Bundesliga
Tendência

Fim da novela: Borussia Dortmund oficializa a renovação de Moukoko até 2026

O contrato de Moukoko chegaria ao fim em junho e o Dortmund corria o risco de perder o prodígio de graça, mas conseguiu assegurar sua renovação

O Borussia Dortmund temia o risco de perder Youssoufa Moukoko de graça no final da temporada, quando seu atual contrato terminaria. No entanto, a novela pela renovação do adolescente indicava um final feliz nos últimos dias, que se confirmou neste sábado. Os aurinegros oficializaram a ampliação do vínculo do centroavante, em novo acordo assinado até 2026. O jogador de 18 anos terá um ambiente favorável para o desenvolvimento de sua carreira, enquanto o clube assegura a possibilidade de colher frutos com seu talento e também poder lucrar no futuro.

Moukoko se mostrou contente pelo acordo: “Não é segredo que me sinto confortável no BVB. Joguei nas equipes de base, dei meus primeiros passos no futebol profissional aqui e agora estou pronto para seguir em frente em meu desenvolvimento junto com o clube. Eu sinto a confiança da comissão técnica e tenho um ambiente no qual posso me desenvolver perfeitamente. É claro que fiquei honrado com o interesse de outros clubes, mas no fim das contas é uma decisão do coração. Os torcedores sempre me apoiaram e eu queria retribuir a eles e ao clube”.

Quem também comemorou o acordo foi Sebastian Kehl, atual diretor esportivo do Dortmund: “Youssoufa é um jogador excepcional que nós mesmos treinamos e no qual vemos um enorme potencial de desenvolvimento. É por isso que estou feliz por termos conseguido convencer Youssoufa antes do início da segunda metade da temporada, o que é tão importante para nós, que ele tem as melhores perspectivas no BVB e que sua jornada aqui está longe de terminar. Foi importante para nós podermos concluir as negociações esta semana, para que possamos todos – sobretudo Youssoufa – iniciar o ano de 2023 com calma e totalmente focados em nossos desafios esportivos”.

Nascido em Camarões, Moukoko se mudou para Hamburgo na infância com a família e começou sua carreira nas categorias de base do St. Pauli. Sua chegada ao Borussia Dortmund aconteceu em 2016, quando queimou etapas nas equipes juvenis. Já a transição para o time principal do Dortmund aconteceu a partir de 2020/21, com novos recordes de precocidade. O atacante de 18 anos tem 11 gols e oito assistências em 59 partidas pelo clube. Seu desempenho na atual Bundesliga é ótimo, com seis gols e quatro assistências.

Moukoko se valorizou ainda mais com a participação na Copa do Mundo pela seleção da Alemanha, embora tenha jogado poucos minutos na estreia contra o Japão. Com a perspectiva de sair de graça ao final do contrato, muitos clubes cresceram os olhos sobre o adolescente. O Borussia Dortmund poderá manter o planejamento em relação ao prodígio. Também tende a ser um momento crucial diante das acusações recentes, de que falsificou seus documentos e não é tão jovem quanto sugere. Caberá ao BVB proteger seu pupilo ainda nesse caso.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo