Champions League

Barcelona x PSG bateu recorde antes mesmo da bola rolar

Pela primeira vez na história do mata-mata da Champions, três jogadores com 18 anos ou menos iniciaram uma partida

Nesta terça-feira (16), Barcelona e PSG fizeram história na Champions League antes mesmo da bola rolar no Estádio Olímpico Lluís Companys, em jogo válido pela volta das quartas de final. O motivo? Pela primeira vez, três jogadores com 18 anos ou menos iniciaram uma partida da fase eliminatória da competição continental. São eles: Warren Zaïre-Emery (18 anos), Pau Cubarsí (17 anos) e Lamine Yamal (16 anos).

Assim que as escalações das duas equipes saíram, o recorde foi computado. Nunca na história do mata-mata da Champions League, três jogadores com 18 anos ou menos começaram jogando.

Quem são os jogadores que bateram o recorde na Champions?

Warren Zaïre-Emery (PSG)

Com apenas 18 anos, Warren Zaïre-Emery é titular absoluto do PSG na Ligue 1 e na Champions League. E não é exagero nenhum dizer que o francês já pode ser considerado um meio-campista completo, ao menos na dominância dos principais fundamentos de sua posição.

O camisa 33 se destaca na parte técnica e física, mas principalmente tática. Forte no desarme, exímio condutor e retedor de bola, já se provou um jogador eficiente nos passes. Um distribuidor de jogadas nato. Ele faz o famoso feijão com arroz, mas com excelência. Fundamental para o bom funcionamento de sua equipe, o meia se diferencia também por sua versatilidade dentro das quatro linhas, tendo o poder de preencher perfeitamente qualquer um dos três espaços no meio-campo.

Pau Cubarsí (Barcelona)

Para muitos, o futuro melhor zagueiro da Espanha. Imposição física, senso de posicionamento, precisão em passes e lançamentos. Pau Cubarsí é uma verdadeira joia a ser lapidada pelo Barcelona. O potencial do defensor, que começou nas categorias de base do Girona e defendeu o time B do Barça até dezembro de 2023, é gigantesco e merece uma atenção especial. Em poucos jogos, já conseguiu demonstrar isso e conquistar a torcida culé.

Lamine Yamal (Barcelona)

O jogador e marcador (de gol) mais jovem da história do Barcelona e da Seleção Espanhola. Este é Lamine Yamal. Rápido, habilidoso e ousado, o ponta-direita se diferencia na tomada de decisão precisa em momentos-chave, além das qualidades de liderança impressionantes para um atleta de sua idade. A energia e autoconfiança do garoto prodígio são apreciadas por Xavi Hernández, que não exita em usá-lo.

Barcelona x PSG: o que está em jogo?

Cinco vezes campeão da Champions League, o Barcelona está em busca de seu sexto título europeu. Em La Liga, o clube catalão não faz campanha ruim, mas deve ser superado pelo Real Madrid, que caminha a passos largos rumo à conquista do troféu nacional. Por isso, Xavi e companhia enxergam a competição continental como a oportunidade perfeita de encerrar a temporada de maneira positiva.

O PSG, por sua vez, nunca conquistou a Champions League e sonha em colocar um ponto final neste incômodo tabu. Líder da Ligue 1 e finalista da Copa da França, a equipe parisiense, comandada pelo ex-Barcelona Luis Enrique, quer faturar a tríplice coroa na temporada, algo até então inédito na história do clube.

No jogo de ida, realizado no Parque dos Príncipes, o Barcelona derrotou o PSG por 3 a 2 e, por isso, joga pelo empate na partida de volta. Para ficar com a vaga, o time francês precisa vencer por dois ou mais gols de diferença.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo