AlemanhaBundesligaEspanhaInglaterraItáliaRoteiro

Duas grandes rivalidades e as últimas vagas no Mundial estão em jogo no fim de semana

Fosse você, limparia a agenda para os próximos dois dias: o fim de semana de futebol europeu está recheado de boas partidas e expectativa. O Bayern de Munique está com a faca nos dentes para enfrentar o Borussia Dortmund, depois de três jogos sem vencer o rival, que não consegue pensar em um cenário melhor para começar a reação na Bundesliga do que ganhando do gigante alemão. O país também verá um embate muito interessante entre o segundo colocado Borussia Monchengladbach e o quarto Hoffenheim.

PROGRAMAÇÃO DE TV: Confira o horário dos jogos na televisão brasileira

Não para por aí. A Inglaterra também terá um clássico eletrizante entre os dois times de Manchester, cada um com suas aspirações. O United quer se aproximar dos líderes, e o City, da liderança, atualmente ocupada pelo Chelsea. O time de José Mourinho mede forças com o Queens Park Rangers e poderá novamente usar o artilheiro da Premier League. Depois de duas partidas de liga afastado, Diego Costa está de volta para fazer os gols que faltaram contra o Manchester United.

Por falar em bola na rede, vale ficar de olho no confronto entre Barcelona e Celta de Vigo, pelo Campeonato Espanhol, que muito provavelmente será histórico. E não estamos banalizando a palavra. Lionel Messi está a um gol dos 251 de Telmo Zarra e dificilmente a defesa adversária vai resistir ao ímpeto do atacante.

Sem contar Napoli x Roma e CSKA Moscow x Zenit, dois outros grandes jogos, o final de semana também definirá as últimas duas vagas do Mundial de Clubes da Fifa, no final do ano. Al Hilal e Western Sidney decidem a Champions League da Ásia, e Vita Club, do Congo, e o Sétif, da Argélia, a da África. Vamos lá?

O jogão

Bayern de Munique x Borussia Dortmund
Sábado, 15h30 (ESPN Brasil)

Duas vitórias em nove rodadas, à beira da zona de rebaixamento, com chances de entrar nela se for derrotado na Allianz Arena, e até um papinho sobre a saída de Jürgen Klopp começou a surgir. Um cenário impensável para o Borussia Dortmund, constantemente brigando pelas primeiras colocações do Campeonato Alemão e fazendo campanhas ótimas na Liga dos Campeões. Na própria Champions League, o time é completamente outro e ostenta um aproveitamento de 100%. Parece que falta alguma coisa para reagir na Bundesliga e engrenar de vez. Nada melhor que uma vitória sobre o Bayern de Munique.

Nos últimos cinco encontros, o Dortmund venceu três, perdeu um e houve um empate no tempo normal na decisão da Copa da Alemanha, que ficou com o Bayern. A vitória pode ser a injeção de ânimo necessária para os amarelos e pretos decolarem. Talvez considerando esse retrospecto recente favorável, o resultado da previsão da Bundesliga do jogo entre os times no Fifa 15 deu 3 a 1 para o Dortmund.

O clássico

Manchester City x Manchester United
Domingo, 11h30 (Fox Sports)

Ander Herrera, Juan Mata e Ángel Di María compuseram ótimo trio no meio-campo
Di María vai liderar o Manchester United contra o City

O Manchester City deu três escorregadas recentes: empatou com o CSKA Moscou pela Liga dos Campeões, depois de abrir 2 a 0, perdeu do West Ham, pelo Campeonato Inglês, e do Newcastle, pela Copa da Liga Inglesa. Tudo bem, porque o Manchester United também vem de tropeçadinhas. Empatou com o West Brom e com o Chelsea, nas últimas duas rodadas da Premier League, e freou o esboço de reação que havia iniciado com duas vitórias seguidas.

O time de Van Gaal ainda não engrenou. Arrancou um empate na raça contra o Chelsea, no último segundo, que pode dar uma moral a mais para os seus jogadores, ainda sem Wayne Rooney para liderá-los. Problema maior enfrenta Manuel Pellegrini, cujo principal atleta virou dúvida porque Yaya Touré ainda não se recuperou completamente das dores na virilha que sentiu contra o Newcastle. E isso depois de David Silva ser afastado por um mês.

Mesmo sem esses jogadores-chave, o clássico é imperdível. Existe um pequeno tabu que o Manchester United precisa quebrar.  Perdeu os últimos três jogos e quatro dos últimos cinco, todos pela Premier League. A hegemonia da cidade foi completamente invertida, nem sempre é uma boa ideia mexer com o orgulho do clube mais vencedor do país.

Fique de olho

Celta de Vigo x Barcelona
Sábado, 17h (Sports+)

Lionel Messi tem 250 gols no Campeonato Espanhol. Telmo Zarra tem 251. A chance de ao menos igualar o recorde será esta partida contra o Celta de Vigo, que faz boa campanha no torneio, com a sexta colocação. Sofreu apenas 11 gols em nove rodadas, uma defesa que não chega a ser um cofre, mas ao menos é bastante sólida. Um adversário complicado para o líder e o seu craque. Alguém, porém, dúvida da capacidade do argentino, ainda mais impulsionado pela chance de fazer história?

Napoli x Roma
Sábado, 12h (Fox Sports 2 e RAI)

A Roma aproveitou a derrota da Juventus para o Genoa na última rodada para dividir a liderança do Campeonato Italiano com 22 pontos. Mas tem um desafio duríssimo pela frente, se quiser continuar na cola da atual tricampeã italiana (cujo próximo adversário será o Empoli, 17º colocado). Encara o Napoli, no San Paolo, em sétimo lugar e um dos melhores times do país nos últimos anos. É o jogo da rodada do Italiano e vale a pena ficar de olho.

Vale uma zapeada

Borussia Monchengladbach x Hoffenheim
Domingo, 12h30 (ESPN)

O fã de futebol alemão está feito neste final de semana porque no sábado assiste ao principal clássico que a Bundesliga consegue proporcionar neste momento e, no dia seguinte, a um ótimo confronto entre o Borussia Monchengladbach, segundo colocado com uma defesa espetacular (sofreu apenas quatro gols e só perde para a do Bayern de Munique), contra o Hoffenheim, liderado pelo brasileiro Roberto Firmino, recém-convocado por Dunga para a seleção brasileira. O apaixonado por futebol em geral vai se dividir porque o dérbi de Manchester acontece quase no mesmo horário, mas fique com o controle na mão e mude de canal de vez em quando.

Os reencontros

Al Hilal x Western Sidney
Sábado, 15h30

Thiago Neves é um dos destaques do bom time do Al Hilal na Liga dos Campeões da Ásia 2014
Thiago Neves é um dos destaques do bom time do Al Hilal na Liga dos Campeões da Ásia 2014

A Liga dos Campeões da Ásia chegou aos seus últimos momentos e finalmente o campeão será decidido. Além disso, o representante do continente no Mundial de Clubes do final do ano, no Marrocos. A primeira partida reservou uma surpresa para apimentar ainda mais o jogo de volta. O Western Sidney, quase novato em duelos decisivos, venceu o experiente Al Hilal por 1 a 0, na Austrália, e agora Thiago Neves e companhia têm a missão de dar a volta por cima e garantir mais um título asiático para o clube da Arábia Saudita.

Sétif x Vita Club
Sábado, 16h15

A outra decisão do dia será na Liga dos Campeões da África, também valendo vaga para acompanhar Real Madrid e San Lorenzo no torneio do Marrocos. A primeira partida em Kinshasa, na República Democrática do Congo, e os argelinos do Sétif arrancaram um empate por 2 a 2 fora de casa. Agora, o congolês Vita Club precisa à Argélia e vencer o time da casa. Uma missão mais complicada.

O brasileiro

CSKA Moscow x Zenit
Sábado, 11h

Hulk continua comendo a bola no Campeonato Russo. Fez sete gols em 11 partidas, inclusive dois nas últimas duas rodadas. O craque do líder Zenit tem um desafio dos mais complicados pela frente. O adversário será o CSKA Moscou, segundo colocado, a quatro pontos de distância. E já que estamos falando do Russão, também vale prestar atenção no duelo entre o Lokomotiv Moscou e o Dynamo.

O cara

Diego Costa
Chelsea x Queens Park Rangers
Sábado, 13h (ESPN Brasil)

Diego Costa chegou arrebentando na Premier League (AP Photo/Sang Tan)
Diego Costa chegou arrebentando na Premier League (AP Photo/Sang Tan)

Artilheiro do Campeonato Inglês com incríveis nove gols em sete partidas, ao lado de Sergio Agüero, Diego Costa só não aumentou a sua conta porque perdeu as partidas contra o Crystal Palace e o Manchester United por causa de uma lesão na coxa. Está de volta para fazer os gols que ficaram faltando ao Chelsea, nessas duas partidas, ainda mais contra o penúltimo colocado com a pior defesa do campeonato.

Passe longe

Hull City x Southampton
Sábado, 14h (Fox Sports 2)

Com tanto jogão neste final de semana, a televisão brasileira não vai precisar transmitir ao vivo nenhuma partida que dê vontade de chorar ao assistir, mas haverá um VT de Hull City e Southampton no sábado à tarde. Embora os Saints estejam em uma surpreendente segunda colocação na Premier League, não promete ser um jogo particularmente emocionante.

Você também pode se interessar por:

>>>> O eterno 11 a 1 que marca a história do clássico entre Bayern e Dortmund

>>>> Federação Inglesa arrecadou R$ 1,3 milhão apenas multando jogadores que tuitaram besteiras

>>>> Assista: cinco grandes momentos do dérbi de Manchester recontados em Lego

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo