Confirmada a transferência de Arda Güler e o Real Madrid deu mais um passo importantíssimo em seu projeto de renovação de elenco. Aos poucos os Blancos vão substituindo a histórica geração que venceu três Champions League consecutivas por uma promissora leva de talentos que vai ganhando cada vez mais corpo e faz brilhar os olhos da torcida. O turco custou 20 milhões de euros aos cofres madridistas, em valor que pode chegar a 30 milhões a depender do cumprimento de objetivos.
O meia canhoto turco era objeto de desejo de times da Premier League e chegou a ser dado como certo por alguns veículos no Barcelona. Mas o projeto do Real venceu e Güler deixará o Fenerbahçe em direção a Madrid, onde encontrará muitos jovens — alguns mais experientes, outros chegando aos poucos — e muitos jogadores com status de lenda no clube. O ambiente perfeito para a transição que o garoto necessariamente terá de passar.
Comunicado Oficial: Arda Güler.#RealMadrid | #WelcomeArda
— Real Madrid C.F. (@realmadrid) July 6, 2023
Como joga Arda Güler, novo reforço do Real Madrid?
De habilidade notória e inteligência bastante acima da média, Güler é um meia-atacante canhoto que atua muito bem pelas pontas. Sua facilidade com a perna esquerda chama atenção tanto em dribles quanto nos passes milimétricos que encontra.
Nascido em 25 de fevereiro de 2005, Güler fez 18 anos já na metade final da última temporada, na qual já ostentou a faixa de capitão do Fener, um dos clubes com ambiente mais intenso do futebol turco. Foram 20 partidas na última edição da Süper Lig, sendo 11 deles como titular. Nesses jogos, participou de 7 gols, anotando 4 e dando passe para 3 deles.
Marcou ainda um gol na Europa League, na qual deu também uma assistência em três partidas jogadas. Por fim, deu um passe para gol nas duas partidas das quais participou na Europa Conference League.
A partida que chamou a atenção de todos para Güler, destaque na Turquia desde que se profissionalizou aos 15 anos, foi a final da da Turkiye Kupasi, a Copa da Turquia. O Fener venceu o Başakşehir por 2 a 0 e o garoto simplesmente comandou um recital no meio-campo, em partida na qual deu linda assistência para o incansável Michy Batshuayi abrir o placar e criou nada menos do 8 grandes chances. Uma máquina de leitura de jogo e criação de jogadas.
Pela Turquia, o meia-atacante também vem chamando muita atenção. Vem ganhando espaço jogo após jogo e virou notícia em todo o mundo após um golaço que marcou contra Gales, vitória turca por 2 a 0 em partida válida pelas eliminatórias da Euro 2024.
Com quem Güler disputa vaga no Real Madrid?
Como meia ofensivo, sua principal colocação, o turco gosta de ter a bola na faixa central do campo, apesar de usar muito bem o jogo pelas pontas. Neste processo de renovação do Real Madrid, é possível enxergá-lo como um substituto natural de Luka Modric. Isso não quer dizer que ele vai tirar o croata do time, é evidente.
Acontece que Modric vai dando seus últimos passos no futebol e irá fazer 38 anos já no começo da temporada que se aproxima. É natural que o Real busque seu substituto justamente para que o croata possa funcionar como um tutor para ele. Esse tipo de passagem de bastão é importante demais para o futuro do clube e já pode ser vista de certa forma com as chegadas de Aurelien Tchouaméni e Eduardo Camavinga.
Adicione à mistura ainda a contratação de Jude Bellingham, uma das mais impactantes do mercado europeu até agora. Esses três, aos poucos, disputarão para assumir as posições de Toni Kroos — este no mesmo processo de Modric — e Casemiro, vendido na temporada passada ao Manchester United.
Também é possível ver Güler fazendo as vezes que Rodrygo faz, mas de maneira menos incisiva e vertical e mais focada no corte para dentro e armação de jogadas pelas pontas. Interessante opção para o Real.
Real Madrid tem contratado para deixar muito fã de FM com inveja
Quem joga Football Manager ou o modo carreira do FIFA sabe que tem alguns jovens jogadores, os famosos wonderkids, que se destacam e tomam conta do cenário mundial em alguns anos. E boa parte deles faz ou fará parte do elenco madrilenho, uma política de contratação que deixa muito fã de FM com inveja.
Além de Güler, ainda a ser confirmado oficialmente, e dos já citados Tchouaméni, Camavinga e Bellingham, o Real ainda tem em seu elenco, com 23 anos ou menos, o meia Brahim Díaz, que volta após dois anos de empréstimo no Milan, e os brasileiros Vini Jr e Rodrygo no ataque. Em 2024, o prodígio palmeirense Endrick será o novo atacante merengue. Além disso, são cada vez maiores os rumores de que, neste verão europeu ou no próximo, Kyllian Mbappé se juntará ao Real após muita novela.
Esse tipo de movimentação, a chegada de jogadores muito novos e com potencial, seguida da imersão blanca pela qual eles passam — da qual muitas vezes Vini e Rodrygo já falaram em entrevistas —, explica muito do sucesso contínuo do Real Madrid. Aos poucos foi se desfazendo dos pilares de um time histórico, ora com ótimas vendas como com Cristiano Ronaldo e Casemiro, ora fazendo como faz com Modric e Kroos e tirando o máximo que pode deles, seja em campo ou passando o bastão para a nova geração.
Com todo esse projeto focado em várias das maiores promessas dos últimos cinco anos e prospectando cada vez mais, além de dinheiro suficiente para adicionar experiência da melhor procedência quando necessária, é difícil ver o Real não disputando tudo, como faz atualmente, nos próximos anos. Não é difícil entender porque Güler escolheu o projeto em Madrid.
Quem são os jovens que o Real Madrid aposta?
- Vini Jr – 22 anos
- Rodrygo – 22 anos
- Aurelién Tchouaméni – 23 anos
- Jude Bellingham – 20 anos
- Brahim Diaz – 23 anos
- Eduardo Camavinga – 20 anos
- Arda Güller – 18 anos