Champions League

Garotos comandaram Barcelona em uma vitória contra o Shakhtar que poderia ter sido menos sofrida

Após bom primeiro tempo, Barcelona relaxou, sofreu gol do Shakhtar e teve que segurar vantagem para se manter 100% na Champions League

O Barcelona venceu o Shakhtar Donetsk por 2 x 1 na tarde desta quarta-feira pela 3ª rodada da Champions League. Nem mesmo o fato de estar jogando fora do Camp Nou, que está em reforma, fez o jovem time Blaugrana se intimidar. Jogando um futebol de muita intensidade, marcando em cima a todo o momento, e com a habilidade de seus jogadores, o placar no Estádio Olímpico Lluís Companys foi construído com muita naturalidade no primeiro tempo. Porém, os ucranianos lutaram muito na segunda etapa, conseguiram seu gol, e impuseram dificuldades ao time catalão.

Os gols do Barcelona foram anotados por Ferrán Torres e Fermín Lopez, enquanto Sudakov descontou para o time ucraniano.

Com o resultado, o Barça manteve os 100% de aproveitamento na Champions League. O time Blaugrana marcou oito gols, sendo o melhor ataque de sua chave, e foi vazado pela primeira vez em três jogos na competição, provando que a mesclagem entre experiência e juventude, e uma das estratégias mais eficientes para conseguir montar um time competitivo.

O Shakhtar Donetsk manteve a 3ª colocação do grupo, e deve brigar pela 2ª colocação da chave com o Porto, que nesta rodada, vai enfrentar o lanterna Royal Antwerp. Com apenas três pontos em três jogos, a situação dos ucranianos começa a se complicar, e caso não vença nas próximas rodadas, fatalmente ficará de fora das oitavas de final da principal competição de clubes da Europa.

Meninos do Barcelona brincam de jogar bola e abrem dois de vantagem

O primeiro tempo no Estádio Olímpico Lluís Companys, na Catalunha, foi de um time só. Jogando fácil, com habilidade, e muita troca de passes, ao melhor estilo Barcelona, o time Blaugrana dominou as ações, e poderia ter virado os 45 minutos iniciais com uma margem ainda maior de gols. Lamine Yamal, Fermín López, e Ferran Torres passearam em campo, e proporcionaram um show à parte aos quase 42 mil pagantes que subiram a Montanha Mágica, local como é conhecido os arredores do local do jogo, que fica literalmente em uma montanha.

Logo aos quatro minutos do primeiro tempo, o craque Gündogan, outro destaque em campo, com desarmes e passes precisos, tentou definir sozinho a jogada, passou por dois defensores, mas foi desarmado no momento da finalização. No mesmo lance, após cobrança de escanteio, o meia Oriol Romeu chegou bem para cabecear, mas mandou a bola por cima da meta do goleiro Riznyk.

Aos sete minutos, mais uma boa chance por parte do time catalão. Após saída de bola errada do time do Shakhtar, Fermín interceptou a jogada, limpou a marcação e tentou um chute de frente para o goleiro, que com os pés, salvou a pátria do time ucraniano. Acuado em campo, a primeira chegada do Shakhtar aconteceu somente aos 11 minutos. Zubkov carregou a bola pela direita, e tentou um chute forte no canto de Ter Stegen, que pulou para fazer firme defesa.

A partir deste ponto, o jogo ficou mais parado, com o Barcelona rodando mais a bola, mas sem conseguir criar uma chance clara de gola. O time Blaugrana só voltou a criar algum lance de perigo aos 24 minutos, quando o português João cancelo escapou pela direita, e invadiu a área, o lateral ainda deu um lindo corte no zagueiro Mtvienko, e bateu de pé esquerdo. O goleiro Riznyk defendeu em dois lances, e quase a bola escapou entre as suas pernas.

Mas aos 27 minutos não teve jeito, e a garotada do Barcelona chegou ao seu primeiro gol por intermédio de Ferrán Torres. Fermín recebeu lançamento na área, dominou e bateu na saída do goleiro, a bola explodiu na trave, e voltou limpa para Ferrán, que livre, leve, e solto, pegou um belo chute para estufar as redes. O assistente chegou a anotar impedimento no lance, mas depois da revisão do VAR, o tento foi validado.

Oito minutos mais tarde, o Barcelona chegaria ao seu segundo gol, com Fermín López, que marcou um lindo gol. O jovem recebeu na entrada da grande área, limpou a marcação e mandou uma bomba que acertou o ângulo de Riznyk. Controlando as ações até o fim do primeiro tempo, o placar virou em vantagem de dois gols para o time catalão.

Ucranianos reagem, mas Barcelona segura a vantagem, em segundo tempo animado

O início do segundo tempo começou tão animado como o final do primeiro tempo na Catalunha. Logo aos três minutos da etapa final, após bela troca de passes do Barcelona, Marcos Alonso cruzou, a bola passou por toda a extensão da área, e encontrou João Félix, que cabeceou firme, para mais uma grande intervenção de Riznyk. Um minuto mais tarde, Marcos Alonso cobrou falta pela ponta esquerda, e mandou a bola no canto do arqueiro ucraniano. O porteiro do Shakhtar chegou a defender, mas soltou a pelota, que por pouco não foi pega no rebote por Ferrán Torres.

Apesar da vantagem, o Barcelona acabou se desleixando um pouco em campo, e viu o Shakhtar se animar no jogo. Sudakov carregou pelo meio e tentou o passe, a bola bateu em seu companheiro, e voltou à feição para o meia, que mandou uma sapatada de fora da área, mas mandou por cima do gol. Porém, oito minutos mais tarde, o time ucraniano diminuiu a contagem com o mesmo Sudakov.

Após belo contra-ataque, Zubklov foi lançado pela esquerda, tocou em profundidade para Sudakov, que enfiou o pé na bola e mandou para o fundo do barbante, diminuindo o marcado na Catalunha. Aos 23 o Barcelona respondeu e quase marcou set terceiro gol com Fermín López. O volante recebeu passe de Lamine Yamal, e mandou um chute forte da entrada da área, fazendo a bola explodir na trave.

Na continuidade da jogada, Fermín recebeu cruzamento e mandou de cabeça para o fundo do gol, porém, mais uma vez, a arbitragem entrou em ação e anulou o lance por impedimento. A segunda metade do segundo tempo na Catalunha foi infernal para o Barcelona. O time espanhol relaxou demais, e viu o adversário vir com tudo para buscar o empate a qualquer custo.

Entretanto, o time do Shakhtar tinha muitas dificuldades para criar por meio da troca de passes, e acabou abusando um pouco das bolas aéreas, o que facilitou o trabalho da dupla de zaga do Barcelona, formda por Iñigo Martínez e Ronald Araújo.

Aos 32 minutos, mais um lance de perigo em favor do time ucraniano. Stepanenko recebeu na entrada da área, e tentou o chute colocado, a bola passou ao lado do gol com muito perigo. Na base da pressão, o Shakhtar seguiu no campo de ataque, e por pouco não empatou o jogo. Após boa jogada do ex-são paulino Newerton pela esquerda, carregou a bola e tentou o chute, a bola desviou na zaga do Barcelona e passou com perigo ao lado da meta de Ter Stegen.

Ao final do confronto, o Barcelona comemorou mais três pontos importantes, e a manutenção da liderança do Grupo H da Champions League. O próximo jogo do time Blaugrana terá o Real Madrid como adversário, no grande clássico espanhol, pela La Liga. Já o Shakhtar enfrentará o Chronomorets por mais uma rodada do Campeonato Ucraniano em seu próximo compromisso na temporada.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Existe um ditado que diz que o bom filho a casa retorna não é? Pois bem, sou Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia, de volta ao site após quatro anos, e agora redator do Trivela, um dos maiores portais de futebol do Brasil. Sou jornalista, especializado em Marketing digital e narrador do Portal Futebol Interior e também da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo