Espanha

O dia em que Xavi impediu Yamal de trocar o Barcelona pelo PSG

Maior joia do Barça esteve perto de negociar com time de Paris

Aos 17 anos, Lamine Yamal já é uma das principais estrelas do Barcelona e um dos jogadores mais cobiçados do planeta. Campeão da Eurocopa em uma temporada espetacular, o atacante recebeu o prêmio de melhor jogador jovem de 2024.

Mas, o jogador que hoje é símbolo máximo da reconstrução do time catalão, poderia ter visto o seu futuro em outra equipe. Uma reportagem do portal espanhol Mundo Deportivo revelou que a joia Culé esteve próximo de acertar com o PSG antes de explodir no time catalão.

Seu então representante, Iván de la Peña, chegou a receber uma oferta do clube francês, que por pouco, não acabou se concretizando. Segundo o periódico, a proposta, apesar de não ter os seus valores revelados, tinha números “vertiginosos” para um garoto tão jovem que sequer era profissional.

E se tem alguém que merece os louros pela permanência do jogador é Xavi Hernández, ídolo do clube e ex-treinador da equipe, que convenceu Yamal e os seus pais a permanecerem em Barcelona.

Não fosse o ex-treinador, a joia poderia hoje ter trilhado um caminho diferente em sua carreira.

Xavi Hernandez e Yamal. Foto: Imago
Yamal esteve perto de deixar o Barcelona, mas Xavi convenceu o jovem a ficar. Foto: Imago

A promessa de Xavi que impediu Yamal de trocar o Barcelona pelo PSG

O desejo do PSG por Yamal começou quando a joia tinha 15 anos, no início de 2023, e sequer havia estreado no elenco profissional do Barcelona. Para piorar, por ser menor de 16 anos, o jogador não havia assinado um contrato profissional e poderia sair de graça para o time francês.

Em La Masia, então, o nervosismo começou a tomar conta com a possibilidade da principal revelação dos últimos anos no futebol mundial deixar o Barcelona justo no momento em que a equipe mais precisava.

Foi então que Xavi Hernández, o então treinador e ídolo do Clube, assumiu as rédeas da negociação e fez uma promessa ao jogador.

Segundo o Mundo Deportivo, Xavi prometeu a Yamal que tão logo ele estrearia no profissional do Barcelona mas, em troca, teria que garantir que não deixaria a Catalunha e que assinaria um contrato profissional assim que completasse 16 anos.

Yamal contra o Real Madrid. Foto: Imago
Raivosos, torcedores do Real Madrid reagem ao gol de Yamal no El Clássico. Foto: Imago

Promessa feita, era a vez de cumprir. E não demorou muito. Poucos meses depois, o jogador foi integrado ao time principal nas últimas rodadas do Campeonato Espanhol da temporada 2022/23.

E no dia 29 de abril de 2023, aos 15 anos e 9 meses, Yamal entrou em campo pela primeira vez para defender o time principal do Barcelona, em pleno no Camp Nou, contra o Betis.

O jovem ficou em campo pouco menos de 10 minutos, tempo suficiente para sentir que o seu futuro era, de fato, em Barcelona.

No início da temporada seguinte, quando completou 16 anos, Yamal assinou seu primeiro contrato profissional. Acordo selado e promessa cumprida de ambos os lados.

Os números de Yamal pelo Barcelona

Ao menos até o fim da temporada 2025/26, o Barcelona pode ficar despreocupado que Yamal deve continuar na equipe, exceto caso alguém decida pagar a exorbitante multa rescisória de 1 bilhão de euros (R$ 6,3 bilhões).

Com a camisa do Barcelona, Yamal vai chegando à sua segunda temporada e já acumula 65 jogos, com 13 gols e 14 assistências.

Na temporada atual, e com apenas 14 jogos, Yamal já anotou seis gols e sete assistências, praticamente igualando os números de gols e assistências que teve durante 2023-24 inteiro.

Ao lado do brasileiro Raphinha, é o principal responsável pela excepcional campanha do Barcelona em La Liga, liderando o torneio com 10 vitórias em 11 jogos, incluindo uma histórica goleada por 4 a 0 contra o Real Madrid, em pleno Santiago Bernabéu.

O jogador, inclusive, fez um dos gols do time.

Os números de Lamine Yamal pelo Barcelona

  • Jogos: 65
  • Gols: 13
  • Assistências: 14
Foto de Márcio Júnior

Márcio JúniorRedator de esportes

Baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Passou pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto antes de se tornar repórter na Trivela.
Botão Voltar ao topo