Raphinha afirma que joia do Barcelona é o ‘novo Neymar’: ‘Nunca vi na vida’
Apesar das comparações com Messi na imprensa espanhola, atacante brasileiro vê camisa 19 do Barça com um estilo de jogo semelhante ao de Neymar
Em alta no futebol mundial, o jovem Lamine Yamal é destaque do Barcelona na temporada 2024/25 e, na imprensa espanhola, é constantemente comparado a outro ídolo do clube blaugrana, Lionel Messi.
Ao Mundo Deportivo em março deste ano, o jovem de 17 anos demonstrou um certo incômodo diante das comparações feitas com o ex-camisa 10 do Barça:
“É uma comparação que deixo para eles [jornalistas], mas nunca haverá outro jogador de futebol como Leo Messi”, disse ele.
Na mesma entrevista, Yamal também afirmou que, além de Messi, o brasileiro Neymar é uma inspiração para ele: “Sempre gostei [do estilo] de Neymar e Messi. São os dois que eu mais gosto.”.
Embora o atacante espanhol se inspire nos dois ex-jogadores do Barça, o brasileiro Raphinha, que atua com ele no clube, entende que seu estilo de jogo é mais parecido com o de Neymar.
Em entrevista recente ao El País, o camisa 11 do Barça foi questionado sobre o companheiro de ataque: “Lamine está seguindo os passos de Messi?”, perguntou o jornalista:
“Vejo ele mais parecido com o Neymar. Os dribles, a rapidez com que ele pensa em driblar. Quando você pensa que pode roubar a bola dele, ele faz algo que você nunca viu na vida“, disse o atacante brasileiro.
Após se destacar na Eurocopa 2024 com a Espanha, Lamine Yamal postou nas redes sociais uma foto com a camisa do Santos usada por Neymar no começo da carreira, e o jogador do Al-Hilal reagiu à publicação:
Neymar posted Yamal on his instagram story ? pic.twitter.com/dhiwbZSHLs
— Brasil Football ?? (@BrasilEdition) July 22, 2024
O caso de racismo contra Lamine Yamal no último ‘El Clásico'
Além do futebol, Raphinha também foi questionado sobre os insultos racistas que Yamal sofreu no último clássico contra o Real Madrid, no Santiago Bernabéu.
Segundo o brasileiro, durante a comemoração do quarto gol, marcado por Lamine, apenas Ansu Fati entendeu o que foi tinha acontecido naquele momento:
“Falei com Ansu [Fati] depois e ele nos contou o que havia acontecido. Ele estava mais triste. Com Lamine, ouvimos os torcedores gritando, mas não entendíamos exatamente o que nos diziam. Mas Ansu entendeu. Depois do jogo, assistimos aos vídeos e foi aí que percebemos o que havia acontecido.”
As constantes substituições de Xavi na última temporada
Eleito o melhor jogador de La Liga no mês de agosto, Raphinha começou bem a temporada com o novo treinador do Barcelona, Hansi Flick, e se reinventou na Catalunha.
Antes da chegada do técnico alemão, o camisa 11 passou por momentos de incerteza sob o comando de Xavi Hernández – que deixou o clube ao final da última temporada.
Questionado sobre as substituições constantes com Xavi nos últimos meses, o brasileiro afirmou que já ‘sabia' quando seria trocado e entrava em campo focado apenas nos 60 minutos que teria para jogar:
“Não é uma crítica ao Xavi. Mas inconscientemente, eu já sabia que seria substituído. Tentava fazer tudo em 60 minutos. E mesmo quando as coisas davam certo para mim no campo, ele me tirava.”
Raphinha também afirmou que conversou com Xavi sobre isso na época, mas afirmou que essas eram as “decisões do treinador”.