Espanha

O que deu errado com Vitor Roque no Barcelona?

Em um negócio de 71 milhões de euros, atacante ainda não encontrou seu lugar na Catalunha

Em dezembro de 2023, Vitor Roque chegou ao Barcelona com a expectativa de se tornar o futuro camisa 9 da equipe. Mas até agora, o brasileiro acumula decepções e vive um momento de incertezas no clube catalão.

Contratado por um valor que deve chegar aos 71 milhões de euros (cerca de R$ 440 milhões), Roque não teve seis meses positivos sob o comando de Xavi no final da temporada 2023/2024.

Sem Lewandowski nos primeiros jogos da turnê dos EUA, o brasileiro poderia encontrar seu espaço no elenco que agora é comandado por Hansi Flick. Mas as dúvidas sobre o atacante seguem no ar.

Vitor Roque encontra dificuldades de adaptação no Barcelona

Com seis meses para mostrar serviço ao técnico Xavi, o atacante Vitor Roque foi pouco utilizado no Barcelona e totalizou apenas 353 minutos em 14 jogos – uma média de 25 minutos por partida.

Nos bastidores do clube, havia a impressão de que Roque encontrava dificuldades para se adaptar ao estilo de jogo culé. Mas essa não é uma culpa do atacante brasileiro.

Desde que surgiu, ainda muito jovem, no Cruzeiro, Roque sempre se destacou pelo seu empenho físico e pela explosividade dentro da área. Esses atributos, inclusive, deram a ele a oportunidade de chegar à Catalunha como uma grande promessa.

Para Xavi e sua comissão técnica, a melhor opção para Roque era um empréstimo – assim, ele poderia ganhar experiência e confiança. No entanto, André Cury, empresário do atleta, descarta esse tipo de negócio.

“Se o Barcelona não o deixar se desenvolver… precisaremos encontrar uma solução. (Mas) se Vitor Roque tiver que deixar o Barcelona, ​​ele terá que ser vendido”, disse Curry, em entrevista ao The Athletic.

Roque quer ficar no Barça, mas segue com impasse sobre o futuro

Antes de chegar à Europa, Roque escolheu o Barcelona. O desejo de infância de atuar na equipe catalã faz com que o atacante brasileiro ainda tenha a esperança de dar a volta por cima no Camp Nou.

Vitor Roque na pré-temporada 2024/2025 do Barcelona. Foto: Icon Sport
Vitor Roque na pré-temporada 2024/2025 do Barcelona. Foto: Icon Sport

A saída de Xavi, inclusive, era a chance de um recomeço de Roque. Com Hansi Flick no comando, o brasileiro teria a oportunidade de, enfim, mostrar o seu valor no elenco.

No entanto, os primeiros testes na tour pelos Estados Unidos não convencem. Atualmente, por motivos de fair play financeiro, o brasileiro sequer está relacionado entre os jogadores que disputarão La Liga 2024/2025.

Com potenciais ofertas da Arábia Saudita, Roque e seu empresário, André Cury, tentam encontrar uma solução para um caso que, até o momento, não apresenta uma solução tão simples.

Foto de Lucas Gervazio

Lucas GervazioRedator de esportes

Jornalista pela Unesp. Antes da Trivela, contribuiu para os portais Guia do Boleiro, Quinto Quarto e FNV Sports.
Botão Voltar ao topo