Puyol revela admiração por Vinícius Jr., mas tem preocupação com característica do brasileiro
Ex-zagueiro do Barcelona, Puyol esteve presente em evento beneficente na Espanha
Um dos maiores nomes do futebol espanhol, Carles Puyol, zagueiro campeão da Copa do Mundo pela Espanha, em 2010, e multicampeão pelo Barcelona entre 1999 e 2014, disse em entrevista ao portal Mundo Deportivo que gostaria de conversar com Vinícius Júnior acerca da postura do craque brasileiro em relação a algumas atitudes tomadas pelo atacante em campo. No caso mais recente, o jogador do Real Madrid se desentendeu com o goleiro do Rayo Vallecano, Dimitrievski, o chamando para “resolver suas diferenças fora de campo”. O time Merengue tropeçou em casa e não passou de um empate por 1 x 1, em jogo realizado neste domingo.
Para Puyol, Vinícius Júnior é um jogador a ser admirado pelo que faz em campo. Sua capacidade de decisão e coragem para driblar com a bola em progressão é uma característica que poucos jogadores possuem dentro do cenário internacional. Entretanto, o brasileiro deve ser mais comedido em campo e tentar se acalmar em relação à algumas situações de provocação. O defensor ainda revelou que gostaria de conversar com o atacante para tentar passar um pouco da sua experiência e alertá-lo de que no futebol tudo é muito passional e controlar as emoções dentro das quatro linhas poderá potencializar seu desempenho nos jogos.
“É um grande jogador que faz a diferença. Ele deve ser admirado em todos os campos, mas eu gostaria de conversar com ele e dizer o que penso, o que sinto. Eu falaria com ele como educador, posso falar como colega, ele é um um grande jogador de futebol e se mudasse alguma coisa na sua atitude teria mais reconhecimento. O futebol é um desporto de emoções e por vezes não é fácil geri-las”, disse Puyol.
Puyol promove evento para arrecadar fundos às crianças com câncer na Espanha
Notabilizado por ser um exemplo em campo, Carles Puyol se manteve como ativista das boas causas mesmo após a sua aposentadoria. O lendário ex-capitão do time Blaugrana é um dos promotores do Torneio Solidário XAP Constant Paddle, ao lado de outro grande futebolista, Fernando Belasteguín. A competição é disputada entre os dias seis e 12 de novembro, no campo do Junior FC de Sant Cugat, em Barcelona e tem como principal objetivo arrecadar fundos para pesquisas contra o câncer infantil realizadas pelo hospital Sant Joan de Déu.
Para o ex-defensor da seleção espanhola, o evento é uma data importante, pois significa um dia de muita alegria para as famílias e faz questão de participar todos os anos pelo objetivo do torneio que é a promoção da vida e uma nova esperança a quem precisa.
“Faço questão de estar aqui todos estes anos porque é um dia muito importante para mim, porque o que é arrecadado neste torneio pode deixar muitas famílias felizes”, afirmou Puyol.
Puyol também foi perguntado sobre o resultado do El Clásico, vencido pelo Real Madrid, de virada pelo placar de 2 x 1. O ex-defensor afirmou que o time do Barcelona foi melhor em campo durante 60 minutos de jogo, mas pecou por excesso nos 30 demais e acabou derrotado. Para o ex-zagueiro, é importante ter paciência com o elenco atual do Barcelona e também com a comissão técnica, comandada por Xavi Hernández, que foi companheiro de Puyol durante toda a sua carreira.
O time Blaugrana é muito jovem e tem muito a evoluir na temporada. Mesmo com o revés para o maior rival, a garotada do Barça conseguiu se recuperar rápido e conquistou uma vitória importante na rodada seguinte diante da Real Sociedad, fora de casa, pelo placar de 1 x 0, gol marcado por Ronald Araújo, no finalzinho do jogo, aos 47 minutos do 2º tempo.
Apesar do desempenho abaixo do esperado na última rodada, o Barcelona se manteve unido em campo e conseguiu uma vitória que manteve o time catalão na briga pelo título da La Liga, sendo assim, Puyol entende que Xavi e seu corpo técnico, assim como o jovem elenco Blaugrana precisa de tempo para potencializar seu jogo e assim conquistar resultados de maior expressão na temporada.