AlemanhaBundesligaEspanhaInglaterraItália

Duas grandes rivalidades e as últimas vagas no Mundial estão em jogo no fim de semana

Fosse você, limparia a agenda para os próximos dois dias: o fim de semana de futebol europeu está recheado de boas partidas e expectativa. O Bayern de Munique está com a faca nos dentes para enfrentar o Borussia Dortmund, depois de três jogos sem vencer o rival, que não consegue pensar em um cenário melhor para começar a reação na Bundesliga do que ganhando do gigante alemão. O país também verá um embate muito interessante entre o segundo colocado Borussia Monchengladbach e o quarto Hoffenheim.

PROGRAMAÇÃO DE TV: Confira o horário dos jogos na televisão brasileira

Não para por aí. A Inglaterra também terá um clássico eletrizante entre os dois times de Manchester, cada um com suas aspirações. O United quer se aproximar dos líderes, e o City, da liderança, atualmente ocupada pelo Chelsea. O time de José Mourinho mede forças com o Queens Park Rangers e poderá novamente usar o artilheiro da Premier League. Depois de duas partidas de liga afastado, Diego Costa está de volta para fazer os gols que faltaram contra o Manchester United.

Por falar em bola na rede, vale ficar de olho no confronto entre Barcelona e Celta de Vigo, pelo Campeonato Espanhol, que muito provavelmente será histórico. E não estamos banalizando a palavra. Lionel Messi está a um gol dos 251 de Telmo Zarra e dificilmente a defesa adversária vai resistir ao ímpeto do atacante.

Sem contar Napoli x Roma e CSKA Moscow x Zenit, dois outros grandes jogos, o final de semana também definirá as últimas duas vagas do Mundial de Clubes da Fifa, no final do ano. Al Hilal e Western Sidney decidem a Champions League da Ásia, e Vita Club, do Congo, e o Sétif, da Argélia, a da África. Vamos lá?

O jogão

Bayern de Munique x Borussia Dortmund
Sábado, 15h30 (ESPN Brasil)

Duas vitórias em nove rodadas, à beira da zona de rebaixamento, com chances de entrar nela se for derrotado na Allianz Arena, e até um papinho sobre a saída de Jürgen Klopp começou a surgir. Um cenário impensável para o Borussia Dortmund, constantemente brigando pelas primeiras colocações do Campeonato Alemão e fazendo campanhas ótimas na Liga dos Campeões. Na própria Champions League, o time é completamente outro e ostenta um aproveitamento de 100%. Parece que falta alguma coisa para reagir na Bundesliga e engrenar de vez. Nada melhor que uma vitória sobre o Bayern de Munique.

Nos últimos cinco encontros, o Dortmund venceu três, perdeu um e houve um empate no tempo normal na decisão da Copa da Alemanha, que ficou com o Bayern. A vitória pode ser a injeção de ânimo necessária para os amarelos e pretos decolarem. Talvez considerando esse retrospecto recente favorável, o resultado da previsão da Bundesliga do jogo entre os times no Fifa 15 deu 3 a 1 para o Dortmund.

O clássico

Manchester City x Manchester United
Domingo, 11h30 (Fox Sports)

Ander Herrera, Juan Mata e Ángel Di María compuseram ótimo trio no meio-campo
Di María vai liderar o Manchester United contra o City

O Manchester City deu três escorregadas recentes: empatou com o CSKA Moscou pela Liga dos Campeões, depois de abrir 2 a 0, perdeu do West Ham, pelo Campeonato Inglês, e do Newcastle, pela Copa da Liga Inglesa. Tudo bem, porque o Manchester United também vem de tropeçadinhas. Empatou com o West Brom e com o Chelsea, nas últimas duas rodadas da Premier League, e freou o esboço de reação que havia iniciado com duas vitórias seguidas.

O time de Van Gaal ainda não engrenou. Arrancou um empate na raça contra o Chelsea, no último segundo, que pode dar uma moral a mais para os seus jogadores, ainda sem Wayne Rooney para liderá-los. Problema maior enfrenta Manuel Pellegrini, cujo principal atleta virou dúvida porque Yaya Touré ainda não se recuperou completamente das dores na virilha que sentiu contra o Newcastle. E isso depois de David Silva ser afastado por um mês.

Mesmo sem esses jogadores-chave, o clássico é imperdível. Existe um pequeno tabu que o Manchester United precisa quebrar.  Perdeu os últimos três jogos e quatro dos últimos cinco, todos pela Premier League. A hegemonia da cidade foi completamente invertida, nem sempre é uma boa ideia mexer com o orgulho do clube mais vencedor do país.

Fique de olho

Celta de Vigo x Barcelona
Sábado, 17h (Sports+)

Lionel Messi tem 250 gols no Campeonato Espanhol. Telmo Zarra tem 251. A chance de ao menos igualar o recorde será esta partida contra o Celta de Vigo, que faz boa campanha no torneio, com a sexta colocação. Sofreu apenas 11 gols em nove rodadas, uma defesa que não chega a ser um cofre, mas ao menos é bastante sólida. Um adversário complicado para o líder e o seu craque. Alguém, porém, dúvida da capacidade do argentino, ainda mais impulsionado pela chance de fazer história?

Napoli x Roma
Sábado, 12h (Fox Sports 2 e RAI)

A Roma aproveitou a derrota da Juventus para o Genoa na última rodada para dividir a liderança do Campeonato Italiano com 22 pontos. Mas tem um desafio duríssimo pela frente, se quiser continuar na cola da atual tricampeã italiana (cujo próximo adversário será o Empoli, 17º colocado). Encara o Napoli, no San Paolo, em sétimo lugar e um dos melhores times do país nos últimos anos. É o jogo da rodada do Italiano e vale a pena ficar de olho.

Vale uma zapeada

Borussia Monchengladbach x Hoffenheim
Domingo, 12h30 (ESPN)

O fã de futebol alemão está feito neste final de semana porque no sábado assiste ao principal clássico que a Bundesliga consegue proporcionar neste momento e, no dia seguinte, a um ótimo confronto entre o Borussia Monchengladbach, segundo colocado com uma defesa espetacular (sofreu apenas quatro gols e só perde para a do Bayern de Munique), contra o Hoffenheim, liderado pelo brasileiro Roberto Firmino, recém-convocado por Dunga para a seleção brasileira. O apaixonado por futebol em geral vai se dividir porque o dérbi de Manchester acontece quase no mesmo horário, mas fique com o controle na mão e mude de canal de vez em quando.

Os reencontros

Al Hilal x Western Sidney
Sábado, 15h30

Thiago Neves é um dos destaques do bom time do Al Hilal na Liga dos Campeões da Ásia 2014
Thiago Neves é um dos destaques do bom time do Al Hilal na Liga dos Campeões da Ásia 2014

A Liga dos Campeões da Ásia chegou aos seus últimos momentos e finalmente o campeão será decidido. Além disso, o representante do continente no Mundial de Clubes do final do ano, no Marrocos. A primeira partida reservou uma surpresa para apimentar ainda mais o jogo de volta. O Western Sidney, quase novato em duelos decisivos, venceu o experiente Al Hilal por 1 a 0, na Austrália, e agora Thiago Neves e companhia têm a missão de dar a volta por cima e garantir mais um título asiático para o clube da Arábia Saudita.

Sétif x Vita Club
Sábado, 16h15

A outra decisão do dia será na Liga dos Campeões da África, também valendo vaga para acompanhar Real Madrid e San Lorenzo no torneio do Marrocos. A primeira partida em Kinshasa, na República Democrática do Congo, e os argelinos do Sétif arrancaram um empate por 2 a 2 fora de casa. Agora, o congolês Vita Club precisa à Argélia e vencer o time da casa. Uma missão mais complicada.

O brasileiro

CSKA Moscow x Zenit
Sábado, 11h

Hulk continua comendo a bola no Campeonato Russo. Fez sete gols em 11 partidas, inclusive dois nas últimas duas rodadas. O craque do líder Zenit tem um desafio dos mais complicados pela frente. O adversário será o CSKA Moscou, segundo colocado, a quatro pontos de distância. E já que estamos falando do Russão, também vale prestar atenção no duelo entre o Lokomotiv Moscou e o Dynamo.

O cara

Diego Costa
Chelsea x Queens Park Rangers
Sábado, 13h (ESPN Brasil)

Diego Costa chegou arrebentando na Premier League (AP Photo/Sang Tan)
Diego Costa chegou arrebentando na Premier League (AP Photo/Sang Tan)

Artilheiro do Campeonato Inglês com incríveis nove gols em sete partidas, ao lado de Sergio Agüero, Diego Costa só não aumentou a sua conta porque perdeu as partidas contra o Crystal Palace e o Manchester United por causa de uma lesão na coxa. Está de volta para fazer os gols que ficaram faltando ao Chelsea, nessas duas partidas, ainda mais contra o penúltimo colocado com a pior defesa do campeonato.

Passe longe

Hull City x Southampton
Sábado, 14h (Fox Sports 2)

Com tanto jogão neste final de semana, a televisão brasileira não vai precisar transmitir ao vivo nenhuma partida que dê vontade de chorar ao assistir, mas haverá um VT de Hull City e Southampton no sábado à tarde. Embora os Saints estejam em uma surpreendente segunda colocação na Premier League, não promete ser um jogo particularmente emocionante.

Você também pode se interessar por:

>>>> O eterno 11 a 1 que marca a história do clássico entre Bayern e Dortmund

>>>> Federação Inglesa arrecadou R$ 1,3 milhão apenas multando jogadores que tuitaram besteiras

>>>> Assista: cinco grandes momentos do dérbi de Manchester recontados em Lego

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo