EspanhaLa Liga

Vitória do Athletic Bilbao sobre o Sevilla evidencia La Liga mais equilibrada dos últimos anos

O Campeonato Espanhol é conhecido nos últimos 10 anos por ser pouco competitivo. Nesse período, foram poucas as vezes que Barcelona e Real Madrid foram de fato ameaçados por outros times no topo da tabela. O Sevilla dividia a liderança com o Barcelona antes do início desta 10ª rodada, em um começo empolgante. Viu o Real Madrid vencer no sábado e tomar a ponta, o Atlético de Madrid vencer e saltar ao segundo lugar e o Barcelona perder e ficar em terceiro. Neste domingo, o Sevilla caiu diante de um dos adversários mais duros de se enfrentar em La Liga, o Athletic Bilbao. Jogando no San Mamés, o time basco venceu por 1 a 0, um golaço do artilheiro Aduriz, e impediu que o time da Andaluzia voltasse à liderança, permanecendo com 22 pontos, mesma pontuação do Barcelona, um atrás do Atlético de Madrid e dois atrás do Real Madrid. E ainda pode ser ultrapassado pelo Valencia, que tem 20 e ainda joga neste domingo. Um equilíbrio que não se vê muito na liga espanhola.

BUNDESLIGA: Na pressão, Bayern vira jogo duro e joga Dortmund para zona do rebaixamento
SERIE A: Gol de falta de Pirlo e golaço de Morata dão vitória à Juventus no Italiano
PREMIER LEAGUE: Oscar faz golaço, mas quem decide para o Chelsea contra o QPR mesmo é o árbitro

Desde o título do Valencia, em 2004, até o Atlético de Madrid, em 2014, só Barcelona e Real Madrid foram campeões. Mais do que isso. Só duas vezes os dois gigantes não terminaram nas duas primeiras posições – em 2007-/08, quando o Villarreal foi vice-campeão, e em 2013/14, quando o Atlético de Madrid quebrou a hegemonia dos dois e levantou a taça. Só que a temporada 2014/15 começou equilibrada como nunca se viu nesse tempo, ainda que o Real Madrid esteja em uma fase que dê a entender que pode dominar a liga.

A divisão dos pontos nesta temporada está maior. Passadas 10 rodadas, todos os times já foram derrotados e mesmo o avassalador Real Madrid começou tropeçando na liga. São oito vitórias em dez jogos, mas o time perdeu duas vezes. Pelo seu desempenho em campo e pelo elenco muito farto e rico que tem em relação aos adversários, tem tudo para dominar a liga com o passar das rodadas. Porém, o que vemos nesse momento é equilíbrio.

O próprio Athletic Bilbao, que ainda está instável nesta temporada, é o 11º colocado com 11 pontos. São três vitórias, dois empates e cinco derrotas, uma campanha ainda muito abaixo do que pode fazer. Então, é possível que o clube basco ainda venha a se juntar ao grupo de cima, que parece que terá uma briga muito acirrada pelas quatro primeiras posições. Neste momento, Real Madrid (24 pontos), Atlético de Madrid (23), Barcelona (22) e Sevilla (222) ocupam as quatro primeiras posições, mas o Valencia (20, um jogo a menos) está à espreita, assim como Celta (19) e Málaga (18).

É possível ter esperança que La Liga terá um equilíbrio e uma disputa rara. Seria muito bom para o campeonato como um todo, que tem mostrado sua força em competições europeias. Basta lembrar que nos últimos 10 anos da Copa da Uefa/Liga Europa, clubes espanhóis levaram o título seis vezes: Valencia (2003/04), Sevilla (2005/06, 2006/07 e 2013/14) e Atlético de Madrid (2009/10, 2011/12). A liga tem força nos seus times. Falta o equilíbrio. Será que, pelo segundo ano seguido, veremos outro time além de Barça e Real Madrid a brigar pelo título?

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!