Vítor Pereira sobre joia do Real Madrid: ‘Vejo ele jogando no lugar de Modric’
Técnico português acredita que joia treinada por ele tem potencial para suceder craque croata no Real Madrid

Indicado ao prêmio de Treinador do Ano da Premier League em 2024/25 por seu trabalho no Wolverhampton, Vítor Pereira lembra com carinho de sua passagem pelo Fenerbahçe, onde teve a oportunidade de comandar Arda Güler.
Em entrevista ao jornal “Marca”, o técnico português exaltou o crescimento do meia-atacante no Real Madrid. Mais do que isso, Vítor Pereira acredita que o turco de 20 anos tem potencial para suceder Luka Modric, que está de saída dos Merengues após o término do Mundial de Clubes.
“Sempre o vi mais como um 8 ou um 10, pela sua capacidade de desequilibrar entre as linhas, mas ele também tem essa capacidade de controlar a bola, se posicionar e executar”, começou o treinador dos Wolves.
— É inteligente, busca soluções antes de receber, joga curto e longo, tem os últimos passes, chuta de fora… Ele entende o jogo e está sempre buscando aprender mais. Claro que o vejo jogando no lugar de Modric.
Vítor Pereira foi primeiro treinador de Arda Güler

Em julho de 2021, Vítor Pereira iniciou sua segunda passagem pelo Fenerbahçe. À época, um jovem Arda Güler carregava grandes expectativas desde a base. E foi o treinador português que integrou o meia-atacante turco entre os profissionais.
“Ele tinha 16 anos quando veio treinar conosco pela primeira vez. Era um menino entre os homens, mas cada vez que recebia a bola, fazia um último passe. E se errasse, pedia a bola e tentava de novo”, relembra Vítor Pereira.
O treinador acabou demitido pelo Fenerbahçe em dezembro do mesmo ano. Porém, foi o responsável por colocar Arda Güler em campo pela primeira vez. O português compara o meia-atacante a outro craque que comandou em 2010, em Portugal.
— Ele me lembrou o James Rodríguez que treinei quando tinha 19 anos, quando cheguei ao Porto. São dois jogadores com talento excepcional. (Arda Güler) terminava o treino e tínhamos que ficar com ele uma hora a mais porque ele queria trabalhar a finalização, o pé direito, o pé esquerdo…
Mesmo tão jovem, o turco ganhou cada vez mais espaço no Fenerbahçe e virou titular. Em julho de 2023, Arda Güler foi contratado pelo Real Madrid por 20 milhões de euros (cerca de R$ 106,8 milhões à época).
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
A busca por espaço no Real Madrid

Nas últimas temporadas, o meia-atacante turco tem tido poucos minutos nos Merengues. Com a saída de Carlo Ancelotti, Arda Güler tem ganhado a confiança de Xabi Alonso, que o utilizou nos dois jogos do Real Madrid neste Mundial.
O meia-atacante, aliás, fez um dos gols dos Merengues na vitória por 3 a 1 sobre o Pachuca, no último domingo (22), pela 2ª rodada do Grupo H. Para Vítor Pereira, é apenas uma questão de tempo para o turco assumir um papel de protagonista no Real Madrid.
“É claro que chegar ao Real Madrid, com tantos jogadores de alto nível, não é fácil… mas ele vai conquistar seu espaço. Não tenho dúvidas de que o futuro lhe reserva grandes coisas. Ele tem a qualidade e a mentalidade que o tornam um jogador fundamental”, argumenta o treinador português.
— Não acompanhei seu desenvolvimento físico, mas ele está mais maduro. Com o tempo, sentindo-se mais confortável e os companheiros o vendo como um jogador importante, ele tem tudo para se tornar um atleta de topo.