Zagueiro brasileiro perde a cabeça e Atalanta prova próprio veneno na Champions League
Mesmo favorita, a Atalanta foi eliminada nos playoffs da Champions League para o Club Brugge, que tem muitos méritos

Favoritismo não entra em campo, e a Atalanta confirmou essa máxima do futebol contra o Club Brugge. Os italianos foram eliminados pelos belgas nos playoffs da Champions League, provando do seu próprio veneno: a eficiência ofensiva.
Nesta terça-feira (18), La Dea perdeu para os Azuis e Pretos por 3 a 1, em Bérgamo, na Itália, pelo jogo de volta da decisão do torneio. E não foi por falta de tentativa da Atalanta, que tentou encurrar o Brugge desde o apito inicial.
Antes da bola rolar, os italianos disputaram 38 jogos nesta temporada, e haviam marcado incríveis 81 gols — média de 2,13 por partida. Entretanto, a vantagem era dos belgas, que venceram na ida dos playoffs da Liga dos Campeões por 2 a 1.
O técnico Gian Piero Gasperini é conhecido por sua busca incessante pelo ataque. E nas condições que La Dea se encontrava, foi exatamente isso aconteceu. O problema é que os Azuis e Pretos foram mortais nos contra-ataques.
Em quatro finalizações certas, o Brugge balançou as redes três vezes. Por outro lado, a Atalanta chutou 11 bolas em direção ao gol, mas apenas uma delas completou seu objetivo. Simon Mignolet (aquele ex-Liverpool) ainda defendeu um pênalti de Ademola Lookman.
Mesmo com a 9ª melhor campanha da primeira fase da Champions, os italianos não foram páreos para os belgas, que ficaram com a última vaga nos playoffs. Agora, resta aguardar a definição do próximo adversário.
Rafael Tolói perde a cabeça na Atalanta

Nos minutos finais, com a classificação cada vez mais improvável, De Cuyper tentou ganhar tempo para o Club Brugge atrasando uma cobrança de lateral da Atalanta, o que irritou Rafael Tolói. E o zagueiro ítalo-brasileiro revidou.
Primeiro, o jogador de 33 anos tentou jogar a bola no rival, mas acabou escorregando. O árbitro percebeu a ira de Tolói e tentou segurá-lo, mas o defensor de La Dea acertou um empurrão nas costas do lateral dos Azuis e Pretos.
O ítalo-brasileiro foi expulso com um cartão vermelho direto. Desde 2015 no futebol italiano, Rafael Tolói é um dos ídolos do atual elenco da Atalanta. Campeão da Eurocopa em 2021, o zagueiro também ajudou na conquista inédita da Liga Europa na última temporada.
Contudo, em 2024/25, Tolói não manteve a titularidade com Gasperini. Até aqui, são 12 jogos e uma assistência. O defensor ítalo-brasileiro tem contrato com La Dea até junho. No ano passado, teve proposta do Vasco, mas recusou um retorno ao Brasil naquele momento.