Espanha

Real Madrid busca a história: 1 bilhão de euros em receita nesta temporada

Expandir e diversificar negócios, a utilização do Santiago Bernabéu: os planos do Real Madrid para bater receita histórica

O Real Madrid é um clube pioneiro e se orgulha dos movimentos que fez no futebol, principalmente a partir da eleição do ambicioso presidente Florentino Perez, em 2000 (saiu em 2006 e retornou ao cargo três anos depois). Agora, o gigante espanhol se propõe novamente a fazer história no esporte de maneira global: ser o primeiro clube a fechar uma temporada com 1 bilhão de euros (R$ 5,36 bilhões) de receita.

Conforme informações do portal espanhol especializado em negócios 2Playbook, o “desafio” da direção madridista para o clube atingir essa marca já é para esta temporada (2023/24), planejando somar 939,5 milhões de euros em receitas mais 87 milhões de euros em contratações, totalizando mais de 1 bilhão de euros. Desse valor, é esperado um superavit de 6 milhões de euros.

Considerando os últimos anos, o Real Madrid não está longe dessa meta. Em julho desse ano, a direção galática anunciou que na temporada anterior, 2022/23, as receitas atingiram 843 milhões de euros sem considerar a venda de jogadores. O valor foi 17% acima de 2021/22, ultrapassando pela primeira vez as receitas pré-pandemia (757 milhões de euros em 2018/19).

Quais são os planos do Real Madrid para chegar a 1 bilhão de receita?

Para bater o inédito 1 bi na história do futebol, o clube ampliou e diversificou os negócios em diferentes frentes até fora do esporte, como:

  • Fortalecer a parceria com a Legends, empresa responsável por toda a operação de varejo dos merengues, ampliando a presença em bares do estádio Santiago Bernabéu e conseguindo receitas por meio de licenças de publicidade. Na última temporada, a receita das lojas madridistas duplicou para 52 milhões de euros;
  • O Santiago Bernabéu é um capítulo a parte: com o avanço da gigante reforma (ainda não finalizada, previsão para finalizar em dezembro), o estádio do Real será uma gigante fonte de receita por meio dos ingressos para jogos porque agora conta com capacidade maior, de 84.744 pessoas, além de potencializar o turismo para o tour na arena e sediar shows de música e eventos de outros esportes (como futebol americano e tênis), dentre outras festividades;
  • Projetos de expansão em outros países, como a inauguração de um parque temático do clube em Dubai, nos Emirados Árabes, no final desse ano;
  • O clube criou a sua própria marca de restaurantes e pretende expandir cerca de 252 lojas no mundo todo até 2029;
  • Os impostos também podem ser um trunfo do Real Madrid: o clube exige 40 milhões de euros da Agência Tributária do país de reembolso de autoavaliações, multas, juros e outros fatores que envolvem o IVA (Imposto sobre o Valor Agregado) espanhol. Desse valor, já teriam sido pagos 10 milhões de euros;
  • Ampliação de contratos comerciais, como o novo acordo com um banco da Arábia Saudita e um grande contrato de patrocínio com a empresa de turismo Visit Dubai, dos Emirados Árabes Unidos.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
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