Champions League

Champions League: jogos de ida da segunda fase deixam porta aberta a zebras

O KÍ segue vivo em busca da classificação à terceira fase classificatória, enquanto o Galatasaray tropeçou na estreia contra o Zalgiris

A Champions League ganha forma nesta nova temporada que se inicia. Nesta semana, o torneio continental teve o pontapé inicial de sua segunda fase classificatória. A maior parte dos jogos faz parte da Rota dos Campeões, com os vencedores das ligas nacionais, mas a Rota da Liga também começou. E a sensação é de cenário aberto para algumas surpresas, após os confrontos de ida. Times como o KÍ e o HJK Helsinque podem desbancar favoritos, enquanto o Galatasaray só empatou fora de casa contra o Zalgiris Vilnius.

Cenário apertado em várias partidas

O Galatasaray é o time mais forte nesta etapa da Champions, mas só empatou na visita ao Zalgiris Vilnius, na terça-feira. Os gols no empate por 2 a 2 na Lituânia ficaram para o segundo tempo. Mathias Oyewusi abriu o placar para o Zalgiris, antes de Abdülkerim Bardakci e Halil Dervisoglu virarem ao Galatasaray. Nos acréscimos, Donatas Kazlauskas forçou o empate para os lituanos. Os turcos não estavam com o time completo, mas foram titulares Nicolò Zaniolo, Sérgio Oliveira, Fernando Muslera e o recém-contratado Angeliño, enquanto Dries Mertens entrou no segundo tempo.

Sensação na fase anterior da Champions, o faroense KÍ Klaksvík repetiu o cenário que culminou na classificação contra o Ferencváros e, desta vez, empatou na ida contra o Häcken, campeão sueco. Os times ficaram no 0 a 0 em Klaksvík. O HJK Helsinque se deu bem na ida contra o Molde, ao vencer os noruegueses por 1 a 0 na Finlândia, gol de Topi Keskinen. Já o Copenhague voltou para casa com os 2 a 0 sobre o Breidablik. Jordan Larsson e Rasmus Falk balançaram as redes na Islândia.

Vários duelos tiveram placares apertados. O Ludogorets empatou por 1 a 1 com o Olimpija Ljubljana na Bulgária, gols de Dominik Yankov para os anfitriões e Timi Elsnik para os visitantes. O Sheriff Tiraspol fez sua parte em Moldova e derrotou os israelenses do Maccabi Haifa por 1 a 0, gol do marroquino Mohamed Talal. O Slovan Bratislava voltou com uma boa vitória da Bósnia, ao ganhar do Zrinjski por 1 a 0, gol de Zuberu Sharani para os eslovacos.

Já na Polônia, a partida mais movimentada da rodada teve o triunfo do Raków Czestochowa por 3 a 2 sobre o Qarabag. Elvin Cagarguliyev (contra) e Fabian Piasecki abriram dois gols de vantagem para os campeões poloneses, mas Redon Xhixha fez os dois tentos para o empate dos azeris. O triunfo do Raków se confirmou apenas aos 46 do segundo tempo, graças a Sonny Kittel, grande reforço da temporada ao chegar do Hamburgo. O alemão mandou uma paulada de fora da área e acertou o ângulo.

Duas grandes goleadas

A maior goleada das partidas de ida foi aplicada pelo Aris Limassol, estreante na Champions e equipe que merece atenção pela ascensão recente. Os campeões cipriotas anotaram 6 a 2 sobre o Bate Borisov em Limassol. O destaque ficou para Yannick Gomis, autor de dois gols dos alviverdes. O lateral brasileiro Cajú garantiu duas assistências, enquanto o goleiro Vaná usou a braçadeira de capitão. Outro time a golear foi o Dinamo Zagreb, costumeiro participante da fase de grupos da Champions. Os croatas receberam o Astana e anotaram 4 a 0 no Maksimir. Luka Ivanusec garantiu uma tripleta.

Começa a Rota da Liga

A segunda fase classificatória também abriu a temporada da Rota da Liga, com os times que não conquistaram seus campeonatos nacionais e buscam uma vaga na fase de grupos. De volta à Champions depois de oito anos, o Panathinaikos anotou 3 a 1 no Dnipro-1, que vem de boa temporada na Conference. Andraz Sporar, Filip Djuricic e Fotis Ioannidis anotaram os gols dos gregos. A partida ocorreu na Eslováquia, por causa da guerra na Ucrânia.  Em outro compromisso da Rota da Liga, Servette e Genk empataram por 1 a 1. Os belgas marcaram primeiro com Tolu Arokodare, mas Steve Rouiller salvou os suíços na reta final em Genebra. O Servette volta à Champions depois de 23 anos.

Os resultados da Champions

  • Zalgiris Vilnius (Lituânia) 2×2 Galatasaray (Turquia)
  • Ludogorets (Bulgária) 1×1 Olimpija (Eslovênia)
  • Raków (Polônia) 3×2 Qarabag (Azerbaijão)
  • KÍ (Ilhas Faroe) 0x0 Häcken (Suécia)
  • HJK (Finlândia) 1×0 Molde (Noruega)
  • Breidablik (Islândia) 0x2 Copenhague (Dinamarca)
  • Sheriff Tiraspol (Moldova) 1×0 Maccabi Haifa (Israel)
  • Aris Limassol (Chipre) 6×2 Bate Borisov (Belarus)
  • Zrinjski Mostar (Bósnia) 0x1 Slovan Bratislava (Eslováquia)
  • Dinamo Zagreb (Croácia) 4×0 Astana (Cazaquistão)
  • Dnipro-1 (Ucrânia) 1×3 Panathinaikos (Grécia)
  • Servette (Suíça) 1×1 Genk (Bélgica)

Dia também de Conference

A semana também tem partidas válidas pela segunda fase preliminar da Conference League. Alguns times tradicionais entraram em campo nesta quarta. O Fenerbahçe deu show nos 5 a 0 sobre os moldavos do Zimbru Chisinau. Foi um recital dos novos contratados: Edin Dzeko fez gol e deu duas assistências; Sebastian Szymanski e Ryan Kent também deixaram os seus; Dusan Tadic contribuiu com uma linda assistência para Ferdi Kadioglu. Vai ser um time para acompanhar de perto na temporada.

Uma partida curiosa ocorreu na Bulgária: o CSKA-1948, que subiu das divisões de acesso e reivindica os direitos sobre a história do CSKA Sofia, enfrentou o FCSB, o antigo Steaua Bucareste que perdeu os direitos do uso de seus símbolos. Com uma ligação mais forte com a tradição e mais apoiado por sua torcida original (o que não acontece com o CSKA-1948), o FCSB ganhou por 1 a 0 em Sofia, gol de Florinel Coman. Outro time relevante que fez sua parte foi o Midtjylland, que derrotou o luxemburguês Progrès Niederkorn por 2 a 0 na Dinamarca. Os nórdicos tiveram entre os titulares o centroavante Cho Gue-sung, destaque da Coreia do Sul na Copa do Mundo e que estreou com gol no final de semana, pela liga nacional.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo