Champions League

Zagueiro brasileiro perde a cabeça e Atalanta prova próprio veneno na Champions League

Mesmo favorita, a Atalanta foi eliminada nos playoffs da Champions League para o Club Brugge, que tem muitos méritos

Favoritismo não entra em campo, e a Atalanta confirmou essa máxima do futebol contra o Club Brugge. Os italianos foram eliminados pelos belgas nos playoffs da Champions League, provando do seu próprio veneno: a eficiência ofensiva.

Nesta terça-feira (18), La Dea perdeu para os Azuis e Pretos por 3 a 1, em Bérgamo, na Itália, pelo jogo de volta da decisão do torneio. E não foi por falta de tentativa da Atalanta, que tentou encurrar o Brugge desde o apito inicial.

Antes da bola rolar, os italianos disputaram 38 jogos nesta temporada, e haviam marcado incríveis 81 gols — média de 2,13 por partida. Entretanto, a vantagem era dos belgas, que venceram na ida dos playoffs da Liga dos Campeões por 2 a 1.

O técnico Gian Piero Gasperini é conhecido por sua busca incessante pelo ataque. E nas condições que La Dea se encontrava, foi exatamente isso aconteceu. O problema é que os Azuis e Pretos foram mortais nos contra-ataques.

Em quatro finalizações certas, o Brugge balançou as redes três vezes. Por outro lado, a Atalanta chutou 11 bolas em direção ao gol, mas apenas uma delas completou seu objetivo. Simon Mignolet (aquele ex-Liverpool) ainda defendeu um pênalti de Ademola Lookman.

Mesmo com a 9ª melhor campanha da primeira fase da Champions, os italianos não foram páreos para os belgas, que ficaram com a última vaga nos playoffs. Agora, resta aguardar a definição do próximo adversário.

Rafael Tolói perde a cabeça na Atalanta

Rafael Tolói, capitão da Atalanta Foto: (Imago)
Rafael Tolói, capitão da Atalanta Foto: (Imago)

Nos minutos finais, com a classificação cada vez mais improvável, De Cuyper tentou ganhar tempo para o Club Brugge atrasando uma cobrança de lateral da Atalanta, o que irritou Rafael Tolói. E o zagueiro ítalo-brasileiro revidou.

Primeiro, o jogador de 33 anos tentou jogar a bola no rival, mas acabou escorregando. O árbitro percebeu a ira de Tolói e tentou segurá-lo, mas o defensor de La Dea acertou um empurrão nas costas do lateral dos Azuis e Pretos.

O ítalo-brasileiro foi expulso com um cartão vermelho direto. Desde 2015 no futebol italiano, Rafael Tolói é um dos ídolos do atual elenco da Atalanta. Campeão da Eurocopa em 2021, o zagueiro também ajudou na conquista inédita da Liga Europa na última temporada.

Contudo, em 2024/25, Tolói não manteve a titularidade com Gasperini. Até aqui, são 12 jogos e uma assistência. O defensor ítalo-brasileiro tem contrato com La Dea até junho. No ano passado, teve proposta do Vasco, mas recusou um retorno ao Brasil naquele momento.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo