Quem é o garoto que precisou de 34 segundos para fazer gol em seu primeiro toque na bola como profissional?
Marc Guiu, de 17 anos, marcou no primeiro toque na bola como profissional na vitória do Barcelona sobre o Athletic Bilbao
Mais rápido que um avião. Marc Guiu, de apenas 17 anos, precisou de apenas 34 segundos em campo para protagonizar um dos momentos mais lindos e emocionantes da temporada 2023/2024 no futebol espanhol. Na partida entre Barcelona e Athletic Bilbao, aos 35 minutos da etapa complementar, o jovem atacante foi para as redes em seu primeiro toque a bola como profissional, e fez explodir o coração de familiares, que foram as lágrimas com seu feito na vitória Blaugrana por 1 x 0.
Com o feito, Marc Guiu quebrou dois recordes de uma só vez. Além de se tornar o atacante mais jovem a balançar as redes em estreias pelo Campeonato Espanhol, ele agora é também o mais rápido do time a marcar após entrar em campo pela primeira vez na La Liga. Guiu teve chance de entrar no jogo aos 33 minutos e 41 segundos de jogo no Estádio Cam Nou, e abriu o placar aos 34 minutos e 15 segundos, após receber bom passe do português João Félix, dominar com categoria e finalizar com a perna direita, na saída de Unai Simón.
Após a partida, o garoto mal sabia mensurar o tamanho de seu feito. Para Marc Guiu, o gol marcado em seu primeiro toque como profissional foi o resultado de um árduo treinamento e intenso trabalho dentro e fora de campo, recompensado com um gol importante, e que manteve o Barcelona entre os quatro mais bem colocados da La Liga, com 24 pontos, um atrás do surpreendente Girona e do líder Real Madrid, que possuem 25 cada.
“Eu não acredito. Me falta ar. Estou desfrutando o momento. A gente não imagina, mas estou trabalhando toda a vida para aproveitar as oportunidades que chegaram”, afirmou o jovem atacante.
😍 LO BONITO DEL FÚTBOL
👏 Así ha reaccionado la familia de Marc Guiu a su debut y gol para dar la victoria al Barça pic.twitter.com/PBpB1UMrZB
— Post United (@postunited) October 22, 2023
Marc Guiu é recompensado após trajetória promissora na base
Nascido no dia quatro de janeiro de 2006, Marc Guiu pode não se lembrar dos grandes craques da forte geração espanhola que desfilou seu futebol e dominou a Europa e o mundo entre 2008 e 2012, com uma filosofia de jogo própria, altamente competitiva, e que encantava. Sob a batuta do lendário Vicente Del Bosque, A Fúria foi bi-campeã seguida da Euro, em 2008, e 2012, e de quebra, faturou a Copa do Mundo da África do Sul em 2010.
Parte de uma nova geração, ele pode integrar mais um período vitorioso na história do futebol espanhol. Com apenas 17 anos, o jovem atacante, nascido na cidade de Granollers, município na comarca de Vallès Oriental, na província de Barcelona, marcou oito gols em 12 jogos pela seleção de base da Espanha, e ao longo de seu período como jogador das Canteras, marcou quatro gols em 14 jogos.
Yamal Lamine é mais um jovem recordista das Canteras do Barcelona
Companheiro de Marc Guiu, Lamine Yamal, jogador nascido na Espanha, filho de pai marroquino e mãe de Guiné-Equatorial, é mais um exemplo de jovem que subiu cedo para o profissional, na seleção e no Barcelona. Ele precisou de pouco tempo para quebrar inúmeros recordes dentro do futebol. Com apenas 16 anos e 3 meses, Yamal foi o jogador mais novo do Campeonato Espanhol a ser titular no Barcelona.
Ele também é o mais novo a:
- Ser titular na história da Champions League;
- Fazer um gol pelo Barcelona;
- Fazer um gol na história do Campeonato Espanhol;
- Fazer um gol pela seleção da Espanha.
Na partida entre Geórgia e Espanha, pela 3ª rodada das Eliminatórias para a Eurocopa de 2024, o jovem Yamal marcou o sétimo gol da Fúria na goleada por 7 x 1 dos espanhóis, em jogo realizado no dia oito de setembro deste ano. Pelo Barcelona, a jovem promessa já disputou 12 jogos como titular, sendo dez partidas na La Liga, e duas na Champions League. Marcou um gol no empate por 2 x 2 diante do Granada, pelo Campeonato Espanhol, e deu duas assistências.
Barcelona recorre às categorias de base para montar equipe forte
Alejandro Baldé, Gavi, Fermín López, Lamine Yamal, Marc Guiu, Ander Astralaga, Héctor Fort, Unai Hernández, Iñaki Penã, o que estes jogadores têm comum? Todos foram revelados nas categorias de base do Barcelona e integram o time principal da equipe para esta temporada. O objetivo do clube ao usar atletas tão jovens e promissores na equipe profissional, é economizar recursos em contratações, e valorizar os atletas que chegam de categorias inferiores, mas que poderão se desenvolver ao máximo no clube Blaugrana.
Sem a necessidade de contratar tantos jogadores para formar o elenco, o Barcelona ganha duas vezes ao investir em seus talentos das Canteras, já que poderão valorizar o passe dos jovens atletas em futuras negociações, e caso necessite, não precisa mais ir ao mercado de transferências, o que pode ser benéfico aos cofres do clube. Formando jogadores de qualidade, e com um caixa cada vez mais forte, o time da Catalunha segue firme para tentar retomar o protagonismo no futebol europeu, seguindo os passos deixados por Guardiola desde a sua saída.
Xavi, conhecedor e um dos representantes do estilo Barcelona de jogar em boa parte deste século, foi um dos pilares de Guardiola, na era que revolucionou o futebol mundial, entre 2009 e 2016, agora como treinador do time catalão, o ex-meia tem a chance de repetir os feitos do time que o formou para o futebol, e com uma geração que tem tudo para conquistar tudo.