Europa

Por que o Borussia Dortmund pode abrir mão de joia de 19 anos, a caminho do Marseille

Olympique trará Youssoufa Moukoko, uma das grandes promessas dos últimos anos, por empréstimo com opção de compra

Agora com Roberto De Zerbi no comando, o Olympique de Marseille tem feito bons movimentos no mercado e novo nome próximo de ser contratado é Youssoufa Moukoko, de 19 anos, do Borussia Dortmund.

O jovem alemão é tratado como uma das grandes promessas do clube alemão, mas decidiu aceitar o projeto do time francês em um vínculo de empréstimo com opção de compra, segundo o jornalista Fabrizio Romano.

Eram outros cinco times europeus interessados no atacante, que estreou no profissional aos 16, fator que prova a sua qualidade.

Mas se o alemão é tão promissor, por que os Aurinegros abriram mão dele? É isso que a Trivela explica neste artigo.

Empresário revelou insatisfação de Moukoko com poucos minutos no Dortmund

Mesmo debutando em 2020 e com muita expectativa, Moukoko não conseguiu transformar isso em mais minutos em campo.

Na última temporada, por exemplo, só fez 27 partidas, 21 delas saindo do banco de reservas, e somou média de apenas 28 minutos em campo.

Essa falta de oportunidades deixou o jogador e o estafe incomodados, motivo que resultou na saída, conforme revelou o empresário Patrick Willians, no fim de julho, em entrevista a Fabrizio Romano.

— Youssoufa tem um grande potencial, que, infelizmente, não conseguiu mostrar na última temporada. Eu acho que o fato de ter marcado cinco gols em 613 minutos [pela Bundesliga] diz tudo sobre a sua qualidade. Poucos jogadores no Campeonato Alemão têm esses números. — afirmou.

Na temporada de estreia, o garoto fez 15 partidas, depois emplacando 22 e 35 nos dois anos seguintes. Um aumento natural, não acompanhado em 2023/24.

No início do ano passado, apesar da possibilidade de sair de graça, optou por renovar com o Borussia até o meio de 2026. À época, segundo o Williams, o clube garantiu que viriam mais oportunidades, não concretizadas.

— Foi prometido muito a Youssoufa antes de assinar [a renovação], mas não foi concretizado. Ele sempre esteve interessado apenas em jogar e em se desenvolver – não em mais nada, como os relatos da mídia sempre alegaram. Se tivesse sido sobre o dinheiro, ele teria aceitado outras ofertas lucrativas onde pudesse ganhar três vezes mais. — emendou o empresário.

Por fim, o agente também detalhou o que trata com um grande erro do Dortmund, ainda mais neste momento que a joia está em baixa e deve render pouco aos cofres do clube alemão.

— Eu digo que o BVB está cometendo um erro ao entregar Youssoufa. Com tão pouco tempo de jogo, todos saberão que o valor de mercado do Youssoufa será baixo e o Dortmund não pode esperar muito. — completou.

Os recordes (e polêmicas) de Youssoufa Moukoko

Moukoko celebra o primeiro gol pelo Borussia Dortmund, em 2020
Moukoko celebra o primeiro gol pelo Borussia Dortmund, em 2020 (Foto: Icon Sport)

O fato de entrar em campo pela primeira vez pelo Borussia Dortmund, em novembro de 2020, o colocou na história do futebol alemão.

Aos 16 anos e 1 dia, se tornou o mais jovem a atuar pela Bundesliga na vitória sobre o Hertha Berlim. Em dezembro do mesmo ano, marcou o primeiro gol, novo recorde de precocidade.

Também no último mês de 2020, debutou nos gramados europeus e virou o mais novo por lá também: 16 anos e 18 dias, no triunfo sobre o Zenit pela Champions League 20/21.

Nascido em Yaoundé, capital de Camarões, e adotado na Alemanha, o atacante começou no futebol no St. Pauli, fazendo a mudança para Dortmund em 2016, então com 11 anos.

No Aurinegro, foi pulando todas as etapas, sempre mais novo que a categoria que defendia até virar profissional em 2020. Dois anos depois, esteve no elenco da Alemanha que jogou a Copa do Mundo do Catar.

A questão da precocidade de Youssoufa, porém, é alvo de contradição.

Em 2023, diferentes jornais publicaram que o que seria a verdadeira certidão de nascimento do jogador, mostrando que seria nascido em dia 19 de julho de 2000 e, hoje, teria 24 anos ao invés de 19.

Até hoje, nada foi confirmado por Uefa ou Fifa, e o atacante nunca se posicionou sobre o assunto.

Também no ano passado, segundo o jornal Bild, Moukoko teria cortado a ajuda financeira dos pais, Joseph e Marie Moukoko, por divergências anteriores sobre dinheiro.

O atleta até esperou a maioridade para que pudesse assinar a renovação com o Dortmund e os pais adotivos não precisassem autorizar.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo