Fifa entra na história, faz o básico e suspende Rubiales por beijo forçado em Hermoso
Após dar beijo forçado em Hermoso e se negar a deixar o cargo, Rubiales, presidente da Federação Espanhola, é suspenso pela Fifa
Muito se esperou na última sexta-feira (25) que Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, anunciasse sua renúncia após o escandaloso caso do beijo forçado que ele deu em Jenni Hermoso quando ela acabara de receber a medalha de campeã do mundo. Mas não, ele apenas relativizou o caso, tentou de maneira deturpada falar que nada demais tinha acontecido ali, e afirmou que não sairia. O posicionamento gerou uma onda de revolta e a Fifa, que já entrara na história por meio de seu Comitê Disciplinar, agora suspendeu o dirigente de maneira preventiva.
Com a determinação da Fifa, o mínimo aceitável passa a ser a realidade: Rubiales está suspenso de todas as atividades relacionadas ao futebol, tanto nacional quanto internacionalmente. Agora, por mais que ele não tenha tido o bom senso de renunciar, não terá mais poder algum como dirigente de futebol. Um acerto da federação máxima, que começa a colocar pingos nos i's em um caso que, desde o início, tem sido tratado de maneira no mínimo complicada pelas instâncias mais altas do esporte. A real indignação veio das atletas, depois acompanhadas de companheiros homens, então clubes espanhois. Criou-se uma onda, querendo ou não, e ela ajudou a derrubar Rubiales.
A suspensão terá efeito imediato e, diz a Fifa, já foi comunicada à Federação Espanhola de Futebol e à UEFA. Agora, a partir de hoje, os poderes de Rubiales serão retirados por pelo menos 90 dias. Durante esses três meses, devem seguir correndo investigações e processos contra o espanhol.
Fifa emite comunicado oficial para suspender Rubiales
Veja o que disse a Fifa na hora de suspender Rubiales:
O presidente do Comitê Disciplinar da Fifa, Jorge Ivan Palacio (Colômbia), com base nos poderes concedidos pelo artigo 51 do Código Disciplinar da Fifa (FDC), decidiu hoje suspender provisoriamente o Sr. Luis Rubiales de todas as atividades relacionadas ao futebol em nível nacional e internacional. Essa suspensão, que será efetiva a partir de hoje, terá uma duração inicial de 90 dias, aguardando os procedimentos disciplinares abertos contra o Sr. Luis Rubiales em quinta-feira, 24 de agosto.
Da mesma forma, o presidente do Comitê Disciplinar da Fifa e a fim de preservar, entre outros fatores, os direitos fundamentais da jogadora da seleção nacional Ms. Jennifer Hermoso e a boa ordem dos procedimentos disciplinares perante este órgão disciplinar, emitiu duas diretivas adicionais (artigo 7 FDC) ordenando ao Sr. Luis Rubiales que se abstenha, por si próprio ou por terceiros, de entrar em contato ou tentar entrar em contato com a jogadora profissional da seleção nacional espanhola Ms. Jennifer Hermoso ou seu círculo próximo. Da mesma forma, a RFEF e seus funcionários ou empregados, diretamente ou por meio de terceiros, são ordenados a se abster de entrar em contato com a jogadora profissional da seleção nacional espanhola Ms. Jennifer Hermoso e seu círculo próximo.
A decisão adotada pelo presidente do Comitê Disciplinar da Fifa foi comunicada hoje ao Sr. Luis Rubiales, à RFEF e à UEFA para o devido cumprimento.
O Comitê Disciplinar da Fifa não fornecerá mais informações sobre esses procedimentos disciplinares até que uma decisão final seja tomada. A Fifa reitera seu compromisso absoluto de respeitar a integridade de todas as pessoas e, portanto, condena com a máxima veemência qualquer comportamento contrário a isso.
Além da Fifa, o Conselho Superior do Desporto também pediu a suspensão cautelar de Rubiales. Eles entraram com uma petição no Tribunal Administrativo del Deporte (TAD) alegando abuso de autoridade e atos notórios e públicos que atentem à dignidade e decoro esportivos. O resultado deve sair em breve.