Espanha

Vini Jr. é alvo de ofensas racistas em estreia como capitão do Real Madrid

Com gol de Endrick, Real Madrid vence a Real Sociedad e larga em vantagem na Copa do Rei

O Real Madrid deu um passo importante — e histórico — rumo à final da Copa do Rei. Nesta quarta-feira (26), os Merengues venceram a Real Sociedad por 1 a 0, com gol de Endrick, em pleno Anoeta e largaram em vantagem no duelo de ida da semifinal.

Mas o resultado da partida fica relegado a segundo plano diante de (mais uma) ofensa racial proferida por um torcedor adversário contra Vinicius Jr.

Capitão pela primeira vez, Vini Jr. é alvo de ofensa racial (de novo)

Nesta quarta-feira (26), Vini Jr. vestiu a braçadeira de capitão do Real Madrid pela primeira vez. Mas uma noite que tinha tudo para ser especial ficou marcada por mais um episódio lamentável.

Quando se aproximou da arquibancada para bater um escanteio, o brasileiro foi alvo de ofensas raciais por um torcedor adversário.

A imagem da transmissão flagrou um homem imitando um macaco em provocações a Vini Jr. O brasileiro até respondeu o torcedor antes de dar sequência à partida.

Este é mais um episódio em que Vinicius Jr. é alvo de ofensas racistas em uma partida de futebol na Espanha.

Em setembro do ano passado, um torcedor do Mallorca foi condenado a um ano de prisão pelo crime de injúria racial contra Vini Jr. e Samuel Chukwueze, após dois casos que ocorreram em fevereiro de 2023 no Iberostar Estadio.

Em maio daquele ano, o atual melhor jogador do mundo sofreu com ofensas racistas proferidas por torcedores do Valência no estádio Mestalla — o jogo foi interrompido na época.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Titular após quase 1 mês, Endrick decide

Carlo Ancelotti preservou alguns titulares, e o Real Madrid não viveu lá a melhor das atuações. Mas a atuação de Endrick é o que o clube pode tirar de melhor da vitória no País Basco.

De volta ao time titular após quase um mês, o atacante decidiu a partida em um gol que aliou inteligência tática, força física e poder de definição.

Em um contra-ataque que começou com Vini Jr., Endrick primeiro fez boa parede no campo de defesa para a manutenção da posse de bola. Depois, arrancou em velocidade para receber ótimo lançamento de Bellingham e sair na cara do gol. Ali, ele teve o trabalho apenas de deslocar o goleiro.

Real quebra escrita de mais de 60 anos

O resultado positivo no País Basco não decide a vaga, mas tem um caráter histórico emblemático para os Merengues.

Esta foi a primeira vitória como visitante do Real Madrid sobre a Real Sociedad em um jogo da Copa do Rei em mais de 60 anos.

A última vez em que o Real venceu um duelo eliminatório no País Basco foi em 1964. Na época, inclusive, a competição tinha outro nome e se chamava Copa do Generalíssimo.

Desde então, o Real Madrid marcou apenas um gol e sofreu quatro derrotas para a Real Sociedad em partidas como visitante na copa nacional

Quando será o jogo da volta?

Real Madrid e Real Sociedad terão mais de um mês pela frente até o segundo jogo da semifinal da Copa do Rei. As duas equipes voltam a se enfrentar apenas no dia 2 de abril, às 16h30 (horário de Brasília), no Santiago Bernabéu

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo