Espanha

Por que Real Madrid se vê obrigado a contratar reforço de gala no mercado?

Com a janela de transferências cada vez mais próxima, o Real Madrid sabe que precisa suprir um buraco em seu elenco

Para brigar por títulos, o Real Madrid sabe que precisa melhorar seu elenco. Sofrendo com o calvário de lesões desde o início da temporada, os Merengues se veem obrigado a contratar um reforço de gala no mercado.

Trata-se de Trent Alexander-Arnold, que tem contrato com o Liverpool apenas até o final de 2024/25 e, a partir de janeiro, pode assinar um pré-contrato. Entretanto, nesse cenário, o lateral-direito só poderia se apresentar ao novo clube em julho do ano que vem.

O problema é que o Real Madrid vive um verdadeiro caos em sua defesa. Tudo começou no início de outubro, quando Daniel Carvajal rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito, durante a vitória dos Blancos sobre o Villarreal por 2 a 0, no Santiago Bernabéu, por LaLiga.

O capitão espanhol precisou passar por cirurgia e dificilmente volta a jogar nesta temporada. E quem tem substituído Carvajal na lateral é Lucas Vázquez, que começou a carreira como atacante, porém, passou a jogar mais recuado nos últimos anos.

Daniel Carvajal, do Real Madrid - Foto: (Imago)
Daniel Carvajal sofreu uma grave lesão no joelho e desfalca o Real Madrid – Foto: (Imago)

Só que as atuações do jogador de 33 anos têm deixado a desejar no Real Madrid. Segundo levantamento do jornal Marca, os registros defensivos de Vázquez estão abaixo de sua média pessoal em 2022/23 e 2023/24.

Dois bons exemplos disso são duas derrotas de peso para o Real: para o Barcelona (4 a 0), por La Liga, e para o Milan (3 a 1), pela Champions League — ambas em casa. Nessas partidas, a lateral direita foi o ponto fraco da equipe de Carlo Ancelotti.

No El Clásico, Jude Bellingham praticamente foi sacrificado no meio-campo para ajudar Lucas Vázquez a dobrar a marcação em Raphinha — que ainda fez um gol e deu uma assistência. Já contra os italianos, Rafael Leão fez o que quis contra o atleta espanhol — tanto que deu um passe para o gol.

Real Madrid confiante na chegada de Alexander-Arnold

Trent Alexander-Arnold, do Liverpool -  Foto: (Imago)
Trent Alexander-Arnold não tem futuro garantido no Liverpool e está na mira do Real Madrid- Foto: (Imago)

O Diario AS informa que o Real Madrid não tem pressa para contratar um lateral-direito. Por mais que uma transferência em janeiro seja improvável, Alexander-Arnold pode desembarcar na Espanha para 2025/26.

Os Merengues pretendem oferecer uma proposta ao inglês de 26 anos nos próximos meses. O Real Madrid vai usar uma estratégia parecida com a abordagem a Kylian Mbappé, quando o atacante francês deixou o PSG na última temporada ao não renovar seu vínculo.

Além do lateral dos Reds, os Blancos apostam nesse mesmo modelo para tirar Alphonso Davies do Bayern de Munique. Assim como Trent Alexander-Arnold, o lateral-esquerdo canadense pode assinar um pré-contrato a partir de 2025.

Aqui vale ressaltar que o Real Madrid está confiante na chegada do craque inglês. O Liverpool tenta estender o contrato de Alexander-Arnold, porém, um acordo parece distante nesse momento.

E o presente?

Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid - Foto: (Imago)
Ancelotti enfrenta altos e baixos no Real Madrid – Foto: (Imago)

Contudo, os planos do Real podem colocar 2024/25 em risco. Além de Vázquez, o treinador italiano só conta com laterais da base para exercer a função no lado direito da defesa: Loren Aguado (22 anos) e David Jiménez (20 anos).

Com o baixo rendimento do veterano espanhol, o Real Madrid tem feito improvisações no setor, como Raúl Asencio e Federico Valverde deixando suas posições de origem para tentar cobrir o buraco no sistema defensivo.

Ao escolher não abrir os bolsos na próxima janela para comprar um lateral-direito, os Merengues confiam na recuperação de Lucas Vázquez. Resta saber se o espanhol — que é uma das lideranças dos vestiários — dará conta do recado na metade final da temporada.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo