Espanha

‘Um escândalo’: agente que levou Romário ao Barcelona critica novela Vitor Roque

Sem ter recebido muitas oportunidades no Barcelona, brasileiro deve ser emprestado ao Betis

Vitor Roque e Barcelona estão a poucos detalhes de concluir a negociação que vai levar o brasileiro por empréstimo ao Betis até o fim da temporada 2024/25 da La Liga.

A passagem do ex-atacante do Athletico Paranaense foi mais curta do que o esperado. Vitor Roque ficou apenas cinco meses no elenco cule e já recebeu de Hansi Flick a notícia que não terá espaço na equipe este ano. Por isso, precisará sair para encontrar mais minutos em campo.

Em junho do ano passado, o Barcelona concordou em pagar cifras impressionantes pelo talento brasileiro. Além do desembolso imediato de 40 milhões de euros (R$ 213,4 milhões, cotação da época), a negociação poderia incluir outros 24 milhões de euros em metas e bônus.

O problema de toda essa história é que, em campo, Vitor Roque sequer teve chance de render o esperado pelo alto valor investido, ainda mais considerando a atual situação financeira do Barcelona.

Durante o programa “Onze“, do canal catalão 3Cat, Josep María Minguella, ex-treinador e ex-agente que hoje trabalha como comentarista, criticou a negociação que levou o brasileiro ao Barcelona. Segundo Minguella, da análise do clube até os valores gastos para contratar Vitor Roque, todo o processo foi ruim e equivocado.

‘O que assusta é que em janeiro, sem dinheiro e sem precisar de um camisa 9, nós contratamos um garoto de 19 anos para testar e ver o que acontece por 60 milhões de euros', criticou o comentarista.

Para Minguella, Barcelona exagera em erros de planejamento

Josep Maria Minguella é um dos pioneiros no ramo de agenciar jogadores na Espanha. O agora comentarista foi um dos responsáveis por ajudar nas contratações de Maradona, Romário e Messi para o Barcelona, este único quando fazia parte da diretoria do clube no início dos anos 2000.

Por isso, fala com propriedade que a negociação do time catalão por Vitor Roque foi um erro da maneira como foi feita. Mingella diz não entender o que fez o clube tomar essa decisão. Ele ressalta que sua crítica nada tem a ver com o nível do jovem brasileiro. 

Não dá para sustentar isso por muitos anos, é um escândalo. Quando você erra com um jogador, no ano seguinte você não pode cometer o mesmo erro. No Barça isso [erro de contratação] acontece com um ou dois jogadores todo ano. Me sinto mal pelo Vitor Roque, que não tem culpa e não é jogador ruim‘, criticou o comentarista.

Por que Vitor Roque optou pelo Bétis?

Apesar do caótico gerenciamento do Barcelona, a contratação de Vitor Roque teve fundamentos. Mesmo antes de chegar ao time da Catalunha, o brasileiro j[a era considerado um dos atacantes mais promissores da América do Sul.

Por aqui, Vitor Roque venceu o título sul-americano pela Seleção Brasileira sub-20, marcando 6 gols em 8 jogos, foi eleito melhor novato da Libertadores de 2022, além de somar 21 gols e sete assistências pelo Athletico em 2023.

Apesar de não fazer parte dos planos do técnico Hansi Flick para a temporada que acabou de iniciar, o brasileiro optou por não assinar uma transferência definitiva para o Sporting, e escolheu o Betis para ganhar confiança na própria La Liga e voltar a ter oportunidades no Barcelona em um futuro próximo.

A própria diretoria do Barcelona ainda considera Vitor Roque uma boa opção para o futuro, e não querer vendê-lo enquanto lida com tantos problemas financeiros confirma isso. A temporada 2024/25, no entanto, será crucial para definir o futuro do jogador no Camp Nou.

Foto de Márcio Júnior

Márcio JúniorRedator de esportes

Baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Passou pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto antes de se tornar repórter na Trivela.
Botão Voltar ao topo