Será que finalmente vamos ver Vitor Roque andar na fila do Barcelona?
Barcelona venceu na última rodada com gol de Vitor Roque decidindo a partida; agora, contra o Alavés, será que ele terá uma chance real?
Depois de quase um mês atuando pelo Barcelona, Vitor Roque finalmente marcou seu primeiro gol, responsável pela vitória no meio de semana diante do Osasuna, em partida válida por La Liga. Agora, neste sábado (3), os culés voltam a campo pelo Campeonato Espanhol, às 14h30 (horário de Brasília), para enfrentar o Deportivo Alavés, fora de casa. E a grande questão que fica é: o jovem atacante brasileiro terá mais tempo após ser decisivo e balançar as redes pela primeira vez? O adversário pode ser o ideal.
Na quarta colocação em La Liga, empatado em pontos com o Atlético de Madrid mas atrás no saldo de gols, o Barcelona praticamente jogou a toalha na luta pelo título do Campeonato Espanhol, mas ainda tem a árdua tarefa de manter seu posto como classificado para a próxima edição da Champions League. Atualmente, os culés têm uma praticamente confortável distância de cinco pontos para o Athletic Bilbao, quinto na classificação, mas não podem vacilar diante dos desafios que se colocam no Campeonato Espanhol.
Do outro lado estará um Deportivo Alavés que faz campanha bastante tranquila em La Liga e, ao que tudo indica, vai conseguir seu maior objetivo: permanecer na primeira divisão na próxima temporada. Atualmente são dez pontos de vantagem para o Cádiz, primeiro time na zona de rebaixamento, o que dá ao Alavés uma certa calmaria para atuar nessa metade final do Campeonato Espanhol. E, em nenhum momento na temporada, a fase foi tão boa quanto agora, com nada menos do que quatro jogos de invencibilidade, sendo os três últimos vitórias.
Como o Barcelona chega para o jogo contra o Deportivo Alavés
Como tem sido praxe na última metade de década, o ambiente no Barcelona não é dos mais tranquilos neste momento. O anúncio de que Xavi Hernández deixará o cargo de técnico do clube ao final desta temporada pegou muitos de surpresa, já que não se esperava que ele continuasse dado o mal trabalho neste ano, mas sendo sacado pelo clube, e não pedindo demissão. Agora, o futuro do Barça parece bastante incerto e isso pode afetar o desempenho dentro de campo.
Dentro do monte de perguntas que surgem com a saída confirmada de Xavi, uma é mais importante para o torcedor brasileiro: qual será o futuro de Vitor Roque? O jovem atacante não tem tido exatamente muitas chances, mas foi decisivo na vitória diante do Osasuna, que deu tranquilidade ao Barcelona na luta pela vaga na Champions League. Ao mesmo tempo, mesmo nesta partida, ele não foi escalado em sua posição original e entrou, depois da metade do segundo tempo, mais como um ponta do que como segundo atacante ou centroavante, posições com as quais está mais acostumado.
Diante da má fase de Robert Lewandowski na temporada, boa parte da torcida culé já faz pressão para que Vitor Roque tenha mais minutos em campo, e o gol contra o Osasuna deve aumentar ainda mais essa pressão. Xavi, que agora não tem mais relação alguma com o futuro do Barcelona, terá de saber lidar com tudo isso de maneira a não queimar um dos maiores ativos para o futuro imediato do clube. Vitor Roque, é meio evidente, está pedindo passagem e merece sair do fundo da fila no qual parece ter sido colocado pelo futuro ex-treinador do Barça.
Como o Deportivo Alavés chega para o jogo contra o Barcelona
Depois de um final de ano bastante complicado e comprometedor em 2023, o Deportivo Alavés começou 2024 com tudo e, não a toa, se fixou no meio da tabela de La Liga e garantiu uma distância para lá de segura da zona de rebaixamento do torneio. Neste ano, contando apenas o Campeonato Espanhol, o Alavés está simplesmente invicto: disputou quatro partidas, vencendo três e empatando uma. Ainda tem uma vitória e uma derrota na Copa do Rei, tendo essa última custado a continuidade no torneio.
Na última rodada o Deportivo Alavés fez bonito ao enfrentar o lanterna Almería e, sem problemas, venceu por 3 a 0 com ótima atuação do jovem atacante espanhol Samuel Omorodion, de apenas 19 anos. Emprestado pelo Atlético de Madrid, ele já soma sete gols e uma assistência na atual temporada de La Liga e é tido como um dos grandes nomes para o futebol da Espanha nos próximos anos. Nome constante no time sub-21 da Espanha, Omorodion começou a temporada muito bem, mas caiu em uma seca de gols que durou entre 24 de novembro do ano passado e 26 de janeiro, quando desencantou com dois gols diante do Almería.
Por não depender exclusivamente de um jogador, e sim de um conjunto que vai se mostrando bem treinado por Luis Garcia, o Deportivo Alavés tem sido um time chato de ser enfrentado e quer colocar isso em prática contra um Barcelona que ainda não se achou na temporada. Roubar um empate que seja, diante de um time que figura entre os quatro melhores de La Liga, seria um prêmio e tanto para um Alavés que virou a chave de vez em 2024.