelo Liverpool após vencer o jogo de ida em casa por 3 a 0, mas perder a volta sofrendo uma goleada por 4 a 0. 

Por que De Jong pode ser importante diante do PSG?

  • Dono de boa qualidade no passe, o holandês de 26 anos pode dar a dinâmica e a velocidade necessária para o Barcelona controlar o jogo de volta contra o PSG, e garantir sua vaga na semifinal da Champions League;
  • De Jong terá a companhia de Pedri e Gundogan no meio-campo do Barcelona, o que pode indicar um time ofensivo, que não vai administrar a vantagem conquistada no jogo de ida, em Paris;
  • O holandês já atuou na função de primeiro volante em sua passagem pelo Ajax, quando foi treinado por Erik ten Hag, atualmente no Manchester United.
Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo